FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

Imagem
FUNORTE JANAÚBA... Somos referência... FUNORTE JANAÚBA (38)38213427 (38) 998776968 Endereço: rua Rodolfo Soares de Oliveira, 234, Vila São Vicente, Janaúba/MG.

INCRA ANUNCIA MELHORIAS PARA ASSENTAMENTOS EM JANAÚBA

JANAÚBA – Ausência de sistema de irrigação e de captação de água, escassez de assistência técnica para orientar na exploração da terra e escoamento da produção, falta de estrutura para habitação e saneamento. Essas foram algumas das dificuldades identificadas nos programas de assentamentos em Janaúba e região e expostas, pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e pelas próprios assentados, em audiência pública promovida nessa quinta-feira, dia 1º, pela Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Foto Oliveira Júnior

Audiência pública em Janaúba: da esquerda para a direita, deputado Paulo Guedes; prefeito José Benedito Nunes; deputada Liza Prado; vereador Zacarias de Paula; Carlos Calazans, do Incra, e Sebastião Bizerra, vice-prefeito de Matias Cardoso e representante do Consórcio dos Município da região da Serra Geral de Minas.

Na reunião, solicitada pelo deputado Paulo Guedes (PT), os agricultores também reivindicaram o reconhecimento de propriedade do terreno. Morador do assentamento Dom Mauro, em Nova Porteirinha, próximo a Janaúba, o lavrador Ailson Soares reclamou que há seis anos eles vivem em situação irregular, uma vez que a divisão dos lotes ainda não foi realizada. Já as famílias dos moradores do acampamento Planeta Marte, que atualmente não têm acesso a serviços básicos, como luz elétrica, também cobraram agilidade na liberação de terras, processo que já dura dez anos.
Convidado para a audiência e em missão na região através do projeto “Incra Itinerante”, o superintendente do Incra em Minas, Carlos Calazans, anunciou, para este mês, o lançamento de uma chamada pública para contratação de assistência técnica que ajudará os moradores na exploração e uso das terras no assentamento de Jacaré Grande, em Janaúba. Falou ainda que serão perfurados, já neste ano, poços artesianos e substituída a tubulação para distribuição da água no local e no assentamento Herbert de Souza (Betinho), o segundo maior de Minas Gerais, localizado no município de Bocaiúva. Essas ações serão realizadas mediante liberação de recursos do novo programa federal “Água para Todos”.

Foto Oliveira Júnior

Assentados dos municípios de Janaúba, Nova Porteirinha e Porteirinha participaram da audiência pública da Assembléia Legislativa, em Janaúba, sobre os assentamentos na região.

Calazans anunciou, ainda, para o fim de março, a entrega de mais de 150 máquinas fornecidas pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário, como retroescavadeiras e patrol (uma espécie de trator), para municípios do Norte Minas. Segundo o deputado Paulo Guedes (PT), a aquisição contribuirá para a construção de tanques para abastecimento de água e para a recuperação de estradas que dão acesso aos assentamentos.
Reintegração de terras – Na oportunidade, o superintendente do Incra afirmou que o órgão também fará, em todo o Estado, a reintegração das terras adquiridas ilegalmente por pessoas que não têm perfil para a reforma agrária. O trabalho começará no assentamento Herbert de Souza, onde serão legalizados mais de 400 lotes, e será estendido, ao longo do ano, a outras cidades e distritos do Norte.
Em seu pronunciamento, o prefeito de Janaúba, José Benedito Nunes, pediu ao Incra que regularize a situação dos assentados que compraram terras de pessoas que as receberam da reforma agrária e as comercializaram sem permissão, alegando entre outros pontos, incapacidade de gestão do terreno por falta de assistência. Segundo ele, a comercialização foi feita por falta de informação dos envolvidos. “Os terrenos foram vendidos, na maioria dos casos, para trabalhadores da terra, que ali produzem alimentos para suas famílias e para a região, e não para invasores”, afirmou.
Na reunião, José Benedito mencionou que, das 220 famílias que vivem no assentamento Jacaré Grande, o segundo maior do Estado, 150 já conseguem se auto-sustentar. As demais, no entanto, ainda enfrentam problemas de abastecimento de água e de falta de estradas. Anunciou, ainda, a construção de uma escola na comunidade quilombola da região, que poderá atender também os moradores do assentamento.
DENÚNCIAS DE GRILAGEM – Na audiência, Calazans afirmou que um dos irmãos do prefeito de Janaúba, Amauri Benedito Nunes, acusado de grilagem de terras no assentamento de Jacaré Grande, em denúncia veiculada pelo jornal Estado de Minas, é um legítimo assentado da reforma agrária. “Ele é um homem simples e trabalhador do campo”, disse.
Entretanto, anunciou que vai retirar a posse do lote adquirida por outro irmão do prefeito, Haroldo Benedito Nunes, que, segundo ele, “não tem perfil para reforma agrária”. Em seu pronunciamento, o prefeito de Janaúba José Benedito defendeu seus irmãos das acusações: “embora sejam irmãos do prefeito, são pessoas simples, posseiros”, alegou. Ao todo, 32 lotes serão reintegrados em Jacaré Grande, conforme anunciou Calazans.
A deputado Liza Prado (PSB), que presidiu a reunião, lembrou que o desafio é grande para Carlos Calazans, já que todos os 266 assentamentos do Estado apresentaram irregularidades. “Mas tenho certeza de que, em breve, os problemas serão solucionados”, apostou, satisfeita com o resultado da reunião e com as melhorias previstas pelo Incra.
O deputado Paulo Guedes (PT) elogiou o dinamismo do superintendente Carlos Calazans, mencionando que, em apenas três meses à frente da instituição, ele já esteve em vários assentamentos do Norte de Minas para conhecer de perto as demandas das famílias. “Os processos começaram a sair do papel. Estou otimista com a solução dos problemas”, declarou. (Fonte: Ascom/Almg)

