FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

Imagem
FUNORTE JANAÚBA... Somos referência... FUNORTE JANAÚBA (38)38213427 (38) 998776968 Endereço: rua Rodolfo Soares de Oliveira, 234, Vila São Vicente, Janaúba/MG.

COMISSÃO QUER PROVIDÊNCIAS PARA SUPOSTA OMISSÃO DE DELEGADO

Foto Oliveira Júnior

Audiência da Comissão de Segurança Pública da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, realizada na Câmara Municipal de Janaúba.

JANAÚBA – A Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai cobrar do Governo do Estado a investigação sobre suposta irregularidade do delegado de Polícia Civil Breno Barbosa Itamar de Oliveira, ao tratar de um caso de homicídio que ocorreu em Jaíba (Norte de Minas). Policiais de Jaíba prenderam o réu confesso do homicídio e não conseguiram efetuar a prisão porque o delegado da cidade vizinha de Janaúba não estava presente no plantão. O episódio motivou uma audiência pública da comissão nesta segunda-feira (25/3/13).
Para formalizar essa cobrança de providências, foram apresentados três requerimentos, dois de autoria da comissão e um de autoria do deputado Sargento Rodrigues (PDT). Um requerimento é para oficiar o chefe da Polícia Civil e a Corregedoria, para apurarem o caso internamente. Outro, para oficiar o governador dos problemas resultantes dos plantões regionalizados da Polícia Civil.
 Foto Oliveira Júnior
Soldado Carlos e Soldado Rafael Alves.
A audiência, que também contou com a presença dos deputados Cabo Júlio (PMDB) e Luiz Henrique (PSDB), teve o objetivo de obter esclarecimentos sobre suposta irregularidade no recebimento de ocorrência de homicídio pelos policiais civis que se encontravam de plantão na delegacia de Janaúba na madrugada da última segunda-feira (18). A ausência do delegado inviabilizou a ratificação do flagrante delito e a oitiva do suposto autor do crime, entre outros procedimentos.
O caso - Gilson Rocha Divino, 18 anos, conhecido como “Neguinho”, é suspeito de ter assassinado Paulo Henrique Campos, 19 anos, com golpes de podão (ferramenta usada em plantações de banana). O crime aconteceu na madrugada do último dia 15, em área agrícola na Vila Núcleo Habitacional 2 (NH-2), no Projeto Jaíba. O corpo de Paulo Henrique foi encontrado por lavradores. Policiais da 238ª Cia. da Polícia Militar de Jaíba prenderam Gilson três dias depois do homicídio. No ato da prisão, em Jaíba não havia delegado plantonista. Por esse motivo, a viatura levou o autor para Janaúba, mas a prisão não se concretizou, também por falta de delegado. Nessas condições, o suspeito teve de ser liberado. A suposta omissão da Polícia Civil ganhou repercussão, e, devido à gravidade do episódio, os parlamentares da comissão decidiram apurá-lo.
Foto Oliveira Júnior
Delegado Breno Barbosa e o investigador PC Alexsandro Custódio dos Santos.
O soldado PM Rafael Alves Ferreira comandava a viatura que levou o suspeito de Jaíba para Janaúba. De acordo com Rafael, Gilson foi preso no povoado de Mocambinho, a 50 km de Jaíba. Desse local até Janaúba eram mais ou menos 110 km. “Depois da prisão, viemos trazer o preso, a arma do crime e uma testemunha. Quem recebeu a ocorrência foi um detetive, mas não tivemos contato com o delegado. Percebemos que tentaram fazer contato com o delegado, por telefone. Aguardamos o despacho da ocorrência durante duas horas. Como não conseguimos falar com o delegado, fomos liberados”, afirmou Rafael. Ele completou dizendo que retornou às 6h30 para Jaíba, no mesmo dia 18. Outro soldado, Carlos Antonio Pereira Silva Júnior, confirmou a versão de Rafael, acrescentando que integrou as duas guarnições que, segundo ele, rastrearam ininterruptamente o suspeito. Ele também confirmou que o delegado não se encontrava na delegacia no momento em que lá chegaram.
Foto Oliveira Júnior
Deputados Cabo Júlio, Sargento Rodrigues, Luiz Henrique, a delegada regional PC Janaúba Gessiane Cangussu e o coronel César Ricardo, comandante da 11 RPM.
O investigador da 20ª Delegacia de Polícia Civil de Espinosa, Alex Sandro Custódio dos Santos, confirmou que recebeu a ocorrência no sistema. Disse também que o delegado havia saído para “comprar cigarro”, e retornou aproximadamente às 4h40. “Entre a chegada da viatura com a ocorrência e o retorno do delegado passaram-se de 30 a 40 minutos”, relatou. O delegado Breno Barbosa afirmou que entrou no plantão às 20 horas do dia anterior (17) e que, durante o plantão, ausentou-se por duas vezes. Confirmou que, durante a chegada dos PMs, havia saído para comprar cigarros. Ele rebateu o depoimento dos PMs, dizendo que houve equívoco com relação ao lapso temporal entre um procedimento e outro. Também discordou que a delegacia ficou duas horas sem sua presença.
O deputado Cabo Júlio observou que o sistema está sucateado. “A Polícia Militar paga um preço - deslocar-se 100 km com um preso - enquanto a Polícia Civil recebe as ocorrências mas não tem estrutura para acompanhar”. Contudo, ressalvou, nesse caso específico o delegado pode até sair, mas a avaliação da ocorrência tem que ser in loco. O deputado Sargento Rodrigues endossou as palavras de Cabo Júlio. “A Polícia Civil sofre drasticamente com a redução do efetivo. Não adianta uma polícia atacar a outra, pois ambas trabalham com os mesmos objetivos: prevenir, investigar e reprimir”, observou. Segundo o deputado, os soldados andaram 100 km e fizeram um bom trabalho. Para ele, o delegado deveria ter ouvido os policiais e o suspeito. “É um crime bárbaro, e a população precisa de resposta”, disse. (Fonte: ALMG)

