FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

Imagem
FUNORTE JANAÚBA... Somos referência... FUNORTE JANAÚBA (38)38213427 (38) 998776968 Endereço: rua Rodolfo Soares de Oliveira, 234, Vila São Vicente, Janaúba/MG.

UMA LIÇÃO DE VIDA...GAROTO PERDE A PERNA EM ACIDENTE E RECEBE APOIO DE OUTRO AMPUTADO

COM APOIO DA SOCIEDADE, HOSPITAL REGIONAL DE JANAÚBA PROPORCIONA MOTIVAÇÃO AOS PACIENTES
Foto Oliveira Júnior
Médico Álvaro Ribeiro com Fernando Souza e Vitório Augusto. O médico assistiu Fernando e assiste Vitório.
JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Fim de tarde de sexta-feira, dia 17 de janeiro de 2014. A rotina do Hospital Regional de Janaúba foi alterada, fato esse que acontece todos os dias e o dia todo naquele ambiente. No entanto, esse dia 17 ficou marcado de maneira simples e de grande valia. Num gesto humanitário dos funcionários do hospital conjuntamente com a disposição de voluntários, um paciente ganhou motivos para acreditar, mais uma vez, na vida e também na possibilidade de superar o período de enfermidade.
Foto Oliveira Júnior
Vitório Augusto entre a mãe Haissa e a avó Laura Cardoso.
Esse é mais um ato de presteza e humanidade que ocorre constantemente no Hospital Regional de Janaúba que é comandado por 200 profissionais que representam a mesma quantidade de famílias e, cada um, dentro das suas possibilidades, agem com dedicação e afeto no acolhimento e na assistência aos enfermos.
Foto Oliveira Júnior
Fernando Souza, em pé, relata a trajetória dele após o acidente que resultou numa perna amputada.
Naquela tarde de sexta-feira o JORNAL DA SERRA GERAL esteve no Hospital Regional e acompanhou o encontro idealizado pela professora Ângela Lucas ao atender o pedido do estudante Vitório Augusto Cardoso, 10 anos, vítima de acidente e que teve a perna esquerda amputada. Morador da Linha I, no município de Jaíba, Vitório queria conhecer alguma pessoa que teve a perna amputada e vem praticando, com ou sem a ajuda da prótese (uma perna mecânica), atividades físicas. Vitório está internado há quase dois meses e o mesmo tem obtido a assistência dos funcionários do hospital que também prestam o dedicado atendimento aos demais pacientes.
Foto Oliveira Júnior
Professora Ângela Lucas com Vitório e a mãe e a avó dele.
HUMANIDADE E PRESTEZA
Com o aval da direção do hospital e de Haíssa Cardoso, mãe de Vitório, a educadora Ângela foi em busca da realização do pedido do garoto. A professora Ângela Lucas vem convivendo, nesse período de férias escolares, no hospital em decorrência da enfermidade da mãe e na rede social (Facebook) ela postou a seguinte mensagem sobre o Hospital Regional de Janaúba: “Em nome da minha família, quero já agradecer todo carinho, humanidade e presteza dedicados à minha mãe e a todos nós”.
Foto Oliveira Júnior
Médico Álvaro Ribeiro, em pé e usando óculos, prestou assistência a Fernando Souza, em pé, e assiste Vitório, na cadeira de rodas.
Ao lado da mãe Haíssa e da avó materna Laura Cardoso, o garoto Vitório estava apreensivo com a surpresa que a equipe do hospital e voluntários lhe reservava. Eis que surge Fernando de Souza, o Fernando “Saci” como ele próprio se define, com uma viola na mão. Ele sofreu um acidente aos 4 anos de idade que culminou na perna direita amputada.
É PRECISO SABER VIVER
De maneira descontraída e firme, Fernando relatou a trajetória da sua nova vida que, passados 31 anos, entende que tem sido proveitosa apesar do inevitável preconceito diante da deficiência o que, para ele, jamais pode ser empecilho para se viver. Com uma prótese na perna direita, Fernando disse que joga bola, pedala bicicleta, empina pipa e se diverte, além de trabalhar. Perante o garoto Vitório e à mãe deste, Fernando Souza declarou “se a gente está aqui no hospital recuperando é porque Deus nos deu mais uma chance e aqui no Hospital Regional há equipe que faz bem e bonito, resgatando uma confiança aos pacientes”, diz ao revelar que para tocar o violão foi preciso adaptar as cordas devido o mesmo não possuir dois dedos da mão direita. “É preciso saber viver” foi a canção que Fernando tocou e cantou para o amigo Vitório. “O Vitório tem um espírito vencedor”, comentou o experiente Fernando ao encontrar o estudante sorridente.
Foto Oliveira Júnior

