FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

Imagem
FUNORTE JANAÚBA... Somos referência... FUNORTE JANAÚBA (38)38213427 (38) 998776968 Endereço: rua Rodolfo Soares de Oliveira, 234, Vila São Vicente, Janaúba/MG.

JANAÚBA É REFERÊNCIA MÉDICA NO NORTE DE MINAS E ROTA DO TURISMO DE SAÚDE

JANAÚBA (por Oliveira Júnior*) – A cidade de Janaúba esta entrando na rota do turismo de saúde. Os pacientes que vem acabam trazendo os acompanhantes e, eles vão para o comércio onde acabam comprando vários produtos. Isso é comprovado pela demanda de atividades nesse setor o qual faz com que o município conviva com o chamado turismo de saúde, que é o ato de viajar para tratamento e cuidado, um fenômeno emergente no setor de saúde. Não é raro ouvir a costumeira frase “eu vou para Janaúba”. Todos os dias essa cidade recebe caravanas de visitantes que, aliados a moradores, recorrem às unidades de saúde e aos profissionais com o intuito em obter cuidados médicos, dentários e cirúrgicos. Na maioria das vezes os pacientes estão juntos com acompanhantes.
O turismo de saúde movimenta US$ 60 bilhões por ano no mundo, com uma média de crescimento anual de 35%, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). No Brasil, a projeção de crescimento é de 35% nos próximos cinco anos. Em Janaúba não existem estudos concretos sobre o gasto médio de turistas de saúde na cidade, entretanto, a estimativa é de que enquanto um turista de lazer, por exemplo, gasta aproximadamente R$ 100 por dia, o turista de saúde invista pelo menos o triplo. Além disso, calcula-se que o público vindo da região compreende em mais de 30% dos atendimentos prestados na cidade.
Mas, é notório que o vai e vem de pacientes e acompanhantes proporciona uma rentabilidade em diversos setores da economia, principalmente em lanchonetes e restaurantes, postos de combustíveis, farmácias e até em lojas, pois algumas pessoas aproveitam a estada para realizar compras. Um dos desafios do setor é criar produtos e serviços específicos para este público. Afinal, o turista de saúde viaja acompanhado e, geralmente, gasta duas vezes mais do que o visitante convencional. O setor de saúde, público e privado, gera entre 2 mil e 3 mil empregos diretos em Janaúba.
O que motiva as pessoas a deslocarem-se para cuidar de sua saúde é que isso permite lhes a receber serviços médicos de melhor qualidade do que poderiam em suas cidades. Por isso entende-se que o turismo de saúde é uma nova forma de turismo e um novo segmento de mercado que é o resultado da mudança dos tempos e percepções.
A procura por Janaúba baseia-se no fato da cidade possuir dois hospitais dotados de pronto socorro e maternidade, além de unidade de tratamento intensivo (UTI) adulta e neonatal e o centro de atendimento especializado de média complexidade (o Centro Viva Vida) que foi a primeira unidade dessa natureza a ser implantada no estado de Minas Gerais.
Janaúba é cidade pólo da região da Serra Geral de Minas composta de 16 municípios abrangendo a população estimada de 300 mil habitantes. Parte dos pacientes desses municípios e de localidades do estado da Bahia é atendida em Janaúba onde há 15 clínicas médicas com especialidades em neurologia, otorrinolaringologia, oftalmologia, cardiologia, fisioterapia e ortopedia, entre outras.
Para encaminhar a população aos serviços de saúde pública existe a Programação Pactuada e Integrada (PPI), um processo que, dentre outros fatores, leva em consideração o local onde o morador reside para ele seja encaminhado aos serviços (SUS) mais próximo de sua residência. No entanto, quando o assunto é realizar exames, diagnósticos, tratamentos e demais procedimentos médicos e odontológicos particulares é comum que grande parte da população regional se direcione até Janaúba. A dedução disso é o reflexo do salto de qualidade dos serviços disponibilizados.
Conforme a (revista) MAIS apurou, em Janaúba há entre 60 e 70 médicos com diversas especialidades atendendo a população através de sistemas públicos, convênios e iniciativa privada. Os planos de saúde, a maioria de abrangência nacional, são responsáveis pela grande parte do atendimento do serviço de saúde. E isso facilitou a escolha de especialistas em atender em Janaúba, pois os pacientes buscam a oferta de terapias, a excelência nos serviços e atendimento, os preços acessíveis e, claro, a infra-estrutura com tecnologia avançada e equipamentos de ponta.
O investimento público e privado em Janaúba para se tornar uma referência na área de saúde fundamenta-se no princípio da descentralização desses serviços contribuindo para “desafogar” os grandes centros, caso de Montes Claros, no Norte de Minas, para onde convergiam e, ainda, vão pacientes de dezenas e até centena de municípios para tratamento de câncer ou para cirurgias específicas.
Em 2008, a revista Veja, de circulação nacional, citou que Janaúba é a cidade brasileira de nº 1 em saúde com relação a menor mortalidade infantil. Conforme a publicação na revista semanal de maior circulação no Brasil, naquela ocasião o município de Janaúba registrava apenas 4,1 óbitos por cada 1.000 nascidos. A média nacional era de 25 óbitos por 1.000 nascidos. Essa informação foi reproduzida por informes internacionais ligados à área de saúde.
É claro que a cidade de Janaúba ainda carece de algumas especialidades na área médica, caso de oncologia, porém há um centro que oferece tratamento em média complexidade, caso do Centro Viva Vida que realiza exames de mamografia – inclusive com o mamógrafo importado da Alemanha – que tem como finalidade estudar o tecido mamário.
Entre os equipamentos sofisticados e imprescindíveis nas unidades de saúde públicas e particulares nesta cidade, a MAIS constatou a existência de 02 tomógrafos computadorizados, 02 mamógrafos, 46 reanimadores pulmonares, 17 eletrocardiógrafos, 02 eletroencefalógrafos, 19 optometria, 11 desfibriladores, 04 fototerapia. O município conta com 22 unidades públicas (postos) de saúde, 12 unidades de apoio diagnose e terapia, 03 centros de atenção psicossocial, 15 consultórios médicos, 03 academias de saúde instaladas nos bairros Padre Eustáquio, Rio Novo e Santo Antônio e a oferta de 121 leitos, inclusive UTI adulta e neonatal, cadastrados no município nos dois hospitais. (*texto produzido pelo jornalista Oliveira Júnior e extraído da revista MAIS, edição de agosto de 2012)

