FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

Imagem
FUNORTE JANAÚBA... Somos referência... FUNORTE JANAÚBA (38)38213427 (38) 998776968 Endereço: rua Rodolfo Soares de Oliveira, 234, Vila São Vicente, Janaúba/MG.

SEM O “SÃO JOÃO GORUTUBANO”, JANAÚBA PERDE A REFERÊNCIA CULTURAL E “SEPULTA” A MEMÓRIA DO MUNICÍPIO

Foto Oliveira Júnior


São João Gorutubano realizado no governo de Ivonei Abade, em 2008.


JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Alegando falta de dinheiro e devido ao decreto de emergência por causa da estiagem, o prefeito de Janaúba, José Benedito Nunes Neto (PT), anunciou essa semana que a sua administração “Janaúba Bem Melhor Para Todos” não promoverá, neste ano, o tradicional “São João Gorutubano”, festa junina desta cidade.
         Em nota publicada no jornal “Folha do Norte”, a assessoria do prefeito justifica que seria incoerente realizar evento festivo no período em que a municipalidade decretou estado de emergência. A administração cita ainda que a falta de recurso financeiro seja outro entrave para promover esse que, talvez, seria o único evento característico e tradicional mantido há anos pela prefeitura.
O estranho é que texto, provavelmente elaborada pela assessoria do prefeito, acompanhado com fotos, inclusive do prefeito, divulgado nos jornais da cidade nesse final de semana, menciona evento festivo realizado com a participação da prefeitura. Com o título "Unidade de Saúde do Novo Paraíso promove festa junina", a matéria menciona a realização de festividade no dia 14 de junho (em plena vigência no município do decreto de estado de emergência assinado pelo prefeito) com "...a participação da prefeitura e presença do prefeito José Benedito Nunes Neto". Ainda no texto consta que a animação do evento ficou por conta do cantor e compositor "Binha Meia-Noite". O texto finaliza com "...O prefeito destacou a importância da participação de muitas famílias no evento".

Foto Paulo & Galego

Apresentação de danças no São João Gorutubano realizado no governo de Ivonei Abade, em 2008.

         Com o título de “Viva São João Gorutubano”, essa festividade incorporou ao calendário de eventos públicos municipais durante a terceira gestão do prefeito Wildemar (Vivi) Maximino da Cruz (DEM), no período de 1997 a 2000, e foi seguida nas duas administrações do prefeito Ivonei Abade Brito (PSDB), entre 2001 e 2008. A administração do PSDB deixou de realizar o evento numa temporada após o assassinato de um jovem durante a festa. A gestão petista até promoveu o evento em 2009, 2010 e 2011, mas, neste ano, cancelou a festa junina da cidade gorutubana.

Foto Oliveira Júnior

São João Gorutubano realizado no governo de José Benedito, em 2009.

         Aliás, as tradições culturais e memoráveis do povo gorutubano perderam impulso e valor neste ano. O servidor público estadual aposentado e ex-vereador Paulo José de Souza, o Paulo de Marcolino, há dias lamenta o “esquecimento” por parte do poder público municipal das referências deste município. Autor da proposição que instituiu o Dia da Família Gorutubana, lembrado em 13 de maio, Paulo Marcolino chora copiosamente a inexistência de qualquer ato da prefeitura na passagem do Dia da Família Gorutubana. O cantor, compositor e servidor público estadual Argentino Barbosa Ferreira reforça o questionamento do ex-vereador. Integrante de movimento social de âmbito estadual que trata da preservação da memória da raça negra, Argentino Barbosa cobra a homenagem ao povo gorutubano na área central de Janaúba. O ex-vereador Paulo Marcolino também pede pelo retorno desse monumento e também das ações de respeito aos modos e costumes do povo gorutubano.

Foto Oliveira Júnior

Desfile de abertura do São João Gorutubano realizado no governo de Ivonei Abade, em 2008.

GOVERNO DÁ DINHEIRO PARA PREFEITURA QUE PROMOVER EVENTOS CULTURAIS
         Dança do pote, dança da roxa, bumba meu boi, quentão, forró, mostra da blusa gorutubana feita de algodão e símbolo do patrimônio cultural de Janaúba, entre outros atrativos, podem cair no anonimato e, com isso, o município perde a referência cultural. Isso sem considerar que, diante dessa inércia do poder público, a comunidade presencia o “enterro” da memória histórica e cultural de Janaúba.
         Deixar de realizar a tradicional e econômica festividade cultural de Janaúba é, para mim (Jornalista Oliveira Júnior), um grande retrocesso da administração “Janaúba Bem Melhor Para Todos” que tanto vangloria pela conquista do campus da universidade federal – a segunda unidade de ensino superior pública que o município recebe – como marco na educação do município. Desde o Ensino Primário até o Ensino Superior é público e notório que Educação e Cultura “andam de mãos dadas”. Mas, na prática, isso quase não é visível em Janaúba. Uma pena, pois aqui temos riquíssimos potenciais no artesanato, na música, na arte, na escrita, na interpretação, enfim, temos cultura, mas falta mais empenho público na valorização dessa cultura.

