FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

Imagem
FUNORTE JANAÚBA... Somos referência... FUNORTE JANAÚBA (38)38213427 (38) 998776968 Endereço: rua Rodolfo Soares de Oliveira, 234, Vila São Vicente, Janaúba/MG.

JANAÚBA SE DESTACA COM A EDUCAÇÃO EM SAÚDE E MOBILIZAÇÃO SOCIAL

Foto SMS/PJ
A educadora em saúde Idalice Martins entrega à Paola Alves Martins a bicicleta por recolher mais materiais recicláveis pelo projeto “Meio Ambiente e Cidadania Reciclar é Preciso”.
JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Aproximadamente 35 mil quilos de materiais recicláveis e 100 toneladas de pneus foram recolhidos em Janaúba em 2013 como medida preventiva aos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Esse é o resultado das ações de Educação em Saúde e Mobilização Social desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde e demais órgãos da Prefeitura de Janaúba, na cidade e na zona rural entre janeiro e dezembro do ano passado.
Conforme relatório ao qual o site do jornalista Oliveira Júnior teve acesso, no princípio de 2013 foi realizada a blitz educativa “Carnaval Sem Dengue” e a mobilização ganhou forças com o início das aulas e através do projeto “Volta às aulas dengue zero”, sendo desenvolvidas atividades em sala de aula, teatro, palestras, envolvendo alunos, professores e pais, bem como blitz e caminhada pelo bairro, limpeza no entorno da escola, entre outras atividades.
Para Idalice Celestina de Souza Martins, coordenadora de Educação em Saúde e Mobilização Social, foi positiva a colaboração e compreensão da comunidade nas atividades preventivas executadas simultaneamente pelos funcionários da secretária de Saúde. Ela destaca também o envolvimento imprescindível das escolas com a realização de feiras de ciências e gincanas de conscientização quanto à preservação ambiental e cuidados na área de saúde pública.
Em abril de 2013 as escolas de Janaúba realizaram atividades em combate e prevenção à dengue. Isso foi seguido pela iniciativa privada, associações, igrejas, instituições e comunidades. Houve o concurso de poesia “Minha mãe combate a dengue” que ocasionou a publicação de textos de alunos, sendo destacado pela Secretaria Estadual de Educação e premiado pela Associação Mineira de Municípios pela excelência no combate à dengue.
Outra ação de Educação em Saúde desempenhada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) diz respeito à mobilização para o controle do câncer infanto juvenil, fato realizado em parceria com a Fundação Sara Albuquerque. O site do jornalista Oliveira Júnior verificou que em julho ocorreu a gincana de saúde ambiental, numa parceria entre a SMS e a escola estadual Luzia Mendes Siqueira, do bairro Dente Grande. Foram desenvolvidas várias tarefas entre elas, paródias, arte no muro, danças e recolhimento de materiais recicláveis: 414 pneus, 2.150 garrafas pets e 1.973 latinhas, doados para a Associação de Catadores.
Outro projeto de sucesso foi o recolhimento de materiais recicláveis realizado pelo Centro Municipal de Ensino Infantil (Cemei) Neusnária Mendes. Projeto denominado “Meio Ambiente e Cidadania Reciclar é Preciso”, da professora Aline com turmas do 2º e 3º períodos da pré escola, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, através da Educação em Saúde e Mobilização Social e do Setor de Meio Ambiente. As ações do projeto basearam-se em plantio de mudas, compostagem, visita ao zoológico em Montes Claros, visita ao aterro sanitário e galpão da coleta seletiva e recolhimento de materiais recicláveis durante todo o ano. Todo o material recolhido foi doado à Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Unidos por Janaúba (Ascaj).
Houve desfile de fantasias confeccionadas com materiais recicláveis, dança, música e poesia. Também concurso da Rainha e do Rei da Sucata. Os três alunos que recolheram maior quantidade de material foram premiados sendo: Paola Alves Martins, recolheu 6.203 materiais e foi premiada com uma bicicleta; João Pedro Fernandes de Brito, recolheu 1.022 materiais e foi premiado com um brinquedo; e Mateus Eduardo Gonçalves de Almeida, recolheu 907 materiais e foi premiado com um brinquedo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE FATAL NA BR-251 ENTRE CARRETA E VAN QUE TRANSPORTAVA PACIENTES DE JANAÚBA; SAMU E BOMBEIROS INFORMAM QUE 3 PESSOAS MORRERAM

PROFESSORA DA PREFEITURA DE JANAÚBA MORRE EM ACIDENTE NA MG-401: PROFESSORA ÂNGELA ESTAVA NUMA MOTO ENTRE JANAÚBA E VERDELÂNDIA

AVIÃO CAI NO SUL DE MINAS E DEIXA 7 MORTOS, ENTRE ELES O EMPRESÁRIO JANAUBENSE MARCÍLIO SILVEIRA, FILHO DO JANAUBENSE TONY EQUIPAMENTOS

CORPO DA SERVIDORA CARMEN MADALENA, DA CODEVASF, É SEPULTADO EM JANAÚBA EM CLIMA DE COMOÇÃO; SERVIDORA ELIANE MONÇÃO, VÍTIMA DESSE ACIDENTE, RECEBE ALTA E DEVE CHEGAR À JANAÚBA NESTA SEXTA-FEIRA

RIO GORUTUBA NA COMUNIDADE DE CATUNI, EM FRANCISCO SÁ-MG, NESTE SÁBADO, DIA 02 DE MARÇO DE 2024

DOIS MOTORISTAS E O DONO DO ÔNIBUS MORRERAM COM A COLISÃO EM CAMINHÃO NA BR-122, ENTRE JANAÚBA E CAPITÃO ENÉAS: ELES VIAJAVAM DE PINDAÍ-BA PARA SÃO PAULO; MOTORISTA DO CAMINHÃO QUE IA PARA JAÍBA ESTÁ INTERNADO EM HOSPITAL

ACIDENTE FATAL NA MG-401 EM JANAÚBA: TRÊS PESSOAS MORRERAM E UMA FICOU FERIDA EM COLISÃO QUE ENVOLVEU TRÊS CAMINHÕES

WAGUIM DA GÁS NORTE PARTIU ETERNAMENTE QUANDO PRATICAVA O QUE GOSTAVA DE FAZER: APROVEITAR A VIDA, VIAJAR PELO BRASIL E PILOTAR MOTOCICLETA

ACIDENTE NA BR-122: UMA MULHER MORREU E 3 PESSOAS FICARAM FERIDAS EM BATIDA DE CARRO COM CAMINHÃO

ACIDENTE FATAL EM JANAÚBA ENVOLVENDO VÍTIMA QUE ESTAVA NUMA BICICLETA E UM ÔNIBUS