Postagens

Mostrando postagens de fevereiro, 2011

FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

CONSTRUÇÃO CIVIL DAR MAIS ESTABILIDADE NO EMPREGO, EM JANAÚBA

Imagem
Foto Oliveira Júnior   Em janeiro, o setor de construção civil em Janaúba foi o que mais garantiu permanência no emprego . JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – De cada três trabalhadores contratados para atuarem na construção civil em Janaúba, em janeiro, pelo menos dois operários garantiram a continuidade no emprego. A situação se assemelha com a verificada em janeiro de 2010. Um ano atrás o saldo positivo de posto de trabalho ocupado na construção civil nesta cidade foi 74,07%, enquanto que em janeiro de 2011 a manutenção no emprego atingiu o patamar de 63,33% em relação às admissões.          Em janeiro deste ano o setor da construção civil de Janaúba contratou 30 operários e dispensou 11, contra 27 admissões e 7 demissões ocorridas em janeiro de 2010. Os dados são do Ministério do Trabalho que apontam 263 contratações de trabalhadores e 312 desligamentos de operários, nos últimos 12 meses.          Conforme este blog e o Jornal da Serra Geral apuraram, no mês passado os setores traba

IVONEI PODERÁ SER O DIRETOR-GERAL DO ITER-MG E O FILHO DE DIMAS ASSUME CARGO NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA

De acordo com informações do jornalista Aldeci Xavier, publicada no jornal O Norte na edição de sábado, dia 26 de fevereiro, o ex-prefeito de Janaúba, Ivonei Abade Brito, poderá assumir cargo no governo mineiro. A informação desse jornalista é de que Ivonei Abade foi indicado pelo governador Antonio Anastasia para o cargo de diretor-Geral do ITER – Instituto de Terras do Estado de Minas Gerais, órgão ligado à secretaria de estado de Regularização Fundiária, cujo secretário é o ex-deputado federal Manoel Costa. Outra informação do jornalista Aldeci Xavier, do jornal O Norte, é de que Aldimar Rodrigues Filho, o Rodrigo, passou a fazer parte do gabinete do deputado estadual Tadeuzinho Leite, na Assembléia Legislativa. Rodrigo é filho do superintendente da Codevasf e ex-prefeito de Janaúba, Dimas Rodrigues, que já foi deputado estadual por dois mandatos.

PM DESCOBRE O CALUNIADOR

FATOS E PAUTAS * Oliveira Júnior (e-mail oliveirajunior2@bol.com.br ) Um internauta, que até se passou por “Terezo Bogéa”, enviou, no final de janeiro de 2011, vários comentários em notas publicadas no meu blog (www.oliveirajunior2.blogspot.com) onde falava mal e caluniava autoridades e até este jornalista. Os comentários dele foram excluídos por conter palavras obscenas. Fui informado pelo 51º Batalhão da Polícia Militar de Janaúba que um jovem, de 18 anos, possa ser o autor dos comentários. A PM até “visitou” esse adolescente que, instante antes, teria apagado uma página que mantinha em site de relacionamento pela internet onde fazia apologia à calúnia às autoridades e ao autor desta coluna (FATOS E PAUTAS).

VISITA AO MESTRE LUÍS PERÉ

FATOS E PAUTAS * Oliveira Júnior (e-mail oliveirajunior2@bol.com.br ) Na quarta-feira, dia 23 de fevereiro, estive na minha cidade natal, Montes Claros, visitando meu mestre Luís Carlos (Peré) Novaes, jornalista, escritor e radialista. Apesar de uma estada curta, mas foi o suficiente para lembrar-se de episódios de Janaúba. Um dos mais respeitados jornalista do Norte de Minas, Luís Peré foi quem revolucionou a programação de rádio em Janaúba, cidade onde foi assessor de comunicação e lazer da prefeitura local, tendo valorizado a cultura local, organizou o carnaval 40 Graus com vários atrativos, principalmente a “Piranha do Copo Sujo”, na praia Copo Sujo; e ainda comandou o projeto “Música no Bar” em que retirou músicos do anonimato. Por essa e outras é por isso que peço que a Câmara Municipal de Janaúba conceda, com os devidos merecimentos, a mais alta honraria – o Título de Cidadão Honorário – a Luís Perereca.

COPIANDO ESTA COLUNA

FATOS E PAUTAS * Oliveira Júnior (e-mail oliveirajunior2@bol.com.br ) Uma pessoa de uma rádio na cidade de Nova Porteirinha lê notas desta coluna (FATOS E PAUTAS) em programa da emissora. Até aí tudo bem. Porém, o radialista não cita a fonte, que, neste caso, seria este jornalista e o Jornal da Serra Geral e, sendo assim, fica demonstrado que ele, o “radialista” seja o autor das notas. Ou seja, fazer jornalismo (radio jornalismo) desta maneira é fácil.