Vitório Augusto, na cadeira de roda, recebe o apoio de Fernando Souza, familiares e amigos.
MÃE AGRADECE A ASSISTÊNCIA
Um momento especial desse encontro foi quando o médico ortopedista Álvaro Augusto Ribeiro chegou. É ele quem assiste o garoto Vitório, este agradeceu, através de uma carta, o acompanhamento feito pelo médico. O médico se emocionou com a homenagem e ao reencontrar paciente que teve tratamento semelhante. O que poucos sabiam é que o ortopedista Álvaro Ribeiro também foi quem prestou assistência a Fernando Souza quando este sofreu o acidente e teve a perna amputada.
Indagada pelo JORNAL DA SERRA GERAL sobre o tratamento do filho, Haissa Cardoso disse que está sendo muito bem e agradeceu o apoio que tem recebido por parte dos profissionais do hospital e também dos voluntários. Vitório também está confiante no tratamento e trata os funcionários do hospital como se fosse integrantes da sua família.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE FATAL NA BR-251 ENTRE CARRETA E VAN QUE TRANSPORTAVA PACIENTES DE JANAÚBA; SAMU E BOMBEIROS INFORMAM QUE 3 PESSOAS MORRERAM

PROFESSORA DA PREFEITURA DE JANAÚBA MORRE EM ACIDENTE NA MG-401: PROFESSORA ÂNGELA ESTAVA NUMA MOTO ENTRE JANAÚBA E VERDELÂNDIA

AVIÃO CAI NO SUL DE MINAS E DEIXA 7 MORTOS, ENTRE ELES O EMPRESÁRIO JANAUBENSE MARCÍLIO SILVEIRA, FILHO DO JANAUBENSE TONY EQUIPAMENTOS

CORPO DA SERVIDORA CARMEN MADALENA, DA CODEVASF, É SEPULTADO EM JANAÚBA EM CLIMA DE COMOÇÃO; SERVIDORA ELIANE MONÇÃO, VÍTIMA DESSE ACIDENTE, RECEBE ALTA E DEVE CHEGAR À JANAÚBA NESTA SEXTA-FEIRA

RIO GORUTUBA NA COMUNIDADE DE CATUNI, EM FRANCISCO SÁ-MG, NESTE SÁBADO, DIA 02 DE MARÇO DE 2024

DOIS MOTORISTAS E O DONO DO ÔNIBUS MORRERAM COM A COLISÃO EM CAMINHÃO NA BR-122, ENTRE JANAÚBA E CAPITÃO ENÉAS: ELES VIAJAVAM DE PINDAÍ-BA PARA SÃO PAULO; MOTORISTA DO CAMINHÃO QUE IA PARA JAÍBA ESTÁ INTERNADO EM HOSPITAL

ACIDENTE FATAL NA MG-401 EM JANAÚBA: TRÊS PESSOAS MORRERAM E UMA FICOU FERIDA EM COLISÃO QUE ENVOLVEU TRÊS CAMINHÕES

WAGUIM DA GÁS NORTE PARTIU ETERNAMENTE QUANDO PRATICAVA O QUE GOSTAVA DE FAZER: APROVEITAR A VIDA, VIAJAR PELO BRASIL E PILOTAR MOTOCICLETA

ACIDENTE NA BR-122: UMA MULHER MORREU E 3 PESSOAS FICARAM FERIDAS EM BATIDA DE CARRO COM CAMINHÃO

ACIDENTE FATAL EM JANAÚBA ENVOLVENDO VÍTIMA QUE ESTAVA NUMA BICICLETA E UM ÔNIBUS