Comentários

olha so quem veio investigar?
Cabo Julio e sargento rodrigues.
Quem sao esses.. voltamos ao passado e veremos
Nao vai dar em nada, mas a policia civil de Janauba tem mesmo que passar por uma faxina...Palavras de todos de Janauba, esta nao esta servindo para nada, nao apura nada, nao traz resultados algum.

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE FATAL NA BR-251 ENTRE CARRETA E VAN QUE TRANSPORTAVA PACIENTES DE JANAÚBA; SAMU E BOMBEIROS INFORMAM QUE 3 PESSOAS MORRERAM

PROFESSORA DA PREFEITURA DE JANAÚBA MORRE EM ACIDENTE NA MG-401: PROFESSORA ÂNGELA ESTAVA NUMA MOTO ENTRE JANAÚBA E VERDELÂNDIA

AVIÃO CAI NO SUL DE MINAS E DEIXA 7 MORTOS, ENTRE ELES O EMPRESÁRIO JANAUBENSE MARCÍLIO SILVEIRA, FILHO DO JANAUBENSE TONY EQUIPAMENTOS

CORPO DA SERVIDORA CARMEN MADALENA, DA CODEVASF, É SEPULTADO EM JANAÚBA EM CLIMA DE COMOÇÃO; SERVIDORA ELIANE MONÇÃO, VÍTIMA DESSE ACIDENTE, RECEBE ALTA E DEVE CHEGAR À JANAÚBA NESTA SEXTA-FEIRA

RIO GORUTUBA NA COMUNIDADE DE CATUNI, EM FRANCISCO SÁ-MG, NESTE SÁBADO, DIA 02 DE MARÇO DE 2024

DOIS MOTORISTAS E O DONO DO ÔNIBUS MORRERAM COM A COLISÃO EM CAMINHÃO NA BR-122, ENTRE JANAÚBA E CAPITÃO ENÉAS: ELES VIAJAVAM DE PINDAÍ-BA PARA SÃO PAULO; MOTORISTA DO CAMINHÃO QUE IA PARA JAÍBA ESTÁ INTERNADO EM HOSPITAL

ACIDENTE FATAL NA MG-401 EM JANAÚBA: TRÊS PESSOAS MORRERAM E UMA FICOU FERIDA EM COLISÃO QUE ENVOLVEU TRÊS CAMINHÕES

WAGUIM DA GÁS NORTE PARTIU ETERNAMENTE QUANDO PRATICAVA O QUE GOSTAVA DE FAZER: APROVEITAR A VIDA, VIAJAR PELO BRASIL E PILOTAR MOTOCICLETA

ACIDENTE NA BR-122: UMA MULHER MORREU E 3 PESSOAS FICARAM FERIDAS EM BATIDA DE CARRO COM CAMINHÃO

ACIDENTE FATAL EM JANAÚBA ENVOLVENDO VÍTIMA QUE ESTAVA NUMA BICICLETA E UM ÔNIBUS