EXPÔJANAÚBA SERÁ DE 3 A 12 DE JUNHO

FATOS E PAUTAS * Oliveira Júnior (e-mail oliveirajunior2@bol.com.br ) De 3 a 12 de junho acontecerá a 30ª ExpôJanaúba que terá várias atrações artísticas, dentre elas Renato Teixeira, Jota Quest, César Menotti e Fabiano, Léo Magalhães, Chico Rey e Paraná, Vítor & Léo e Raça Negra. Serão realizados 9 leilões de animais, sendo eles: Mega Leilão Confboi (20h do dia 3/06), 6º Leilão touros nelore Agropeva (20h, 04/06), leilão elite eqüídeos manga larga marchador (20h, 05/06), 4º leilão fazenda Boa Esperança (20h, 06/06), 39º Leilão Elite Noite do Nelore Colonial (20h 07/06), Leilão 2 de Ouro (20h, dia 08/06), 5º Leilão Elite Nelore Lendas do Lago (20h, 09/06), 1º Leilão Elite Nelore Byo e convidados (20h, 10/06) e Leilão Qualidade Nelore (14h, dia 11/06).

REUNIÃO ORDINÁRIA NA CÂMARA DE NOVA PORTEIRINHA

FATOS E PAUTAS * Oliveira Júnior (e-mail oliveirajunior2@bol.com.br ) Sobre a presidência da vereadora Joélia Barbosa, a Câmara de Nova Porteirinha promoveu na quarta-feira, dia 23 de fevereiro, a primeira reunião ordinária deste ano. A reunião seria na semana passada, mas a data foi alterada devido à reforma na sede do poder legislativo. Pelo menos três projetos, dois do executivo e um da Câmara foram distribuídos para as comissões permanentes. A próxima reunião está marcada, inicialmente, no dia 09 de março, na quarta-feira de Cinzas, às 19h.

MONTES CLAROS VENCE O CRUZEIRO POR TRÊS SETS A ZERO

MONTES CLAROS – Pela superliga nacional de vôlei masculino, o Montes Claros venceu o Cruzeiro por três sets a zero, na tarde do último sábado, dia 26 de fevereiro. O Cruzeiro é o terceiro colocado com 42 pontos, o Montes Claros está em quarto lugar com 41 pontos e o Minas é o quinto com 39 pontos.

FUNORTE TROCA DE TÉCNICO

MONTES CLAROS – A diretoria do Funorte anunciou, ontem, domingo, dia 27 de fevereiro, a demissão do técnico Wagner Oliveira. O time do Norte de Minas ocupa a vice-lanterna no Campeonato Mineiro com apenas dois pontos conquistados em cinco partidas Em seu lugar, assume Luiz Eduardo, que estava no Mamoré, de Patos de Minas. No último sábado, o Funorte empatou com a Caldense, por 1 x 1, em Montes Claros.

DEFINIDA A PROGRAMAÇÃO DO CARNAVAL DE JANAÚBA

JANAÚBA – Foi decidido em reunião entre o comando da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Ministério Público, Conselho Tutelar e prefeitura de Janaúba que o local para se promover o carnaval deste município é mesmo na avenida Beira Rio. Os participantes entenderam que essa avenida é o local que oferece mais segurança ao folião, tem mais espaço para a promoção da festa, além de evitar danos à propriedade privada e também ao setor público. ESTRUTURA Será montado um palco na praia Copo Sujo, com programação durante os quatro dias de folia. O circuito fechado será no trecho compreendendo da convergência da avenida Santa Mônica com a avenida Beira Rio até a empresa Norte Sul Ferro e Aço, local onde serão montados dois palcos. Não haverá cobrança de ingressos, camarotes ou abadás. PROGRAMAÇÃO Sábado, dia 5 Praia Copo Sujo, 9h às 15h, com som mecânico e DJ; Praia Copo Sujo, 15h às 18h, Grupo de Pagode Só no Improviso. Avenida Beira Rio, 22h às 0h, Gianine e Banda Grave; Ave

HOMEM MORRE AFOGADO NO RIO SÃO FRANCISCO, EM JANUÁRIA

JANUÁRIA – Um homem ainda não identificado morreu afogado no rio São Francisco, em Januária, aqui no Norte de Minas. O fato aconteceu na tarde de ontem, domingo, dia 27 de fevereiro. De acordo com os bombeiros, o homem provavelmente estaria bêbado, caiu no trecho do rio que é conhecido como Praia Vermelha e se afogou.

