JANAÚBA - MINAS GERAIS

SITE COM NOTÍCIAS DE JANAÚBA E DOS DEMAIS MUNICÍPIOS DA REGIÃO DA SERRA GERAL, NO NORTE DE MINAS.

DATA

Pesquisar este blog

ARQUIVO DO SITE 24 DE OUTUBRO DE 2010

PRAÇA DA MATRIZ DE JANAÚBA RECEBE O BUSTO DE DOM MAURO

Foto Oliveira Júnior Busto de Dom Mauro foi colocado na praça da Matriz, justamente o local em Janaúba onde ele esteve pela última vez . ...

quarta-feira, 26 de março de 2014

PROJETO MINAS TELECÁRDIO REFORÇA O ACESSO À SAÚDE NO NORTE DE MINAS E AMBULÂNCIAS DO SAMU VÃO RECEBER APARELHO DE ELETROCARDIOGRAMA DIGITAL


MONTES CLAROS – A incorporação de novas tecnologias aos serviços de saúde prestados na Rede de Urgência e Emergência do Norte de Minas, através do projeto Minas Telecárdio, está redimensionando o diagnóstico e atendimento de pacientes em situação crítica de saúde na região.
Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) em parceria com a Rede de Teleassistência de Minas Gerais, o projeto Minas Telecárdio faz parte da estratégia do Governo Estadual de implantação das redes de atenção à saúde, capazes de responder às condições agudas e crônicas. “A estrutura viabilizada pelo projeto vai reforçar a ação integrada da Rede de Urgência e Emergência, melhorando o tempo resposta e qualificando ainda mais o atendimento pré-hospitalar na região”, destaca Olívia Pereira de Loiola, superintendente de Saúde de Montes Claros.
Desde junho de 2013, o projeto Minas Telecárdio está acompanhando pacientes com suspeita ou diagnóstico de doenças cardiovasculares atendidos pelas unidades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e nos seis hospitais de Montes Claros, com objetivo de desenhar e implantar a linha de cuidados do infarto agudo do miocárdio (IAM).
Milena Marcolino, coordenadora científica do projeto, explica que a partir desta semana será instalado sistema de tele-ECG em todas as unidades do Samu e nos 18 hospitais regionais, além do hospital universitário Clemente de Faria e do Pronto Atendimento Alpheu de Quadros, em Montes Claros. Utilizando métodos de telemedicina, a imagem do eletrocardiograma será enviada à Central de Regulação do Samu para avaliação e orientação quanto à conduta apropriada. “Como o tempo é fator decisivo nesse tipo de agravo, nos municípios que demandam mais de 120 minutos de deslocamento até um serviço de hemodinâmica será administrado o trombolítico no paciente, que será imediatamente transferido para o hospital referência através das unidades do Samu, melhorando sensivelmente a sobrevida e recuperação deste paciente”, esclarece.

