FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

Imagem
FUNORTE JANAÚBA... Somos referência... FUNORTE JANAÚBA (38)38213427 (38) 998776968 Endereço: rua Rodolfo Soares de Oliveira, 234, Vila São Vicente, Janaúba/MG.

PESQUISA AVALIA DESEMPENHO DO CAVALO QUARTO DE MILHA EM PROVAS E NO TRABALHO DE CAMPO

JANAÚBA - A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) iniciou uma pesquisa inédita que tem como objetivo avaliar as medidas morfológicas – como comprimento e altura – do cavalo Quarto de Milha e o desempenho do animal em competições e no trabalho de campo. O estudo, que é desenvolvido por intermédio dos cursos de graduação e de mestrado em Zootecnia, no Campus Janaúba, tem por base a comparação do Quarto de Milha com o desempenho dos animais da raça Mangalarga Marchador.
Animais apresetados na 32ª Exposição Agropecuária de Janaúba, que teve início no último dia 29 e se estenderá até 9 de junho, são avaliados para efeitos da pesquisa, denominada “Estudo das Medidas Morfométricas e sua relação com o desempenho em vaquejadas de cavalos da raça Quarto de Milha e seus Cruzamentos”. A coordenação é da professora da Unimontes, Maria Dulcinéia Costa, com participação de 10 alunos e mestrandos em Zootecnia.
“A pesquisa tem como objetivo caracterizar o cavalo Quarto de Milha e seus cruzamentos quanto à morfometria, isto é, suas medidas de altura, comprimento, perímetro e angulação das articulações”, explica a professora. Ela salienta, ainda, que será verificada, ainda, a relação entre as medidas do animal e seu desempenho em provas de vaquejada e team penning e no trabalho de campo propriamente dito.
Duas etapas
O projeto de pesquisa foi dividido em duas etapas. Na primeira, foram coletadas as medidas morfológicas de 100 cavalos da raça Quarto de Milha (puros e mestiços) que participaram de uma prova de vaquejada em Verdelândia, município próximo a Janaúba. Ao todo, foram mensuradas 40 “regiões zootécnicas” dos animais, tais como garupa, lombo, comprimento do pescoço, cabeça e dos membros anteriores e posteriores.
Conforme explica a professora Maria Dulcineia Costa, os animais da vaquejada foram divididos em dois grupos e classificados em “esteira” (desempenha a função de acompanhar o boi para que ele não desvie da roda da pista) e “puxador” (que dá apoio para que o competidor derrube o animal dentro da faixa determinada pelo esporte).
Na segunda etapa, durante a 32ª Exposição Agropecuária de Janaúba, serão avaliados 100 animais da raça Mangalarga Marchador, com a coleta de informações sobre as mesmas “regiões zootécnicas”. Na seqüência, será feita a comparação entre as duas raças.
Estatísticas
“Após a coleta das informações serão feitas as análises estatísticas para se determinar a associação entre as medidas morfométricas e o desempenho dos animais na pista, bem como as diferenças fenotípicas entre os animais Quarto de Milha e Mangalarga Marchador”, pontua Maria Dulcinéia.
A coordenadora do estudo lembra que existe discussão sobre as diferenças entre os cavalos Mangalarga Marchador e Quarto de Milha e, com a pesquisa, serão confrontadas as mensurações dos animais. “O que se pretende com esse trabalho é confirmar ou não essas diferenças tanto morfométricas quanto de angulação entre as duas raças e verificar a associação entre as regiões zootécnicas e o desempenho do animal nas provas”, concluiu a professora.
O projeto dos alunos e mestrandos em Zootecnia será importante para orientar os criadores na escolha dos animais, a partir destas mensurações, adequando-o à sua melhor funcionalidade. (Fonte: Agência Minas)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE FATAL NA BR-251 ENTRE CARRETA E VAN QUE TRANSPORTAVA PACIENTES DE JANAÚBA; SAMU E BOMBEIROS INFORMAM QUE 3 PESSOAS MORRERAM

PROFESSORA DA PREFEITURA DE JANAÚBA MORRE EM ACIDENTE NA MG-401: PROFESSORA ÂNGELA ESTAVA NUMA MOTO ENTRE JANAÚBA E VERDELÂNDIA

AVIÃO CAI NO SUL DE MINAS E DEIXA 7 MORTOS, ENTRE ELES O EMPRESÁRIO JANAUBENSE MARCÍLIO SILVEIRA, FILHO DO JANAUBENSE TONY EQUIPAMENTOS

CORPO DA SERVIDORA CARMEN MADALENA, DA CODEVASF, É SEPULTADO EM JANAÚBA EM CLIMA DE COMOÇÃO; SERVIDORA ELIANE MONÇÃO, VÍTIMA DESSE ACIDENTE, RECEBE ALTA E DEVE CHEGAR À JANAÚBA NESTA SEXTA-FEIRA

RIO GORUTUBA NA COMUNIDADE DE CATUNI, EM FRANCISCO SÁ-MG, NESTE SÁBADO, DIA 02 DE MARÇO DE 2024

DOIS MOTORISTAS E O DONO DO ÔNIBUS MORRERAM COM A COLISÃO EM CAMINHÃO NA BR-122, ENTRE JANAÚBA E CAPITÃO ENÉAS: ELES VIAJAVAM DE PINDAÍ-BA PARA SÃO PAULO; MOTORISTA DO CAMINHÃO QUE IA PARA JAÍBA ESTÁ INTERNADO EM HOSPITAL

ACIDENTE FATAL NA MG-401 EM JANAÚBA: TRÊS PESSOAS MORRERAM E UMA FICOU FERIDA EM COLISÃO QUE ENVOLVEU TRÊS CAMINHÕES

WAGUIM DA GÁS NORTE PARTIU ETERNAMENTE QUANDO PRATICAVA O QUE GOSTAVA DE FAZER: APROVEITAR A VIDA, VIAJAR PELO BRASIL E PILOTAR MOTOCICLETA

ACIDENTE NA BR-122: UMA MULHER MORREU E 3 PESSOAS FICARAM FERIDAS EM BATIDA DE CARRO COM CAMINHÃO

ACIDENTE FATAL EM JANAÚBA ENVOLVENDO VÍTIMA QUE ESTAVA NUMA BICICLETA E UM ÔNIBUS