MÉDICOS ATENDEM NAS COMUNIDADES DE NOVA PORTEIRINHA, TODOS OS DIAS

Imagem
Foto Oliveira Júnior Atendimento odontológico na Colonização III, em Nova Porteirinha . NOVA PORTEIRINHA (por Oliveira Júnior) – Todos os dias, nas primeiras horas da manhã, profissionais da Secretaria Municipal de Saúde deslocam para a cidade e para as comunidades rurais do município de Nova Porteirinha com o intuito de prestar assistência à população. O “batalhão” de médicos em diversas especialidades, odontólogos, enfermeiros e outros profissionais atende, paralelamente, os pacientes nas unidades de saúde espalhadas pela zona urbanas e nas Colonizações II (Dois), III (Três), Paraguaçu e Ceará.          De acordo com a secretária municipal de Saúde, Eva das Graças Cordeiro, a Prefeitura de Nova Porteirinha cumpre a meta de cobertura quanto ao atendimento médico. “Diariamente há médicos na unidade de saúde da cidade, o mesmo acontece com as comunidades rurais. Em breve entregaremos à comunidade de Furado de Oliveira uma unidade básica de saúde o que proporcionará comodidade e agil

PONTO DE TÁXI

Imagem
Foto Oliveira Júnior Ponto de táxi na avenida do Comércio é usado por taxistas de outras cidades . FATOS E PAUTAS * Oliveira Júnior (e-mail oliveirajunior2@bol.com.br ) Essa semana surgiu a possibilidade da prefeitura de Janaúba liberar mais algumas concessões de táxi na cidade que, atualmente, conta com aproximadamente 50 concessões de táxi e o número pode aumentar em 30%. O problema que a comunidade local enfrenta com o serviço de táxi é o não cumprimento, por parte dele, do rodízio em pontos na cidade, caso dos hospitais Fundajan e Regional, onde é raro encontrar táxi. Até as placas indicativas de dois pontos na avenida do Comércio, no estacionamento ao lado do Banco do Nordeste, foram retiradas há meses e, pasmem, os locais são ocupados por taxistas de outras cidades.

GAROTO DE 17 ANOS TENTA ESTUPRAR MENINA DE 9 ANOS

PORTEIRINHA (por Oliveira Júnior) – A Polícia Militar de Porteirinha apreendeu no último final de semana um adolescente, de 17 anos, por tentativa de violência sexual contra uma menina de 9 anos. O garoto já agiu dessa forma por quatro vezes quando violentou ou tentou estuprar quatro pessoas. Na madrugada do dia 18 de fevereiro, o jovem tarado voltou agir. A ação desse maníaco foi na Vila Guará, na cidade de Porteirinha, na região da Serra Geral de Minas. O garoto de 17 anos entrou numa casa e foi até o quarto onde a criança dormia. O adolescente tapou a boca e tentou estuprar a menina pelo ânus. Como não conseguiu o intuito, o garoto pegou a criança de 9 anos e a levou para fora de casa, onde fez sexo oral com a menina. A mãe da criança acordou com o barulho e encontrou a menina fora de casa. Naquele momento, o garoto tarado fugiu. O caso chegou ao conhecimento da Polícia Militar que, em pouco tempo, localizou o acusado. O adolescente confessou que fez sexo oral e tentou estuprar a me

VICE-PREFEITO VALÉRIO DIAS SE DIZ PREOCUPADO COM EMENDAS CONSEGUIDAS PARA JANAÚBA E OBRAS AINDA NÃO CONCRETIZADAS

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – O vice-prefeito de Janaúba, Valério Dias, se manifestou com relação a possibiidades de perda de recursos para obras na cidade. Valério Dias, que é o autor do pedido ao deputado federal Humberto Souto, para a liberação do recurso para a pavimentação da avenida Tancredo Neves, no bairro Santo Antônio, disse em entrevista ao Jornal da Serra Geral, edição do último final de semana, ter outros pedidos seus atendidos pelo deputado Humberto Souto com recursos para diversas obras na cidade e zona rural. Como exemplo, Valério Dias citou a recuperação da praça da Matriz e também da praça Anchieta. Ainda na reportagem no Jornal da Serra Geral, Valério Dias explica que conseguiu verbas para aquisição de quatro veículos para atender a atenção primária de saúde.

