FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

Imagem
FUNORTE JANAÚBA... Somos referência... FUNORTE JANAÚBA (38)38213427 (38) 998776968 Endereço: rua Rodolfo Soares de Oliveira, 234, Vila São Vicente, Janaúba/MG.

PROGRAMA 'MINAS TERRITÓRIO DA CULTURA' É LANÇADO EM JANAÚBA

Fotos Oliveira Júnior
Vereador Pauleca, prefeito Yuji Yamada, a secretária estadual de Cultura Eliane Parreiras, a artista plástica Gui Gui Alcântara e o deputado Luiz Henrique apresentando em tela, doada por Gui Gui à secretária estadual, o projeto cultural Vila Gorutubana. 
Secretária de estado da Cultura, Eliane Parreira, lança em Janaúba o programa Minas Território da Cultura. 
JANAÚBA – A Secretária Estadual de Cultura, Eliane Parreiras, esteve ontem, quinta-feira, dia 22 de agosto, nesta cidade.  Ela veio propagar o Programa Minas Território da Cultura, iniciativa do Governo de Minas para a descentralização das políticas públicas culturais. A apresentação do programa foi feita na Câmara de Vereadores e contou com a presença de artistas, representantes da sociedade civil, o presidente da Câmara, vereador Paulo Roberto (Pauleca) de Oliveira, os vereadores Adauri Cordeiro, Felipe Franklin Carvalho e Juscimar Reis (Farinheiro), deputado estadual Luiz Henrique e os prefeitos Yuji Yamada (Janaúba) e Raul Alves (Nova Porteirinha).
Vereadores Felipe Franklin Carvalho e Adauri Cordeiro na reunião da Secretaria Estadual de Cultura na cidade de Janaúba.  
E ainda a vice-prefeita de Nova Porteirinha, Marilza Mendes, a secretária municipal de Educação e Cultura de Janaúba, Maria Marta Guimarães, o diretor municipal de Cultura Ney Barbosa, o diretor escolar do Senac, André Gomes Coimbra, o gerente do centro integrado Sesi/Senai de Jaíba, Wellington José Davi, o comandante do 51º Batalhão da Polícia Militar de Janaúba, tenente coronel Klevson Pires Martins, o comandante do Pelotão do Corpo de Bombeiros de Janaúba, Tenente Farlei Michel Silveira, o diretor executivo da InterTV Globo, Fábio Braidato.
Secretária de estado da Cultura, Eliane Parreira, secretária municipal de Educação e Cultura, Maria Marta Guimarães, vereador Pauleca, deputado Luiz Henrique e prefeito Yuji Yamada. A abertura da cerimônia contou a apresentação dos hinos nacional e a Janaúba, este composto e cantado pela cidadã honorária da cidade, Izadina Ladeia Batista. A programação do evento foi dividida em duas palestras, sendo no período da manhã, realizada pela Secretária Eliane Parreiras e a segunda, no período da tarde, feita pela Superintendente de Interiorização, Manuella Machado.
Em Janaúba, secretária estadual Eliane Parreiras explana sobre o Minas Território da Cultura.
 O Programa Minas Território da Cultura, de iniciativa do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, trata-se de um programa de descentralização e regionalização das ações culturais em Minas Gerais. Essa ação abrange as dez macro regiões do Estado, definidas pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas. Em sua fala a Secretária apresentou a estrutura do Sistema Estadual da Cultura e explicou que dentre os objetivos do programa “estão à valorização e a divulgação da diversidade cultural mineira, a promoção do desenvolvimento regional por meio da cultura, a circulação de bens culturais e a capacitação e aperfeiçoamento dos agentes culturais”.
Representantes de segmentos sociais prestigiam a visita da secretária estadual de Cultura e lançamento de programa governamental de descentralização das atividades e fortalecimento cultural. 
O Minas Território da Cultura também busca pela difusão e pelo aumento da demanda pelos programas e ações do Sistema Estadual de Cultura em todo o estado. Esse trabalho acontece entre março de 2013 a junho de 2014 e vai oferecer cursos de capacitação e formação, palestras, espetáculos, exposições, mostras de cinema e leitura de editais, tudo articulado em conjunto com a comunidade e os atores locais, as instituições culturais, os artistas e os produtores.
Coordenador Municipal de Cultura de Janaúba, Ney Barbosa no encontro organizado pelo governo mineiro na cidade de Janaúba. 
Na ocasião, o Coordenador de Cultura do Município, Ney Barbosa, falou sobre a importância da presença da Secretária em Janaúba e agradeceu o olhar especial que tem sido dado pela Secretaria de Estado à cidade. “Recebemos com muito bom gosto o Minas Território da Cultura, pois sabemos que a partir de agora teremos um direcionamento cultural. A vinda da Secretária Eliane Parreiras ao nosso município ficará marcada na história de Janaúba por ser esse um momento importante para a valorização das atividades culturais da nossa cidade. A presença do deputado Luiz Henrique, que é Membro da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa e do Conselho Estadual de Cultura, também nos enriquece muito, pois temos na Assembleia projetos e pedidos voltados para o fomento da cultura. Agradeço ao prefeito Yuji Yamada pelo apoio dado aos trabalhos que temos desenvolvido e aos amigos da cultura por se fazerem presentes em todas as ações culturais que temos desenvolvido”, declarou Ney Barbosa ao ressaltar que a participação da sociedade nas atividades feitas no município é de extrema importância para o fortalecimento cultural do município tendo em vista que o trabalho em conjunto permite que as ações e projetos estabelecidos sejam alcançados. 
O deputado Luiz Henrique reforçou seu apoio e atenção para o município e parabenizou a secretária quanto à iniciativa de “visitar o interior do Estado de Minas fazendo jus à cultura da região e atuando junto com a população para o crescimento da área cultural.”. O prefeito Yuji Yamada lembrou que trabalhar para a cultura faz parte dos objetivos da administração. “Entendemos que o setor cultural tem grande importância em nossa cidade cuja história marca o crescimento do nosso povo. Precisamos investir cada dia mais em ações que valorizam a cultura gorutubana que representa nosso município”, afirmou o prefeito.Para  resgatar e preservar a cultura regional, a prefeitura tem como projeto a construção de uma Vila Gorutubana que será um espaço próprio destinado as manifestações culturais da cidade e região. O local em que será construída a Vila dispõe de sete mil metros quadrados. Agora aguarda por recursos para iniciar a obra. A secretária estadual de Cultura, que afirmou ter conhecimento do projeto e se comprometeu em se empenhar para a viabilização da obra, recebeu das mãos da artista plástica Carmem Guiomar Alcântara, Gugui, uma tela com a pintura da futura Vila Gorutubana. Emocionada, Eliane Parreiras agradeceu pelo presente e reafirmou seu compromisso com essa ação. Dentro da programação Eliane Parreira também visitou a Fundação Cultural Roda de Viola onde pode conhecer danças e manifestações culturais características da região. (Fonte: Oliveira Júnior e Ascom da Prefeitura de Janaúba)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE FATAL NA BR-251 ENTRE CARRETA E VAN QUE TRANSPORTAVA PACIENTES DE JANAÚBA; SAMU E BOMBEIROS INFORMAM QUE 3 PESSOAS MORRERAM

