FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

Imagem
FUNORTE JANAÚBA... Somos referência... FUNORTE JANAÚBA (38)38213427 (38) 998776968 Endereço: rua Rodolfo Soares de Oliveira, 234, Vila São Vicente, Janaúba/MG.

REGIÃO DO JAÍBA PARTICIPA DA MAIOR FEIRA DE FRUTICULTURA DO MUNDO

JANAÚBA (por Camila Guimarães) – Representantes da Associação Central dos Fruticultores do Norte de Minas (Abanorte), juntamente com produtores, técnicos e agrônomos participaram no mês de fevereiro de mais uma edição da Fruit Logística - maior e mais importante feira no setor da fruticultura – que aconteceu em Berlim, na Alemanha. A Associação esteve com um stand institucional no conjunto do Brasil, patrocinado pelo Projeto Brazilian Fruit coordenado pelo Instituto Brasileiro de Frutas (IBRAF). A delegação brasileira, que contou também com a participação de representantes do Sebrae Minas, Governo de Minas através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Faemg (Federação da Agricultura do Estado de Minas Gerais) e a consultoria comercial (que acompanhou o grupo com uma programação específica) tiveram como objetivos, realizar negócios, abrir novas oportunidades para as frutas tropicais da Norte de Minas e apresentar oficialmente para os importadores e mídia especializada, a Marca da Região do Jaíba.
Foto A.I/Abanorte
Stand brasileiro durante a Fruit Logistica em Berlim, na Alemanha. 
A estratégia da Marca da Região do Jaíba foi apresentada para toda a comunidade frutícola mundial, incluindo instituições, importadores, empresas logísticas e imprensa internacional. A apresentação contou com a participação de aproximadamente 40 pessoas consideradas chaves dentro de seus segmentos profissionais de atuação, principalmente por já conhecerem o Brasil. Segundo a Gerente Executiva da Abanorte, Ivanete Pereira, o lançamento atingiu a todas as expectativas pré-estabelecidas. “A Fruit Logistica é a maior plataforma de encontro de importadores, mídia especializada e empresas do setor frutícola, que se traduz no lugar ideal para dar visibilidade a Estratégia da Marca da Região do Jaíba para o público alvo que já estabeleceu negócios com o Brasil. Esta ação foi estratégica para inserir a Região como a mais nova alternativa de negócios e atração de investimentos para o setor mundial de frutas. Além disso, essa ação provocou a apresentação de matérias sobre o tema a imprensa especializada como a Fruit News e Eurofruit Magazine dando visibilidade e notoriedade a fruticultura Norte Mineira”, citou.
Durante a feira, os presentes aproveitaram para estreitar os laços comerciais já existentes com os distribuidores de frutas de Portugal e abrir oportunidades para novos negócios principalmente com a banana prata. Na ocasião, eles puderam entender as novas tendências de mercado no segmento de frutas tropicais in natura e processadas além de realizar contatos importantes para a fruticultura da região. “No decorrer da feira conversamos com pessoas de suma importância para setor da fruticultura. Entre esses contatos podemos citar o Ministério do Transporte Alemão com objetivo de apresentação da infra-estrutura logística para frutas daquele país; representantes de empresas de embalagens interessadas em desenvolver uma embalagem específica e aderir ao Projeto de Exportação da Banana Prata e com a empresa Univeg (empresa de serviços especializados de logística e distribuição de frescos e congelados) que demonstrou total interesse na importação da banana prata e iniciar projetos Fair Trade (comércio justo) com produtores de limão da região, o que seria uma solução estratégica para a situação atual deste segmento”, conta Ivanete.
Foto A.I/Abanorte
Comissão brasileira durante o lançamento da marca da região do Jaíba na Fruti Logistica 2013, na Alemanha.
A Fruit Logistica possibilitou também a observação de algumas estratégias e movimentações no mercado de alguns concorrentes, com destaque para o Peru, que participou do evento com uma grande comitiva tanto do setor privado como público. “O Peru mostrou competência na produção de algumas frutas tropicais e na exportação dessas frutas como um importante negócio e como prioridade estratégica para os empresários e governo do país. Definitivamente existe comprometimento desse país nessas questões, que, com os projetos de irrigação em implantação, devem ser considerados como importantes concorrentes pelos empresários da região do Jaíba”, analisa a gerente.
Após a participação na feira, no que se refere aos resultados para Região do Jaíba, o diretor presidente da Abanorte, Jorge de Souza, afirma que não existe chance de sucesso na atividade de exportação de frutas sem uma postura profissional e um perfeito entendimento das forças do mercado. Segundo Jorge, a presença da delegação brasileira na Fruit Logística foi uma importante oportunidade de consolidar a estratégia do Arranjo Produtivo Local da Fruticultura (APL), no desenvolvimento e busca de novos mercados e na consolidação das parcerias para os vários projetos em andamento. “Não basta entender as tendências de consumo, os padrões de qualidade, os desafios logísticos sem uma perfeita compreensão de toda a cadeia de valor desse negócio e do estabelecimento de parcerias comerciais estratégicas. O lançamento da Marca da Região do Jaíba foi um passo necessário e importante para a consolidação e reconhecimento da Região como Polo exportador de frutas tropicais e um reforço considerável no comprometimento dos empresários líderes e parceiros com esta estratégia”, explica o diretor.
Jorge ressalta que participar do evento foi uma lição de gestão e abordagem profissional da atividade agrícola, que contribue de maneira significativa para o aprimoramento dos participantes como homens de negócio de Minas Gerais. Ele aproveitou a ocasião para agradecer o apoio dos parceiros estratégicos que juntos permitiram que essa participação acontecesse. “Para os novos empresários e novas lideranças foi um despertar que fará a diferença daqui para frente no planejamento de seus negócios dentro da fruticultura irrigada da Região do Jaíba. Sem renovação das lideranças, o futuro do negócio não existe. Enfim, agradecemos aos parceiros estratégicos envolvidos que tornaram possível a realização com êxito desta missão e para o sucesso da Região do Jaíba é fundamental estarmos cada vez mais alinhados para fortalecer os produtores através da Abanorte”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE FATAL NA BR-251 ENTRE CARRETA E VAN QUE TRANSPORTAVA PACIENTES DE JANAÚBA; SAMU E BOMBEIROS INFORMAM QUE 3 PESSOAS MORRERAM