SECRETÁRIO NEGA A PERDA DE VERBA E EXPLICA OBRA DA AVENIDA TANCREDO NEVES

Imagem
Foto PJ Avenida Tancredo Neves, em Janaúba: pavimentação será feita após a drenagem . JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – O secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos de Janaúba, José Luiz Nunes, negou que a prefeitura tenha devolvido dinheiro da pavimentação da avenida Tancredo Neves, no bairro Santo Antônio. Em entrevista ao Jornal da Serra Geral, do último final de semana, o secretário disse que a verba, apesar de liberada, ainda não havia sido depositada na conta da prefeitura. Ele disse que a caixa só a depositará quando as obras, efetivamente, tiverem início. Ao Jornal da Serra Geral, José Luiz citou que as obras de drenagem só poderão ser feitas a partir do momento que o governo estadual liberar o recurso para a drenagem. Na concepção do secretário, o dinheiro ainda não foi liberado, portanto não poderia ter sido devolvido. A devolução do dinheiro da pavimentação teria sido citada por um vereador em reunião na Câmara de Janaúba.

FATOS E PAUTAS

* Oliveira Júnior (e-mail oliveirajunior2@bol.com.br ) QUEM É O SUPLENTE Continua o impasse sobre a quem pertence a vaga no legislativo: partido ou coligação. Caso seja do partido e, na hipótese de algum vereador de Janaúba pedir licença do cargo, haverá uma mudança radical na representação partidária. Por exemplo, em 2008 a bancada PT/PSB/PPS e PCdoB, elegeu dois vereadores: Miguel (PT) e Rosa (PSB). O primeiro suplente dessa coligação é Netim Vicentino, do PT. Não há suplente pelo PSB. A situação pode complicar se, porventura, o vereador Rosa solicitar licença do legislativo. JAIME LACERDA PODE ASSUMIR Em 2008, a coligação PSDB/DEM/PDT/PTB elegeu dois vereadores: José Tarcísio e Cláudio Fidelix, ambos pelo PSDB. Caso um ou os dois peçam licença, as vagas podem ser ocupadas pelos tucanos Jaime Lacerda e Getúlio Martins, 3º e 6º colocados, respectivamente, na coligação, e não pelas ex-vereadoras Elza da Saúde (PDT) e Cristina do Quem Quem (DEM), 1ª e 2ª colocadas, respectivamente,

ASSALTANTES INVADEM CASA, AMARRAM E TRANCAM VÍTIMAS, ROUBAM OBJETOS E SEQÜESTRAM COMERCIANTE

RIACHO DOS MACHADOS (por Oliveira Júnior) – Uma família da cidade de Riacho dos Machados, na região da Serra Geral de Minas, viveu momento de apuros e terror no último final de semana. O fato aconteceu na noite de domingo, dia 20 de fevereiro, numa residência situada na rua Manoel Cordeiro, no centro desta cidade. Dois assaltantes armados com revólver entraram na casa de um comerciante. Os bandidos aproveitaram que o portão não estava trancado. O assalto durou quase duas horas. Nesse período, os ladrões renderam cinco pessoas da família que foram amarradas e trancadas num quarto. Os bandidos roubaram dinheiro, jóias, telefones celulares e diversos objetos, principalmente eletroeletrônicos. A família não informou o valor do prejuízo. Os assaltantes fugiram num carro da família da vítima. Os bandidos ainda levaram o comerciante, que somente foi libertado na rodovia MG-120, três quilômetros da cidade de Riacho dos Machados, na saída para Porteirinha. Tempo depois, a Polícia Militar foi av

PAVIMENTAÇÃO E DRENAGEM

Imagem
Foto PJ Avenida Tancredo Neves com a avenida Beira Rio, no bairro Santo Antônio, em Janaúba . FATOS E PAUTAS * Oliveira Júnior (e-mail oliveirajunior2@bol.com.br ) A reportagem de 1ª página da edição do dia 13 de fevereiro Jornal da Serra Geral e citado nesta coluna, sobre a drenagem e pavimentação da avenida Tancredo Neves, no bairro Santo Antônio, teve repercussão além das fronteiras do estado de Minas e causou rebuliço na cidade. Na segunda-feira, dia 14, representante da prefeitura foi à Caixa solicitar a prorrogação do prazo do convênio. Salientamos que apenas reportamos o que foi dito em plenário na reunião ordinária da Câmara Municipal, no dia 7 deste mês. Naquela ocasião, pelo menos dois vereadores comentaram o que outro vereador teria citado sobre o recurso que, segundo ele, teria “praticamente perdido” e “voltou”, conforme consta do áudio e do vídeo (filmagem) em poder da Câmara e que este jornal possui uma cópia. Ou seja, “contra provas não há argumentos”. Além desta c