Comentários

IDIOTICE, TAMANHA BESTEIRA E DOAR 30, 40, 50 HECTARES DE TERRAS EM MATO VIRGEM PARA POBRES. NENHUM DELES TEM CONDIÇÃO SEQUER DE COMPRAR UM FIO DE ARAME E ALGUNS POSTES PARA FECHAR A TERRA.
ENTÃO O QUE FAZEM É O SEGUINTE, ARRANCA A LENHA DE QUALQUER MANEIRA,
DEIXANDD OS TOCOS, NAO FECHA O IMOVEL, NAO PAGA IMPOSTOS, DESMATA IRREGULARMENTE, TIRA EMPRESTIMO E DEPOIS, FODA-SE.. QUEM QUISER QUE FIQUE COM O DESERTO CHEIO DE TOCOS.
COMO COLOCAR POBRE NA TERRA, SEM AGUA, SEM LUZ, SEM DINHEIRO E CONDUÇÃO E AINDA COM FILHOS. NEM ESCOLA TEM POR PERTO.
PORQUE NAO FAZER COMO NO PARANA. MEIO HECTARE PARA CADA PESSOA, COM ESCOLA, TRATOS, CASA E MENSALMENTE SAO VISTORIADOS SE ESTAO NO LOCAL. LOTE ABANDONADO E LOTE DEVOLVIDO.
DESCULPE. ESQUECI QUE ESTAMOS NA TERRA SEM LEI. TUDO QUE FOR ERRADO AQUI PASSA POR CERTO

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE FATAL NA BR-251 ENTRE CARRETA E VAN QUE TRANSPORTAVA PACIENTES DE JANAÚBA; SAMU E BOMBEIROS INFORMAM QUE 3 PESSOAS MORRERAM

PROFESSORA DA PREFEITURA DE JANAÚBA MORRE EM ACIDENTE NA MG-401: PROFESSORA ÂNGELA ESTAVA NUMA MOTO ENTRE JANAÚBA E VERDELÂNDIA

AVIÃO CAI NO SUL DE MINAS E DEIXA 7 MORTOS, ENTRE ELES O EMPRESÁRIO JANAUBENSE MARCÍLIO SILVEIRA, FILHO DO JANAUBENSE TONY EQUIPAMENTOS

CORPO DA SERVIDORA CARMEN MADALENA, DA CODEVASF, É SEPULTADO EM JANAÚBA EM CLIMA DE COMOÇÃO; SERVIDORA ELIANE MONÇÃO, VÍTIMA DESSE ACIDENTE, RECEBE ALTA E DEVE CHEGAR À JANAÚBA NESTA SEXTA-FEIRA

RIO GORUTUBA NA COMUNIDADE DE CATUNI, EM FRANCISCO SÁ-MG, NESTE SÁBADO, DIA 02 DE MARÇO DE 2024

DOIS MOTORISTAS E O DONO DO ÔNIBUS MORRERAM COM A COLISÃO EM CAMINHÃO NA BR-122, ENTRE JANAÚBA E CAPITÃO ENÉAS: ELES VIAJAVAM DE PINDAÍ-BA PARA SÃO PAULO; MOTORISTA DO CAMINHÃO QUE IA PARA JAÍBA ESTÁ INTERNADO EM HOSPITAL

ACIDENTE FATAL NA MG-401 EM JANAÚBA: TRÊS PESSOAS MORRERAM E UMA FICOU FERIDA EM COLISÃO QUE ENVOLVEU TRÊS CAMINHÕES

WAGUIM DA GÁS NORTE PARTIU ETERNAMENTE QUANDO PRATICAVA O QUE GOSTAVA DE FAZER: APROVEITAR A VIDA, VIAJAR PELO BRASIL E PILOTAR MOTOCICLETA

ACIDENTE NA BR-122: UMA MULHER MORREU E 3 PESSOAS FICARAM FERIDAS EM BATIDA DE CARRO COM CAMINHÃO

ACIDENTE FATAL EM JANAÚBA ENVOLVENDO VÍTIMA QUE ESTAVA NUMA BICICLETA E UM ÔNIBUS