FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

Imagem
FUNORTE JANAÚBA... Somos referência... FUNORTE JANAÚBA (38)38213427 (38) 998776968 Endereço: rua Rodolfo Soares de Oliveira, 234, Vila São Vicente, Janaúba/MG.

MORRE O PRODUTOR RURAL CLEMENTE TELES, EX-PRESIDENTE DA ABANORTE

Foto Álbum de família

Clemente Teles Neto. 
BELO HORIZONTE (por Oliveira Júnior) – O produtor rural Clementes Teles Neto, 64 anos, faleceu na noite desta sexta-feira, dia 8 de março, vítima de câncer no pulmão. Ele se encontrava em Belo Horizonte, onde há mais de um ano era submetido a tratamento. Clemente Teles ou Kelé, como era muito conhecido, mantinha até então uma propriedade agrícola em Janaúba onde cultivava manga. Clemente Teles também foi presidente da Associação dos Fruticultores do Norte de Minas (Abanorte), além de atuação na área de pecuária.

Natural de Governador Valadares-MG, Clemente Teles estava em Janaúba há mais de 30 anos período em que desempenhou as atividades administrativas em propriedades e instituições ligadas ao setor agropecuário. Também teve importante participação na área política, empresarial e social de Janaúba e região. Na função de líder maior dos fruticultores, Clemente Teles era um inquieto presidente da Abanorte. Lutou e conseguiu benefícios para a produção de frutas e, consequentemente, para o fortalecimento da economia regional.
CLEMENTE TELES NA REVISTA GLOBO RURAL
         A determinação de Clemente Teles na administração de empreendimento agrícola fez com que a revista Globo Rural, especialista em agronegócio e pertencente ao grupo Rede Globo, estampasse em suas páginas o êxito do janaubense Kelé na produção de manga, fruta de fácil aceitação no mercado consumidor brasileiro.
Foto Álbum de família

Clemente Teles.

Na reportagem “Produção mineira de manga pode ultrapassar 100 mil toneladas” (VEJA AQUI) Clemente Teles dava a receita do sucesso: o principal objetivo é garantir a colheita nos períodos de entressafra dos grandes concorrentes. Kelé teria citado que a produção da região termina na metade do primeiro semestre, período em que começa a predominar no estado a venda da manga dos pomares paulistas, que vai até setembro.
   A revista Globo Rural (variável do programa de mesmo nome na TV Globo) destacava que Clemente Teles expandia a produção da manga Palmer para substituir aos poucos o cultivo das variedades Tomy e Haden. O objetivo é melhorar a renda, pois a Palmer podia alcançar em Minas Gerais um preço ao produtor de até R$ 2,00 o quilo, cerca do dobro da cotação das outras variedades. “Vale investir na produção porque os consumidores preferem atualmente a Palmer por causa do sabor e da qualidade”, acrescenta Kelé em entrevista à revista do segmento agropecuário.
Foto Arquivo
 

Clemente Teles pronto para a “posse” de amigo em eleição em Janaúba, em 2000.

DE TERNO PARA A POSSE DO AMIGO
 Clemente Teles, o Kelé, teve fundamental importância nos bastidores da política de Janaúba. Ele sempre estava na linha de frente do grupo político do qual fazia parte. Aliás, era testemunha cabal das rodadas de negociações, na maioria das vezes em sua própria residência.
   O cenário político municipal se desenhava nas reuniões em que tinha Clemente Teles como anfitrião. Brincalhão e decisivo, o mineiro de Governador Valadares incorporou ao jeito gorutubano de ser. Na eleição municipal de 2000, Clemente protagonizou uma cena memorável na política de Janaúba. Por volta das 16h do dia da votação ele foi à Escola Estadual Maurício Augusto de Azevedo (Colégio Estadual), no centro de Janaúba, local de votação.
   Em traje diferente dos demais eleitores e prestadores de serviços da Justiça Eleitoral, Clemente Teles circulou pelo local de votação e na seção eleitoral onde estava cadastrado e votou. Ele estava com um terno e gravata e não hesitava em dizer que já estava pronto para a posse...a posse do amigo candidato Ivonei Abade Brito que, poucos minutos depois, teria sido eleito prefeito de Janaúba. E Clemente Teles seguiu, de terno e gravata, para a comemoração da vitória.