LADRÃO ASSALTA EM POSTO DE GASOLINA EM MATO VERDE

MATO VERDE (por Oliveira Júnior) – Na noite do último domingo, dia 20, houve um assalto num posto de gasolina, na cidade de Mato Verde. O ladrão chegou ao local com o rosto tapado e com uma arma na mão quando então anunciou o assalto. A Polícia Militar apurou que o assaltante invadiu o escritório do posto de combustível Paraíso, onde roubou R$ 100,00 do caixa. Antes de fugir, o assaltante roubou R$ 250 de uma pessoa que se encontrava no posto de gasolina.

FROTA DE AMBULÂNCIAS DO SAMU NA REGIÃO DA SERRA GERAL DE MINAS É AMPLIADA

Devido à expansão no Norte de Minas, o SAMU Macronorte recebeu nessa semana duas novas ambulâncias para atender às bases de Monte Azul e Espinosa, na região da Serra Geral de Minas. As bases do Samu em Espinosa e em Monte Azul foram instaladas no ano passado. De acordo com a referência em Transporte do SAMU, Martins Lima Filho, inicialmente, as ambulâncias serão equipadas como unidade básica de saúde. a base de Espinosa atende 31 mil habitantes do município e distritos vizinhos. A média mensal de chamados registrados na base do Samu de Espinosa é de 80 ligações e 30 atendimentos com ambulância. Já em Monte Azul, a base do SAMU atende à população do município, com 22 mil habitantes, além do município de Mamonas e distritos vizinhos. A média mensal de chamados ao Samu de Monte Azul é de 35 ligações e dez atendimentos com ambulância. Para manter o atendimento à população dos 86 municípios que compõem a Macrorregião Norte, o SAMU mantém uma central de regulação que garante escuta médica 24

CÂMARA DE NOVA PORTEIRINHA CONCEDE CIDADANIA HONORÁRIA À MARIA MAGDALENA DE OLIVEIRA

Imagem
Foto Paulo & Galego Maria Magdalena de Oliveira recebe do vereador Gilmar Alves o título de cidadã honorária . NOVA PORTEIRINHA (por Oliveira Júnior) – Em dezembro passado, a Câmara deste município entregou à Maria Magdalena de Oliveira Araújo o título de cidadania honorária de Nova Porteirinha. Essa atitude honrosa foi concedida por indicação do vereador Gilmar Alves de Souza pelos relevantes serviços que a homenageada tem prestado à comunidade de Nova Porteirinha. Maria Magdalena de Oliveira Araújo nasceu no dia 10 de maio de 1963 em Janaúba, sendo filha de José Bispo de Oliveira e Joana Medeiros de Oliveira. Aos 10 anos de idade, Maria Magdalena deixou o Norte de Minas e por oito anos viveu em Guarulhos-SP e Belo Horizonte-MG. Maria Magdalena voltou para Janaúba aos 18 anos quando então conheceu Antônio Araújo de Souza com quem se casou e tiveram 5 filhos: Luciana, Juciê, Kelly, Thiago e Natanael, além de 4 netos. Em 1987, Maria Magdalena mudou-se para a Colonização Mosquito,

PARA NÃO SER MULTADO, MOTORISTA DE ÔNIBUS OFERECE 40 REAIS AOS POLICIAIS MINEIROS NA BR-122, PERTO DE ESPINOSA

ESPINOSA (por Oliveira Júnior) – Um homem de 20 anos foi preso pela Polícia Rodoviária Estadual por tentativa de suborno. Isso aconteceu esta semana na BR-122, perto de Espinosa, na região da Serra Geral, aqui no Norte de Minas. O homem conduzia um ônibus com passageiros do Ceará para São Paulo. para não ser multado por transporte ilegal, o motorista ofereceu 40 reais aos policiais mineiros. No ônibus estavam 31 passageiros. Durante blitz na BR-122, próximo à divisão dos estados Minas Gerais e Bahia, os policiais rodoviários depararam com irregularidades no transporte desses passageiros. Os policiais constataram que o motorista não possuía autorização para o transporte remunerado de passageiros no ônibus. Para não ser multado, o homem ofereceu 40 reais a um dos patrulheiros rodoviários. Diante disso, os policiais mineiro deram voz de prisão ao motorista por suborno. Nessa ação na BR-122, perto de Espinosa, a polícia notificou o motorista por transporte irregular de passageiros do Ceará