Comentários

ESSA PARECE SER A MAIOR MENTIRA DO ANO..
ESSA NEM BRASILEIRO ACREDITA AMIGO

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE FATAL NA BR-251 ENTRE CARRETA E VAN QUE TRANSPORTAVA PACIENTES DE JANAÚBA; SAMU E BOMBEIROS INFORMAM QUE 3 PESSOAS MORRERAM

PROFESSORA DA PREFEITURA DE JANAÚBA MORRE EM ACIDENTE NA MG-401: PROFESSORA ÂNGELA ESTAVA NUMA MOTO ENTRE JANAÚBA E VERDELÂNDIA

AVIÃO CAI NO SUL DE MINAS E DEIXA 7 MORTOS, ENTRE ELES O EMPRESÁRIO JANAUBENSE MARCÍLIO SILVEIRA, FILHO DO JANAUBENSE TONY EQUIPAMENTOS

CORPO DA SERVIDORA CARMEN MADALENA, DA CODEVASF, É SEPULTADO EM JANAÚBA EM CLIMA DE COMOÇÃO; SERVIDORA ELIANE MONÇÃO, VÍTIMA DESSE ACIDENTE, RECEBE ALTA E DEVE CHEGAR À JANAÚBA NESTA SEXTA-FEIRA

RIO GORUTUBA NA COMUNIDADE DE CATUNI, EM FRANCISCO SÁ-MG, NESTE SÁBADO, DIA 02 DE MARÇO DE 2024

DOIS MOTORISTAS E O DONO DO ÔNIBUS MORRERAM COM A COLISÃO EM CAMINHÃO NA BR-122, ENTRE JANAÚBA E CAPITÃO ENÉAS: ELES VIAJAVAM DE PINDAÍ-BA PARA SÃO PAULO; MOTORISTA DO CAMINHÃO QUE IA PARA JAÍBA ESTÁ INTERNADO EM HOSPITAL

ACIDENTE FATAL NA MG-401 EM JANAÚBA: TRÊS PESSOAS MORRERAM E UMA FICOU FERIDA EM COLISÃO QUE ENVOLVEU TRÊS CAMINHÕES

WAGUIM DA GÁS NORTE PARTIU ETERNAMENTE QUANDO PRATICAVA O QUE GOSTAVA DE FAZER: APROVEITAR A VIDA, VIAJAR PELO BRASIL E PILOTAR MOTOCICLETA

TRÁGICO ACIDENTE NA BR-122 CAUSA A MORTE DA EMPRESÁRIA DULCE COSTA LOPO, DA PALIJAN DE JANAÚBA: CARRO CAPOTOU PERTO DE CAPITÃO ENÉAS

ACIDENTE NA BR-122: UMA MULHER MORREU E 3 PESSOAS FICARAM FERIDAS EM BATIDA DE CARRO COM CAMINHÃO