A DIFÍCIL BATALHA PELA VIDA

 Em fevereiro de 2012, Clemente Teles Neto foi capa da revista MAIS, editada em Janaúba, em reportagem sobre “Câncer: A difícil batalha pela vida que os doentes enfrentam”, que teve relatos de moradores de Janaúba que travam o duelo para sobreviverem, mesmo com o desgaste físico e emocional decorrente das viagens de ida e volta ao setor de Oncologia.
“Eu tenho câncer de pulmão. Estou na fase final do tratamento e estou aprendendo a reviver”, teria declarado o fruticultor Clemente Teles Neto à revista MAIS, um ano atrás. Ele descobriu a doença em novembro de 2011 e fez questão de relatar para MAIS (LEIA AQUI) essa nova trajetória da vida. “Alerto a todos sobre a importância dos exames periódicos e check-ups médicos anuais. Todos nós conhecemos histórias de pessoas que passam anos sofrendo para tentar curar um câncer. Ouvimos falar das dores, dos enjôos e dos efeitos colaterais...”, orientou o fruticultor ao reconhecer que o acesso ao tratamento é muito caro, apesar de ter a cobertura do Sistema Único de Saúde (SUS).

“EU QUERO E EU VOU VIVER!
Seja otimista! Busque forças na sua fé, crença ou religião! Apóie-se nos amigos – eles existem e aparecem!  Encare a doença de frente, olhe pra ela e diga: “Eu quero e eu vou viver!”. Reúna as forças dentro de você, vasculhe seu íntimo e pense no quanto a sua família te ama. Transforme este amor em energia e bombardeie seu câncer todos os dias com, pelo menos, um sorriso! Essa recomendação de conduta é de Clemente que agia com realidade e bom-humor para superar as fases do tratamento.
“Faço um alerta destacado aos homens e mulheres jovens, especialmente as mães com crianças pequenas, que trabalham muito e não têm tempo para cuidar de sua própria saúde - e aos pais que costumam pensar que nada de mal acontecerá à sua família”, citou o fruticultor para quem é indispensável fazer exames periódicos, check-ups anuais e é fundamental ter acesso aos modernos centros de tratamento. A citação foi publicada na revista MAIS, edição fevereiro/março 2012 - Janaúba/MG. O corpo de Clemente Teles neto será velado e sepultado em Governador Valadares-MG.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE FATAL NA BR-251 ENTRE CARRETA E VAN QUE TRANSPORTAVA PACIENTES DE JANAÚBA; SAMU E BOMBEIROS INFORMAM QUE 3 PESSOAS MORRERAM

PROFESSORA DA PREFEITURA DE JANAÚBA MORRE EM ACIDENTE NA MG-401: PROFESSORA ÂNGELA ESTAVA NUMA MOTO ENTRE JANAÚBA E VERDELÂNDIA

AVIÃO CAI NO SUL DE MINAS E DEIXA 7 MORTOS, ENTRE ELES O EMPRESÁRIO JANAUBENSE MARCÍLIO SILVEIRA, FILHO DO JANAUBENSE TONY EQUIPAMENTOS

CORPO DA SERVIDORA CARMEN MADALENA, DA CODEVASF, É SEPULTADO EM JANAÚBA EM CLIMA DE COMOÇÃO; SERVIDORA ELIANE MONÇÃO, VÍTIMA DESSE ACIDENTE, RECEBE ALTA E DEVE CHEGAR À JANAÚBA NESTA SEXTA-FEIRA

RIO GORUTUBA NA COMUNIDADE DE CATUNI, EM FRANCISCO SÁ-MG, NESTE SÁBADO, DIA 02 DE MARÇO DE 2024

DOIS MOTORISTAS E O DONO DO ÔNIBUS MORRERAM COM A COLISÃO EM CAMINHÃO NA BR-122, ENTRE JANAÚBA E CAPITÃO ENÉAS: ELES VIAJAVAM DE PINDAÍ-BA PARA SÃO PAULO; MOTORISTA DO CAMINHÃO QUE IA PARA JAÍBA ESTÁ INTERNADO EM HOSPITAL

ACIDENTE FATAL NA MG-401 EM JANAÚBA: TRÊS PESSOAS MORRERAM E UMA FICOU FERIDA EM COLISÃO QUE ENVOLVEU TRÊS CAMINHÕES

WAGUIM DA GÁS NORTE PARTIU ETERNAMENTE QUANDO PRATICAVA O QUE GOSTAVA DE FAZER: APROVEITAR A VIDA, VIAJAR PELO BRASIL E PILOTAR MOTOCICLETA

TRÁGICO ACIDENTE NA BR-122 CAUSA A MORTE DA EMPRESÁRIA DULCE COSTA LOPO, DA PALIJAN DE JANAÚBA: CARRO CAPOTOU PERTO DE CAPITÃO ENÉAS

ACIDENTE NA BR-122: UMA MULHER MORREU E 3 PESSOAS FICARAM FERIDAS EM BATIDA DE CARRO COM CAMINHÃO