Durante a reunião do Comitê Gestor de Urgência e Emergência desta terça-feira, 25/03, a equipe do projeto apresentou a proposta de fluxo e de protocolo assistencial, e o cronograma de treinamento dos profissionais, que será realizado no período de 29 de março a 13 abril.
De acordo com Bárbara Campos Abreu, coordenadora de campo do projeto, as equipes iniciam o treinamento dos médicos da Central de Regulação do Samu para a análise do ECG e, logo em seguida, o treinamento clínico de médicos e enfermeiros que atuam nas unidades móveis do Samu e nas portas de entrada para realização do ECG. “Já foi elaborada a linha-guia, definidos os fluxos e o protocolo assistencial e após o treinamento dos profissionais o projeto estará em pleno funcionamento”, anuncia.
Bárbara ressalta que após a implantação do projeto será realizado acompanhamento com coleta de dados nos hospitais, reavaliação do diagnóstico precoce do IAM, do tempo para perfusão, mortalidade intra-hospitalar e complicações intra-hospitalar para avaliar as dificuldades encontradas e o impacto da iniciativa sobre os indicadores de saúde na região.
Ricardo Afonso Veloso, presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun), ressalta que o projeto vai melhorar o acesso ao atendimento. “A introdução da tecnologia possibilitará aos médicos maior agilidade no diagnóstico, contribuindo para racionalizar os serviços prestados, promovendo mais autonomia e impactando sobremaneira o serviço”, explica.
APLICAÇÃO
As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no Estado, respondendo por 28% das mortes registradas em 2010, conforme dados do Datasus. No Norte de Minas a mortalidade por IAM é alta e acima da média nacional (18,2% versus 15,1%).
Antônio Luiz Pinho Ribeiro, coordenador Geral do Minas Telecárdio, observa que a maioria dos serviços de cardiologia e cirurgia cardiovascular se concentra nos grandes centros urbanos, dificultando o acesso dos habitantes de cidades pequenas ao diagnóstico simples, como eletrocardiograma, sendo necessário seu deslocamento por longas distâncias. “Como o diagnóstico do infarto se baseia primeiramente no eletrocardiograma de 12 derivações, a rápida e adequada interpretação do exame vai reduzir sensivelmente o tempo entre o diagnóstico e intervenção”, avalia o médico.
Nos seis primeiros meses de acompanhamento realizado pelo Minas Telecárdio, foram analisados 866 casos, sendo 458 casos de síndrome coronariana aguda. Destes, 155 casos (33,8%) eram IAM com supradesnivelamento do seguimento ST; 58 casos (12,7%) IAM sem supradesnivelamento do seguimento ST; e 245 casos (53,5%), angina instável.
Dos 155 pacientes com IAM com supra, 114 realizaram angioplastia primária, quatro receberam fibrinolítico, e foram realizadas duas angioplastias de resgate. A taxa de mortalidade nestes casos foi de 16,1%. Nos pacientes submetidos à angioplastia primária a mortalidade foi de 15,8%.
O coordenador médico do SAMU Macro Norte, Enius Freire Versiani, diz que com o projeto a expectativa é reduzir sensivelmente a morbidade e mortalidade por doenças cardíacas na região. “Essas doenças respondem por um terço dos chamados para casos clínicos registrados pela Central de Regulação do Samu”, observa o médico. (Fonte: Ascom/Samu Macronorte)

Nenhum comentário:

VÍDEO SOBRE A REPRESENTATIVIDADE E REALIZAÇÕES DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

VÍDEO SOBRE A REPRESENTATIVIDADE E REALIZAÇÕES DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
Vídeo sobre as realizações e representatividade do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba, gestão do presidente José Aparecido Mendes.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 VÍDEO COM O RESUMO DO QUE ACONTECEU - 29 de maio a 7 de junho 2015

34ª EXPÔJANAÚBA: José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba

34ª EXPÔJANAÚBA: José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba
Pronunciamento de José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba, no encerramento da 34ª ExpôJanaúba, dia 7 de junho de 2015. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

VÍDEO REALIZAÇÕES DO SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS DE JANAÚBA

VÍDEO REALIZAÇÕES DO SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS DE JANAÚBA
Veja as melhorias realizadas no parque de exposições Waldir Nunes da Silva, em Janaúba, promovidas pela diretoria do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba no período de 2010 a 2012 e de 2013 a 2015. Vídeo produzido pela Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 - PROJETO CRIANÇA NO PARQUE, REALIZAÇÃO DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

VÍDEO SOBRE A 33ª EXPÔJANAÚBA 2014

VÍDEO SOBRE A 33ª EXPÔJANAÚBA 2014
Vídeo referente à 33ª ExpôJanaúba realizada no período de 30 de maio a 8 de junho de 2014. Produção: Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG.

34ª EXPÔJANAÚBA - Reportagem da InterTV Grande Minas/Globo

34ª EXPÔJANAÚBA - Reportagem da InterTV Grande Minas/Globo
InterTV Rural deste domingo, 24 de maio, aborda sobre a 34ª ExpôJanaúba, de 29 de maio a 7 de junho de 2015.

SINDICATO RURAL DE JANAÚBA COBRA APOIO DOS GOVERNOS

SINDICATO RURAL DE JANAÚBA COBRA APOIO DOS GOVERNOS
ZÉ APARECIDO PEDE AO SECRETÁRIO ESTADUAL PAULO GUEDES QUE SE EMPENHE JUNTO AOS GOVERNOS DE MINAS E FEDERAL PARA SOCORRER O NORTE DE MINAS, PRINCIPALMENTE À AGROPECUÁRIA

33ª EXPÔJANAÚBA 2014 - AGRADECIMENTO DE ZÉ APARECIDO, PRESIDENTE DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

33ª EXPÔJANAÚBA 2014 - AGRADECIMENTO DE ZÉ APARECIDO, PRESIDENTE DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
Produção da Assessoria de Imprensa e Marketing do Sindicato Rural de Janaúba. Montagem de Paulo Henrique Ribeiro. Áudio do Stúdio Fábrica do Áudio.