SENAR MINAS REALIZA EM MATIAS CARDOSO O CURSO DE BENEFICIAMENTO DA MANDIOCA

MATIAS CARDOSO – O Senar Minas – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – realizou em Matias Cardoso, aqui na região da Serra Geral de Minas, o curso de beneficiamento da mandioca. O curso foi na Comunidade da Ilha, no rio São Francisco, neste município, onde pequenos produtores e trabalhadores rurais aprenderam a transformar a mandioca em vários produtos, como farinha branca e temperada, beiju, polvilho e goma. O cultivo da mandioca é muito comum na região de Matias Cardoso e a transformação na maioria das vezes é feita de forma artesanal. A farinha é uma fonte de renda importante para centenas de pequenos produtores do Norte de Minas que comercializam o produto em feiras livres. Conforme a instrutora Walderez Pinheiro Sarmento, o curso é uma oportunidade para as pessoas aprenderem a fazer novos produtos, ou mesmo aperfeiçoarem a fabricação de farinha, agregando mais valor à produção.

MINISTÉRIO PÚBLICO MANDA PREFEITURA DE JANAÚBA CUMPRI LEI E REALIZAR O CARNAVAL NA AVENIDA BEIRA-RIO

Imagem
Foto Paulo & Galego Carnaval de Janaúba continuará sendo na avenida Beira-Rio, mas, neste ano, poderá não ter abadás, camarotes e trio elétrico. Na foto, aspecto do carnaval de Janaúba em 2010. JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – De nada adiantou a tentativa da prefeitura de Janaúba em mudar o local do carnaval desta cidade, apesar da imprensa ter alertado que a Câmara Municipal teria aprovado trecho da avenida Beira-Rio como o local do circuito do carnaval de Janaúba. No final do mês passado foi anunciado pela prefeitura que a folia janaubense neste ano seria na avenida Manoel Atayde, entre dois postos de gasolina, ou seja, entre a rua João XXIII e a rua São Pedro. Na última terça-feira, dia 15 de fevereiro, o prefeito anunciou que possivelmente mudaria de local e poderia levar o carnaval para a avenida Maurício Augusto de Azevedo, ao lado da antiga praça da Estação. Mas, na quarta-feira, dia 16, em reunião com órgãos públicos ligados à segurança pública e com representantes da p

PAULECA PROPÕE A PAVIMENTAÇÃO DA RUA PORTEIRINHA, ONDE PODERÁ SER INSTALADA A FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR

Imagem
Foto Oliveira Júnior Trecho da rua Porteirinha (lado esquerdo da foto),sem pavimentação, entre o centro e o bairro Padre Eustáquio . JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – O vereador Paulo Roberto de Oliveira (PRB), o Pauleca, apresentou nesta semana uma proposição na reunião ordinária da Câmara Municipal quando então propôs à prefeitura viabilizar a pavimentação do último trecho da rua Porteirinha, paralela à avenida Osvaldo Cruz e à linha férrea, na divisão do centro com os bairros Padre Eustáquio, Nova Esperança e Gameleira.          Além do aspecto urbanístico e arquitetônico que a pavimentação proporcionará, Pauleca entende que esse trecho da rua Porteirinha poderá abrigar a feira da agricultura familiar, realizada nas manhãs de terça-feira e quinta-feira na avenida Brasil.          A proposta do vereador é que seja pavimentada a rua Porteirinha no trecho que compreende desde a rua Belo Horizonte até a rua Marcolino Evangelista Barbosa, antiga rua Tupi. Esse é o único trecho da rua P

PREFEITURA DE JAÍBA CANCELA A FESTA DA BANANA

JAÍBA (por Luís Cláudio Guedes) – O prefeito Jaíba, Sildete Rodrigues, o Detinho, anunciou na quarta-feira, dia 16 de fevereiro, o cancelamento da Festa Nacional da Banana, prevista para ser realizada no final de abril. principal evento de Jaíba, a Festa da Banana tem sido realizada há 16 anos. O prefeito alega perseguição política da oposição local para justificar a não realização da festa da banana, neste ano. Detinho cita que, diante da atual conjuntura política econômica, a promoção da Festa da Banana neste ano poderá levar Jaíba à falência. O prefeito reclama ainda ter assumido gastos não previstos no orçamento do município para honrar gastos com a conclusão ou reparos de obras “mal feitas e inacabadas” herdadas do antecessor. Na Festa da Banana no ano passado, o prefeito Detinho levou para Jaíba a banda de axé Chicletes com Banana, que possui um dos cachês mais caros para shows do gênero no país. Um vídeo no Youtube, pela internet, mostra um animado prefeito prometendo ao lado do