PROFESSORA DA PREFEITURA DE JANAÚBA MORRE EM ACIDENTE NA MG-401: PROFESSORA ÂNGELA ESTAVA NUMA MOTO ENTRE JANAÚBA E VERDELÂNDIA

AVIÃO CAI NO SUL DE MINAS E DEIXA 7 MORTOS, ENTRE ELES O EMPRESÁRIO JANAUBENSE MARCÍLIO SILVEIRA, FILHO DO JANAUBENSE TONY EQUIPAMENTOS

CORPO DA SERVIDORA CARMEN MADALENA, DA CODEVASF, É SEPULTADO EM JANAÚBA EM CLIMA DE COMOÇÃO; SERVIDORA ELIANE MONÇÃO, VÍTIMA DESSE ACIDENTE, RECEBE ALTA E DEVE CHEGAR À JANAÚBA NESTA SEXTA-FEIRA

RIO GORUTUBA NA COMUNIDADE DE CATUNI, EM FRANCISCO SÁ-MG, NESTE SÁBADO, DIA 02 DE MARÇO DE 2024

DOIS MOTORISTAS E O DONO DO ÔNIBUS MORRERAM COM A COLISÃO EM CAMINHÃO NA BR-122, ENTRE JANAÚBA E CAPITÃO ENÉAS: ELES VIAJAVAM DE PINDAÍ-BA PARA SÃO PAULO; MOTORISTA DO CAMINHÃO QUE IA PARA JAÍBA ESTÁ INTERNADO EM HOSPITAL

ACIDENTE FATAL NA MG-401 EM JANAÚBA: TRÊS PESSOAS MORRERAM E UMA FICOU FERIDA EM COLISÃO QUE ENVOLVEU TRÊS CAMINHÕES

WAGUIM DA GÁS NORTE PARTIU ETERNAMENTE QUANDO PRATICAVA O QUE GOSTAVA DE FAZER: APROVEITAR A VIDA, VIAJAR PELO BRASIL E PILOTAR MOTOCICLETA

ACIDENTE NA BR-122: UMA MULHER MORREU E 3 PESSOAS FICARAM FERIDAS EM BATIDA DE CARRO COM CAMINHÃO

ACIDENTE FATAL EM JANAÚBA ENVOLVENDO VÍTIMA QUE ESTAVA NUMA BICICLETA E UM ÔNIBUS