Foto Oliveira Júnior

Desfile de abertura do São João Gorutubano realizado no governo de José Benedito, em 2009.

         O mais estranho é alegar a falta de dinheiro para planejar e organizar o “São João Gorutubano”. Ora, pois, o governo concede ajuda financeira aos municípios que investirem em ações na área de cultura: o ICMS Cultural. Esse imposto convertido em compensação financeira corresponde a pontuação em ações, caso de inventário cultural, festividades típicas, aprovação por órgão específico de patriônios culturais, enfim, atitudes de conservação e valorização do que é cultura no município.
         Para quem já promoveu e quem já participou direto ou indiretamente do “São João Gorutubano”, esse evento pouco onera os cofres públicos municipais. A comprovação é simples: o entusiasmo e a criatividade fazem com que a despesa seja menor. Na ornamentação do local, geralmente uma praça, são usados objetos recicláveis e a maioria é reutilizada. As barracas às vezes são alugadas o que contribuem para a redução do gasto com o evento que conta, na maior parte, com artistas locais e regionais.
         Com o fim do “São João Gorutubano” a cidade de Janaúba deixa de realizar o único evento público municipal de graça para o povo. Quem quiser prestigiar e conservar os modos e costumes do povo gorutubano terá que contentar com os eventos familiares ou então promoções particulares em que o cidadão terá custo.

Comentários

DAYSE ART disse…
Que pena JANAÚBA não merece isso, amo muito a cidade, e fico triste porque os que esquecem da cultura são justamente nativos da gorutuba.
Unknown disse…
Cadê o Gorutubano que está no poder e se diz o escolhido do povo, e tem como lema "Bem Melhor para Todos"???
NAO E MOMENTO DE FESTA. CHEGA DE JOGAR DINHEIRO NO LIXO. DEVERIA NAO FAZER REVISTA DE POLICITICAGEM E SIM TAMPAR OS BURACOS DOS ASFALTOS CASCA DE OVO E REMETIOS NOS HOSPITAIS..
ISSO E BRASIL

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE FATAL NA BR-251 ENTRE CARRETA E VAN QUE TRANSPORTAVA PACIENTES DE JANAÚBA; SAMU E BOMBEIROS INFORMAM QUE 3 PESSOAS MORRERAM

PROFESSORA DA PREFEITURA DE JANAÚBA MORRE EM ACIDENTE NA MG-401: PROFESSORA ÂNGELA ESTAVA NUMA MOTO ENTRE JANAÚBA E VERDELÂNDIA

AVIÃO CAI NO SUL DE MINAS E DEIXA 7 MORTOS, ENTRE ELES O EMPRESÁRIO JANAUBENSE MARCÍLIO SILVEIRA, FILHO DO JANAUBENSE TONY EQUIPAMENTOS

CORPO DA SERVIDORA CARMEN MADALENA, DA CODEVASF, É SEPULTADO EM JANAÚBA EM CLIMA DE COMOÇÃO; SERVIDORA ELIANE MONÇÃO, VÍTIMA DESSE ACIDENTE, RECEBE ALTA E DEVE CHEGAR À JANAÚBA NESTA SEXTA-FEIRA

RIO GORUTUBA NA COMUNIDADE DE CATUNI, EM FRANCISCO SÁ-MG, NESTE SÁBADO, DIA 02 DE MARÇO DE 2024

DOIS MOTORISTAS E O DONO DO ÔNIBUS MORRERAM COM A COLISÃO EM CAMINHÃO NA BR-122, ENTRE JANAÚBA E CAPITÃO ENÉAS: ELES VIAJAVAM DE PINDAÍ-BA PARA SÃO PAULO; MOTORISTA DO CAMINHÃO QUE IA PARA JAÍBA ESTÁ INTERNADO EM HOSPITAL

ACIDENTE FATAL NA MG-401 EM JANAÚBA: TRÊS PESSOAS MORRERAM E UMA FICOU FERIDA EM COLISÃO QUE ENVOLVEU TRÊS CAMINHÕES

WAGUIM DA GÁS NORTE PARTIU ETERNAMENTE QUANDO PRATICAVA O QUE GOSTAVA DE FAZER: APROVEITAR A VIDA, VIAJAR PELO BRASIL E PILOTAR MOTOCICLETA

ACIDENTE NA BR-122: UMA MULHER MORREU E 3 PESSOAS FICARAM FERIDAS EM BATIDA DE CARRO COM CAMINHÃO

ACIDENTE FATAL EM JANAÚBA ENVOLVENDO VÍTIMA QUE ESTAVA NUMA BICICLETA E UM ÔNIBUS