PREFEITURA DE NOVA PORTEIRINHA MELHORA O TRANSPORTE ESCOLAR

NOVA PORTEIRINHA (por Oliveira Júnior) – O início do ano letivo de 2011 no município de Nova Porteirinha tem sido proporcionado com melhorias no transporte escolar. Como forma de oferecer comodidade, conforto, segurança e agilidade no transporte dos alunos, o prefeito Wilmar Soares determinou a renovação na frota de veículos disponíveis para levar e trazer estudantes das comunidades rurais para as escolas nesta cidade.          No princípio deste mês a prefeitura contratou um novo ônibus para o transporte de alunos que estudam em escolas tanto as mantidas pela prefeitura quanto as estaduais. Esse transporte é custeado pela prefeitura e movimenta estudantes das colonizações II e III e ainda da Paraguaçu, além de outras comunidades.

ILUDIDO COM PRÊMIO DE R$ 80 MIL, JANAUBENSE DEPOSITA R$ 570 PARA BANDIDO

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Um morador de Janaúba foi enganado em quase 700 reais. Ele depositou o dinheiro para o golpista que o iludiu com prêmio de R$ 80 mil. A vítima disse que recebeu uma mensagem pelo telefone celular na qual dizia que ele, o morador janaubense, teria sido sorteado pelo programa “avião de prêmios do Faustão” e receberia R$ 80 mil. Ao responder a mensagem recebida pelo telefone celular, o janaubense foi iludido pelo estelionatário que o orientou a realizar um depósito no banco no valor de R$ 570 reais e ainda uma recarga de celular no valor de cem reais, para, assim, ter direito ao prêmio de R$ 80 mil reais. Somente após realizar o depósito bancário e a recarga de crédito no celular do bandido é que o janaubense se deu conta de que teria caído no golpe do prêmio falso de R$ 80 mil reais. Esse fato chegou ao conhecimento da Polícia Militar de Janaúba na tarde de sexta-feira, dia 11 de fevereiro.

EM CAMPANHA ELEITORAL?

FATOS E PAUTAS * Oliveira Júnior (e-mail oliveirajunior2@bol.com.br ) Candidato a vice-prefeito de Nova Porteirinha derrotado em 2008, o empresário Juraci Fagundes Jácome (PSL) virou Consultor para Assuntos Políticos em programa de rádio da qual é dono, juntamente com o ex-deputado estadual Ruy Muniz (DEM). Esse programa de rádio é voltado para os relatos críticos da administração municipal, principalmente de Nova Porteirinha e Janaúba. O detalhe é que Juraci tem demonstrado ser pretenso candidato a prefeito em Nova Porteirinha, o que pode caracterizar como campanha eleitoral extratemporânea, fora de época.

RODOVIÁRIA DE JANAÚBA FICA SEM TERRENO

FATOS E PAUTAS * Oliveira Júnior (e-mail oliveirajunior2@bol.com.br ) A prefeitura de Janaúba repassou para o estado uma área de terreno no bairro Santa Cruz, próximo à avenida Beira-Rio. Esse terreno é para a construção da sede da Superintendência Regional de Ensino e do Pelotão do Corpo de Bombeiros. O detalhe é que esse terreno estava reservado para a construção do novo terminal rodoviário de passageiros de Janaúba. Ainda falta definir o local para a construção da biblioteca pública municipal. Em 2008, ainda na gestão do prefeito Ivonei Abade, o município de Janaúba foi contemplado com recurso de R$ 150 mil para a construção da biblioteca que, atualmente, funciona em imóvel da extinta Rede Ferroviária Federal.

RECEITA DA PREFEITURA DE NOVA PORTEIRINHA É UMA DAS MENORES DA SERRA GERAL DE MINAS

NOVA PORTEIRINHA (por Oliveira Júnior) – Apesar de possuir o segundo melhor PIB (Produto Interno Bruto) individual da região da Serra Geral de Minas, Nova Porteirinha é um dos municípios que menos recebem recursos do governo federal através de transferências constitucionais. Dos 16 municípios dessa região, Nova Porteirinha está em 11º lugar no recebimento de FPM e Fundeb.          O município de Jaíba recebe quase três vezes mais do que Nova Porteirinha de FPM e Fundeb. Em 2010, a prefeitura de Jaíba recebeu R$ 15.909.296,35, enquanto que para Nova Porteirinha foram liberados R$ 5.604.179,26. Ou seja, a prefeitura de Jaíba recebeu R$ 10 milhões a mais em relação à Nova Porteirinha. Isso desmente parte da oposição, que utilizando programa de rádio local tenta desmerecer as ações da prefeitura de Nova Porteirinha ao comparar com as ações da prefeitura de Jaíba, onde se tem mais recursos para administrar.          As prefeituras de Verdelândia, Pai Pedro e Riacho dos Machados também receb