VÍDEO ENCERRAMENTO DA 33ª EXPÔJANAÚBA 2014

VÍDEO ENCERRAMENTO DA 33ª EXPÔJANAÚBA 2014
Pronunciamento de José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba, no término da 33ª ExpôJanaúba, no dia 8 de junho de 2014. Filmagem de OLiveira Júnior, Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG

VÍDEO DA 32ª EXPÔJANAÚBA – de 30 de maio a 9 de junho de 2013

VÍDEO DA 32ª EXPÔJANAÚBA – de 30 de maio a 9 de junho de 2013
Acompanhe uma síntese do que aconteceu na 32ª ExpôJanaúba – Exposição Agropecuária Regional de Janaúba – ocorrida entre os dias 30 de maio e 9 de junho de 2013 numa realização do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba. Vídeo produzido pela Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG.

VÍDEO DA 31ª EXPÔJANAÚBA 2012

VÍDEO DA 31ª EXPÔJANAÚBA 2012
Vídeo da 31ª ExpôJanaúba, realizada de 1º a 10 de junho de 2012. Produzido pela assessoria do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba.

33ª EXPÔJANAÚBA - SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

33ª EXPÔJANAÚBA - SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
33ª ExpôJanaúba, realização da diretoria 2013-2015, presidente José Aparecido Mendes Santos

VÍDEO DA 34ª EXPÔJANAÚBA 2015 - Realização do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba

EM DEFESA DA ÁGUA - dupla Kaio Marques e Nataly

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GRUPO KAIRÓS

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GRUPO KAIRÓS
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação do grupo religioso Kairós, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 POLÍCIA MILITAR

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 POLÍCIA MILITAR
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação do 51º Batalhão da Polícia Militar de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 CORPO DE BOMBEIROS

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 CORPO DE BOMBEIROS
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação do 6º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GUARDA MIRIM VETERANOS

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GUARDA MIRIM VETERANOS
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação dos veteranos da Guarda Mirim de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

FANFARRA DA ESCOLA ESTADUAL RÔMULO SALES AZEVEDO DESFILE 2014

FANFARRA DA ESCOLA ESTADUAL RÔMULO SALES AZEVEDO DESFILE 2014
Apresentação da fanfarra da Escola Estadual Rômulo Sales de Azevedo, de Janaúba, no desfile cívico de 7 de setembro de 2014. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015: Huarrisson Antunes, o Bionicão, encerramento

34ª EXPÔJANAÚBA 2015: Huarrisson Antunes, o Bionicão, encerramento
34ª ExpôJanaúba: pronunciamento do vice-presidente do Sindicato Rural de Janaúba, Huarrisson Antunes Cangussu, o Bionicão, dia 07 de junho de 2015. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

DESFILE JANAÚBA 2013 ESCOLA MAURÍCIO AUGUSTO AZEVEDO FANFARRA

DESFILE JANAÚBA 2013 ESCOLA MAURÍCIO AUGUSTO AZEVEDO FANFARRA
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação da Escola Estadual Maurício Augusto de Azevedo EEMAA, centro, fanfarra, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 Dimas Rodrigues, superintendente da Codevasf, encerramento.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 Dimas Rodrigues, superintendente da Codevasf, encerramento.
Encerramento da 34ª ExpôJanaúba. pronunciamento do superintendente da Codevasf em Minas, Dimas Rodrigues. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

ELEIÇÃO 2016: PMDB E PT DEVEM FICAR JUNTOS NA ELEIÇÃO PARA PREFEITO DE JANAÚBA

ELEIÇÃO 2016: PMDB E PT DEVEM FICAR JUNTOS NA ELEIÇÃO PARA PREFEITO DE JANAÚBA
Os ex-prefeitos José Benedito, do PT, e Dimas Rodrigues, do PMDB, e o deputado e secretário estadual Paulo Guedes, do PT.