FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

Imagem
FUNORTE JANAÚBA... Somos referência... FUNORTE JANAÚBA (38)38213427 (38) 998776968 Endereço: rua Rodolfo Soares de Oliveira, 234, Vila São Vicente, Janaúba/MG.

PRODUTOR TERÁ QUE REGULARIZAR OS POÇOS ABERTOS SEM AUTORIZAÇÃO NO VALE DO GORUTUBA

Foto Oliveira Júnior
Secretários estaduais durante a reunião da Comissão Executiva para a Sustentabilidade do Agronegócio do Vale do Gorutuba. 
JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Os produtores que tenham abertos ilegalmente poços sem a devida autorização na bacia hidrográfica do rio Gorutuba terão que regularizar essa situação. O alerta é do secretário estadual de Meio Ambiente, Adriano Magalhães Chaves, que veio a esta cidade na quarta-feira, dia 6 de novembro, ocasião em que reuniu com produtores e usuários dos recursos hídricos.
Foto Oliveira Júnior
Produtores e usuários de recursos hídricos da bacia do rio Gorutuba participam da reunião em que foi solicitada a construção de pequenas barragens. 
Acompanhado do secretário estadual de Desenvolvimento do Norte de Minas, Gil Pereira, o secretário Adriano Magalhães, participou de reunião organizada pela Comissão Executiva para a Sustentabilidade do Agronegócio do Vale do Gorutuba, representada por Júlio César Diniz, Ricardo Carreiro Neto, Nilde Antunes e Aroldo Cangussu. 
Foto Oliveira Júnior
Presidente do Sindicato Rural de Janaúba, José Aparecido Mendes, sugere ações de incentivo à agricultura e pecuária sem danos à natureza. 
Em entrevista ao JORNAL DA SERRA GERAL, o secretário Adriano Magalhães citou que apresentará ao governador de Minas, Antônio Anastasia, a necessidade de uma série de medidas a ser implantada em curto espaço de tempo para garantir o abastecimento de água nos próximos anos no extremo norte do estado. Ele disse que a secretaria estadual do Meio Ambiente fez um levantamento dos pontos sem outorgas que captam água, principalmente do rio Gorutuba, sem autorização. “Seria muito fácil vir aqui, multar e fechar esses poços. Mas, isso não resolveria o nosso problema. O mais importante nessa situação emergencial e crítico da região é incentivar a regularização das outorgas para que a gente tenha informação para tomada de decisão”, relatou o secretário. 
Foto Oliveira Júnior
Agricultores, usuários de recursos hídricos e representantes do sistema financeiro na reunião sobre o Vale do Gorutuba e o meio ambiente.  
Durante a reunião foram debatidos vários assuntos, dentre eles a construção de pequenas barragens no rio Gorutuba e no rio Mosquito. Isso foi defendido pelo presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba, José Aparecido Mendes, para quem a ação deva ocorrer sem que haja destruição à natureza. O produtor rural Nuno Monteiro Cassasanta, que inclusive já foi secretário estadual adjunto de Agricultura de Minas Gerais, exemplificou as pequenas barragens no rio Verde implantadas pela Ruralminas.  
Foto Oliveira Júnior
Vereadores Juscimar (Farinheiro) Reis, José Tarcísio Mendes e Sebastião (Tião da Goiaba) Freire juntamente com os vereadores Adauri Cordeiro, Carlos Isaildon Mendes e Felipe Franklin representaram a Câmara Municipal de Janaúba. 
Também foram analisadas as possibilidades de construção de barragens de contenção de sedimentos sólidos a montante da barragem Bico da Pedra, abertura de poços e concessão de outorga em caráter emergencial, com pedido de isenção de custos de análise e publicação pelo Instituto Mineiro de Gestão Ambiental (Igam), bem como dispensar a obrigatoriedade de instalação de horímetro e hidrômetro de forma a simplificar o processo de regularização. 
Foto Oliveira Júnior
Secretário estadual de Meio Ambiente, Adriano Magalhães; o presidente do Sindicato Rural, José Aparecido Mendes; o ex-prefeito de Janaúba, Vivi Cruz; e o engenheiro ambiental Aroldo Cangussu.  
Também participaram da reunião o presidente da Associação dos Fruticultores do Norte de Minas (Abanorte), Jorge Luís Souza, dirigentes de instituições financeiras, e ainda o prefeito de Nova Porteirinha, Raul Alves, a vice-prefeita de Nova Porteirinha, Marilza Mendes, os vereadores Adauri Cordeiro, Felipe Franklin, Carlos Isaildon, José Tarcísio Mendes, Sebastião Freire e Juscimar (Farinheiro) dos Reis, todos por Janaúba, os vereadores Elton Barbosa (Tim) e Joélia Barbosa, ambos de Nova Porteirinha; e produtores rurais, dentre eles o ex-prefeito de Janaúba Wildemar (Vivi) Cruz e representantes da Copasa e de usuários recursos hídricos.  
Foto Oliveira Júnior
Os secretários estaduais Gil Pereira e Adriano Magalhães com lideranças de Janaúba. 
Entre as ações propostas na reunião organizada pela Comissão Executiva para a Sustentabilidade do Agronegócio do Vale do Gorutuba estão a implementação do programa Bolsa Verde para as bacias hidrográficas específicas, tratando como prioridade as áreas de interesse público, ambiental e econômico na região; o programa de desassoreamento nos rios Gorutuba e Mosquito; intensificar a fiscalização do uso dos recursos hídricos no rio Gorutuba, implantar o programa de recuperação de matas ciliares no rio Gorutuba e a celeridade na implantação de projetos relativos à barragem e apresentação de um cronograma de efetivação das ações relativas a esses projetos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE FATAL NA BR-251 ENTRE CARRETA E VAN QUE TRANSPORTAVA PACIENTES DE JANAÚBA; SAMU E BOMBEIROS INFORMAM QUE 3 PESSOAS MORRERAM

