FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

Imagem
FUNORTE JANAÚBA... Somos referência... FUNORTE JANAÚBA (38)38213427 (38) 998776968 Endereço: rua Rodolfo Soares de Oliveira, 234, Vila São Vicente, Janaúba/MG.

BARBEIRO EM MATO VERDE MANTÉM DOENÇA DE CHAGAS ATIVA EM MINAS GERAIS

Foto Dione Afonso

Lavradora Francisca Rodrigues da Silva foi diagnosticada com a doença. 
MATO VERDE (por Ernesto Braga) – Com febre, tontura, mal-estar e fraqueza no corpo, a lavradora Francisca Rodrigues da Silva, moradora da zona rural de Mato Verde, no Norte de Minas, procurou atendimento médico, no ano passado. O resultado do exame de sangue confirmou a suspeita: os sintomas apresentados por Francisca eram da fase aguda da doença de Chagas.
Desde 1990, a lavradora de 49 anos mora com o marido e três filhos em uma casa de adobe no distrito Fazenda Sítio Novo. As frestas nas paredes desse tipo de moradia, feita de barro e bambu, são esconderijos do barbeiro, inseto transmissor do protozoário Trypanosoma cruzi. “Fiquei muito triste e me senti sem saída por saber que não tem cura”, lamenta.
Em Minas, o quadro de infecções é considerado estável. Apesar do diagnóstico em Mato Verde, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) informa que, em 2012, assim como de 1º de janeiro a 25 de fevereiro deste ano, nenhum caso agudo foi registrado.
Subnotificação
Segundo a bióloga Marcela Ferraz, diretora de Vigilância Ambiental da SES, foram detectados apenas casos crônicos, ou seja, em que a pessoa foi infectada há anos, sem manifestar os sintomas. Mas ela não descarta a possibilidade de subnotificação. A especialista informa que o registro de casos agudos desse tipo de zoonose (doença de animais transmissíveis ao homem) deve ser feito de forma compulsória e imediata pelos municípios ao Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan).
O Sinan é acessado pelas secretarias municipais de Saúde, SES e Ministério da Saúde. A partir das notificações, são planejadas estratégias de combate e tratamento. “Não desconsideramos a hipótese de subnotificação. Pode ocorrer, uma vez que os sintomas são semelhantes aos de outras doenças e o diagnóstico para Chagas não é feito automaticamente”, diz Marcela Ferraz. A bióloga destaca que, sem as informações, as ações para impedir o avanço da doença em Minas podem ficar comprometidas.
Na semana passada, o Hoje em Dia entrou em contato com o secretário de Saúde de Mato Verde, Glésio Camargo. Ele disse que estava viajando e pediu que a reportagem telefonasse depois. No entanto, não atendeu mais o celular.
Confirmação
Estatísticas do Ministério da Saúde apontam que, de 2007 a 2011, também não foram registrados casos agudos da doença de Chagas em Minas. Mas, segundo o coordenador de Vigilância em Saúde de Muzambinho, Fábio Vasconcelos, nesses cinco anos houve confirmações de chagásicos no município do Sul do Estado.
“Em 2012, encaminhamos 91 pessoas para exames e dois deram positivo para Chagas. Após a confirmação, a notificação foi feita ao Sinan”. (Fonte: jornal Hoje em Dia, link http://www.hojeemdia.com.br/minas/barbeiro-mantem-doenca-de-chagas-ativa-em-minas-gerais-1.99898)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE FATAL NA BR-251 ENTRE CARRETA E VAN QUE TRANSPORTAVA PACIENTES DE JANAÚBA; SAMU E BOMBEIROS INFORMAM QUE 3 PESSOAS MORRERAM

PROFESSORA DA PREFEITURA DE JANAÚBA MORRE EM ACIDENTE NA MG-401: PROFESSORA ÂNGELA ESTAVA NUMA MOTO ENTRE JANAÚBA E VERDELÂNDIA

AVIÃO CAI NO SUL DE MINAS E DEIXA 7 MORTOS, ENTRE ELES O EMPRESÁRIO JANAUBENSE MARCÍLIO SILVEIRA, FILHO DO JANAUBENSE TONY EQUIPAMENTOS

CORPO DA SERVIDORA CARMEN MADALENA, DA CODEVASF, É SEPULTADO EM JANAÚBA EM CLIMA DE COMOÇÃO; SERVIDORA ELIANE MONÇÃO, VÍTIMA DESSE ACIDENTE, RECEBE ALTA E DEVE CHEGAR À JANAÚBA NESTA SEXTA-FEIRA

RIO GORUTUBA NA COMUNIDADE DE CATUNI, EM FRANCISCO SÁ-MG, NESTE SÁBADO, DIA 02 DE MARÇO DE 2024

DOIS MOTORISTAS E O DONO DO ÔNIBUS MORRERAM COM A COLISÃO EM CAMINHÃO NA BR-122, ENTRE JANAÚBA E CAPITÃO ENÉAS: ELES VIAJAVAM DE PINDAÍ-BA PARA SÃO PAULO; MOTORISTA DO CAMINHÃO QUE IA PARA JAÍBA ESTÁ INTERNADO EM HOSPITAL

ACIDENTE FATAL NA MG-401 EM JANAÚBA: TRÊS PESSOAS MORRERAM E UMA FICOU FERIDA EM COLISÃO QUE ENVOLVEU TRÊS CAMINHÕES

WAGUIM DA GÁS NORTE PARTIU ETERNAMENTE QUANDO PRATICAVA O QUE GOSTAVA DE FAZER: APROVEITAR A VIDA, VIAJAR PELO BRASIL E PILOTAR MOTOCICLETA

ACIDENTE NA BR-122: UMA MULHER MORREU E 3 PESSOAS FICARAM FERIDAS EM BATIDA DE CARRO COM CAMINHÃO

ACIDENTE FATAL EM JANAÚBA ENVOLVENDO VÍTIMA QUE ESTAVA NUMA BICICLETA E UM ÔNIBUS