FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

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FUNORTE JANAÚBA... Somos referência... FUNORTE JANAÚBA (38)38213427 (38) 998776968 Endereço: rua Rodolfo Soares de Oliveira, 234, Vila São Vicente, Janaúba/MG.

CAMPANHA POLÍTICA. QUEM PODE GANHAR COM ISSO?

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Em cada esquina da cidade ou no mais simples aconchego da zona rural de Janaúba e região, o dedo de prosa predominante nesta época são as eleições municipais quando o cidadão tem a oportunidade em exercer o princípio da democracia e, com isso, votar naquelas pessoas que, no seu entendimento, estejam preparadas para representar a comunidade tanto no poder legislativo quanto no executivo municipal. Neste ano, os candidatos têm que dispor de mais tempo para visitar os eleitores em casa, no trabalho ou na via pública. Isso porque está proibido o uso de veículos (carro, motocicleta e bicicleta) para a propaganda eleitoral sonora. Essa decisão surgiu de um acordo entre os partidos políticos e o Ministério Público como forma de se evitar o incômodo devido à poluição sonora. Também foram proibidos os foguetórios, as carreatas e a pintura em muros com nomes e números dos candidatos e partido. Diante disso, o pleito de 2012 em Janaúba baseia-se no corpo a corpo, aliado com a tradicional distribuição de “santinhos” (publicidade impressa) com a foto e o número do candidato a prefeito ou a vereador. São 160 candidatos a vereador com custo de campanha indefinido.

Foto Oliveira Júnior

Rodrigo Rodrigues (vice), Yuji Yamada (prefeito), Délio Júnior (vice), José Benedito (prefeito), Ivonei Abade (prefeito) e Valério Dias (vice) candidatos pelo município de Janaúba.

O custo da campanha majoritária em Janaúba, neste ano, poderá ser de R$ 2,5 milhões, média de R$ 51,77 cada voto dos 48.287 eleitores cadastrados no município, conforme dados do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG). Pelo menos essa é a soma do gasto de campanha que os três candidatos a prefeito declararam à Justiça Eleitoral na ocasião do registro de candidaturas. A coligação “Compromisso e União para o Bem de Janaúba” prevê gasto de R$ 1 milhão na campanha dos candidatos a prefeito José Benedito Nunes Neto (PT) e a vice-prefeito Délio Coelho Júnior (DEM). A coligação “Vida e Progresso” prevê gasto de R$ 800 mil na campanha dos candidatos a prefeito Ivonei Abade Brito (PSDB) e a vice-prefeito Valério Dias de Oliveira (PPS). A coligação “Novos Caminhos” prevê gasto de R$ 700 mil na campanha dos candidatos a prefeito Yuji Yamada (PRP) e a vice-prefeito Aldimar Rodrigues Filho, o Rodrigo (PMDB).
Janaúba possui 48 mil eleitores e somente na cidade são mais de 20 mil imóveis, entre residenciais e comerciais. Diante da dificuldade em visitar e conversar com cada eleitor no período de 90 dias – prazo da campanha eleitoral – os candidatos opta pelo mecanismo da multiplicação que a publicidade oferece. Nessa “guerra” pela aceitabilidade dos eleitores predominam o poder de convencimento através do contato pessoal e/ou com o inevitável “santinho”, os adesivos em vários tamanhos fixados em veículos que, em alguns casos, passam a ser definidos como carro-door (publicidade móvel). Nesse aspecto vale a ilusão de ótica de que certo candidato esteja em vários lugares ao mesmo tempo. Nesta época o movimento nas gráficas aumenta, em algumas o serviço dobra possibilitando a contratação de alguns profissionais e até a concessão de horas extras aos funcionários. Segundo um dos profissionais que atuam na área, o faturamento só não será melhor porque aumentou a concorrência na prestação do serviço de adesivos. “Mesmo assim, há um constante movimento em nossa empresa pela obtenção dos materiais de campanha dos candidatos”, citou esse profissional que preferiu não ser identificado. O custo do material varia de acordo com o tipo de propaganda e quantidade. Quanto maior for a quantidade menor poderá ser o preço. Os “santinhos” são confeccionados em milheiros. Há candidato a prefeito que, no primeiro mês de campanha, já espalhou mais de 100 mil “santinhos”. Cada “santinho” custa em média entre 10 e 15 centavos. Os cartazes custam em média um real. Os serviços gráficos também demandam investimentos com banners, bottons, bandeiras, adesivos e informativos.

Foto Oliveira Júnior

Rodrigo com Yuji, José Benedito com Délio e Valério Dias com Ivonei.

Um dos pontos fundamentais da campanha é o marketing. Nesse setor há contratação de profissionais que atuam em médios e grandes centros urbanos, mas a prioridade é para a mão de obra local que possuem tarimbados profissionais em campanhas eleitorais. O marketing tem fundamental importância na campanha pelo fato de apresentar aos eleitores, principalmente os indecisos, o que o candidato tem de melhor.
A coligação “Vida e Progresso” mantêm em sua equipe jornalistas e articuladores responsáveis pela divulgação das ações dos candidatos a prefeito Ivonei Abade Brito (PSDB) e a vice-prefeito Valério Dias de Oliveira (PPS) nas redes sociais, imprensa e nos programas eleitorais no rádio. A coligação “Novos Caminhos” também aposta nas redes sociais, imprensa e no meio radiofônico para divulgar a campanha dos candidatos a prefeito Yuji Yamada (PRP) e a vice-prefeito Aldimar Rodrigues Filho, o Rodrigo (PMDB) que contam com profissionais da área de comunicação. A mídia eletrônica (internet), radiofônica e impressa também recebe atenção por parte da coligação “Compromisso e União para o Bem de Janaúba” que buscam nos profissionais da área de comunicação para divulgarem a campanha dos candidatos a prefeito José Benedito Nunes Neto (PT) e a vice-prefeito Délio Coelho Júnior (DEM).
O gasto ainda pode ser maior, dependendo da quantidade de cabos eleitorais e da estrutura do comitê de campanha. Em média, essa estrutura consome cerca de 60% dos investimentos na disputa. Entre as despesas estão aluguel de veículos, gasolina e contas de água, luz, telefone e internet. Em todas as três candidaturas há um consenso: oferta de emprego para as “formiguinhas”, que são pessoas, a maioria do sexo feminino, que distribuem, de porta em porta, material de campanha do candidato. A quantidade de “formiguinhas” depende do planejamento de cada comitê. Cada uma recebe pela produtividade e ao final de dois meses de campanha podem contabilizar o faturamento entre um e dois salários mínimos. No dia da eleição o número de “formiguinhas” aumenta na média de uma por seção e cada uma poderá receber entre R$ 20,00 e R$ 50,00. Janaúba possui 157 seções eleitorais.
Os candidatos a prefeito Yuji Yamada (PRP) e a vice-prefeito Aldimar Rodrigues Filho, o Rodrigo, adotaram a cor amarela como predominante na campanha que envolve visitações, panfletagem em vias e comícios. A cor vermelha predomina na campanha dos candidatos a prefeito José Benedito Nunes Neto (PT) e a vice-prefeito Délio Coelho Júnior que adotaram bonecos gigantes e ambulantes com caricaturas dos dois candidatos em comício, além das visitações. Os candidatos a prefeito Ivonei Abade Brito (PSDB) e a vice-prefeito Valério Dias de Oliveira (PPS) apostam nos comícios, nas visitações e panfletagens em vias públicas para divulgação da campanha que adotou o azul como cor predominante no material de divulgação. (Fonte: revista MAIS, edição agosto/setembro 2012)


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