PROFESSORA DA PREFEITURA DE JANAÚBA MORRE EM ACIDENTE NA MG-401: PROFESSORA ÂNGELA ESTAVA NUMA MOTO ENTRE JANAÚBA E VERDELÂNDIA

AVIÃO CAI NO SUL DE MINAS E DEIXA 7 MORTOS, ENTRE ELES O EMPRESÁRIO JANAUBENSE MARCÍLIO SILVEIRA, FILHO DO JANAUBENSE TONY EQUIPAMENTOS

CORPO DA SERVIDORA CARMEN MADALENA, DA CODEVASF, É SEPULTADO EM JANAÚBA EM CLIMA DE COMOÇÃO; SERVIDORA ELIANE MONÇÃO, VÍTIMA DESSE ACIDENTE, RECEBE ALTA E DEVE CHEGAR À JANAÚBA NESTA SEXTA-FEIRA

RIO GORUTUBA NA COMUNIDADE DE CATUNI, EM FRANCISCO SÁ-MG, NESTE SÁBADO, DIA 02 DE MARÇO DE 2024

DOIS MOTORISTAS E O DONO DO ÔNIBUS MORRERAM COM A COLISÃO EM CAMINHÃO NA BR-122, ENTRE JANAÚBA E CAPITÃO ENÉAS: ELES VIAJAVAM DE PINDAÍ-BA PARA SÃO PAULO; MOTORISTA DO CAMINHÃO QUE IA PARA JAÍBA ESTÁ INTERNADO EM HOSPITAL

ACIDENTE FATAL NA MG-401 EM JANAÚBA: TRÊS PESSOAS MORRERAM E UMA FICOU FERIDA EM COLISÃO QUE ENVOLVEU TRÊS CAMINHÕES

WAGUIM DA GÁS NORTE PARTIU ETERNAMENTE QUANDO PRATICAVA O QUE GOSTAVA DE FAZER: APROVEITAR A VIDA, VIAJAR PELO BRASIL E PILOTAR MOTOCICLETA

ACIDENTE NA BR-122: UMA MULHER MORREU E 3 PESSOAS FICARAM FERIDAS EM BATIDA DE CARRO COM CAMINHÃO

ACIDENTE FATAL EM JANAÚBA ENVOLVENDO VÍTIMA QUE ESTAVA NUMA BICICLETA E UM ÔNIBUS