PROFESSORA DA PREFEITURA DE JANAÚBA MORRE EM ACIDENTE NA MG-401: PROFESSORA ÂNGELA ESTAVA NUMA MOTO ENTRE JANAÚBA E VERDELÂNDIA

AVIÃO CAI NO SUL DE MINAS E DEIXA 7 MORTOS, ENTRE ELES O EMPRESÁRIO JANAUBENSE MARCÍLIO SILVEIRA, FILHO DO JANAUBENSE TONY EQUIPAMENTOS

CORPO DA SERVIDORA CARMEN MADALENA, DA CODEVASF, É SEPULTADO EM JANAÚBA EM CLIMA DE COMOÇÃO; SERVIDORA ELIANE MONÇÃO, VÍTIMA DESSE ACIDENTE, RECEBE ALTA E DEVE CHEGAR À JANAÚBA NESTA SEXTA-FEIRA

RIO GORUTUBA NA COMUNIDADE DE CATUNI, EM FRANCISCO SÁ-MG, NESTE SÁBADO, DIA 02 DE MARÇO DE 2024

DOIS MOTORISTAS E O DONO DO ÔNIBUS MORRERAM COM A COLISÃO EM CAMINHÃO NA BR-122, ENTRE JANAÚBA E CAPITÃO ENÉAS: ELES VIAJAVAM DE PINDAÍ-BA PARA SÃO PAULO; MOTORISTA DO CAMINHÃO QUE IA PARA JAÍBA ESTÁ INTERNADO EM HOSPITAL

ACIDENTE FATAL NA MG-401 EM JANAÚBA: TRÊS PESSOAS MORRERAM E UMA FICOU FERIDA EM COLISÃO QUE ENVOLVEU TRÊS CAMINHÕES

WAGUIM DA GÁS NORTE PARTIU ETERNAMENTE QUANDO PRATICAVA O QUE GOSTAVA DE FAZER: APROVEITAR A VIDA, VIAJAR PELO BRASIL E PILOTAR MOTOCICLETA

ACIDENTE NA BR-122: UMA MULHER MORREU E 3 PESSOAS FICARAM FERIDAS EM BATIDA DE CARRO COM CAMINHÃO

ACIDENTE FATAL EM JANAÚBA ENVOLVENDO VÍTIMA QUE ESTAVA NUMA BICICLETA E UM ÔNIBUS