GAROTO DE 16 ANOS MORRE AO BATER MOTO EM MURO

ESPINOSA (por Oliveira Júnior) – Um adolescente de 16 anos morreu em acidente com motocicleta. Essa tragédia aconteceu na cidade de Espinosa, na região da Serra Geral de Minas. De acordo com a Polícia Militar, na noite de domingo, dia 13 de fevereiro, Deibison Oliveira Cerqueira, 16 anos, conduzia uma motocicleta pela rua Lolon Mendes, bairro São Cristovão, na cidade de Espinosa. O adolescente perdeu o controle e, diante disso, a moto bateu num muro. Em conseqüência desse acidente, Deibison Oliveira Cerqueira caiu e ficou gravemente ferido. O jovem foi socorrido por uma equipe do Samu. Porém, antes de chegar ao hospital, o adolescente não resistiu e faleceu.

EM CASA, BMG/MONTES CLAROS SE RECUPERA E VENCE O VÔLEI FUTURO

Imagem
MONTES CLAROS – A derrota para o São Caetano/Tamoyo (SP), na última rodada da Superliga Nacional de Vôlei Masculino 2010/11, já é passado para o BMG/Montes Claros. Na noite de ontem, sexta-feira, dia 18 de fevereiro, o atual vice-campeão do torneio venceu o Vôlei Futuro (SP) por 3 sets a 1 (25/20, 15/25, 28/26 e 25/14), em 1h45, no ginásio Tancredo Neves, em Montes Claros. A partida foi válida pela 8ª rodada do returno da competição. Com o resultado, o BMG/Montes Claros se manteve em 4º lugar com 37 pontos. Já o Vôlei Futuro continua na 7ª colocação com 33 pontos. O destaque da partida dessa sexta-feira foi o oposto do time da casa, Leandrão. O atleta, que começou o jogo no banco de reversas, terminou o confronto como o melhor atleta da partida e levou para casa o troféu VivaVôlei. Leandrão ainda foi o maior pontuador do jogo com 17 pontos. Foto Pollyana Melo O atleta de vôlei Leandrão, do Montes Claros, e o jornalista Oliveira Júnior . “Eu consegui entrar bem na partida e ajudei o

JOVEM EMPINA MOTO NA RODOVIA E CAUSA ACIDENTE; A MOTO CAIU EM CIMA DE BICICLETA ONDE ESTAVA UMA MULHER COM UMA CRIANÇA

VERDELÂNDIA (por Oliveira Júnior) – A irresponsabilidade de um motoqueiro por pouco causaria uma tragédia na rodovia MG-401, trecho entre Janaúba e Verdelândia, na região da Serra Geral de Minas. Três pessoas ficaram feridas nesse acidente que aconteceu na noite de domingo, dia 13 de fevereiro. Uma mulher de 35 anos levava um filho de 11 anos na bicicleta quando então foram atropelados pela motocicleta pilotada por Eriton Samuel Cunha, 26 anos. De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual, o motoqueiro seguia pela estrada de maneira ilegal. A polícia apurou que o rapaz andava pela rodovia com a motocicleta empinava, ou seja, o veículo era pilotada na estrada apenas com uma roda. Ao realizar essa manobra irresponsável, ou seja, empinando a moto, o rapaz perdeu o equilíbrio e diante disso caiu em cima da bicicleta onde se encontravam uma mulher e uma criança. Em conseqüência desse acidente, a mulher e o filho ficaram feridos, o mesmo aconteceu com o motoqueiro. Eles foram encaminhados ao

FATOS E PAUTAS

* Oliveira Júnior (e-mail oliveirajunior2@bol.com.br ) VISITA AO SECRETÁRIO A vice-prefeita de Nova Porteirinha, Marilza Pereira Mendes (PP), esteve na semana passada, início de fevereiro, em Belo Horizonte, onde manteve audiência com o Secretário de Estado para o Desenvolvimento do Norte de Minas e dos vales do Jequitinhonha e Mucuri, deputado estadual Gil Pereira (PP). Na oportunidade, Marilda reiterou ao secretário-deputado o apreço do povo de Nova Porteirinha e solicitou lhe, por parte do governo do estado, atenção ao município. Na visita ao secretário-deputado Gil Pereira, a quem apoiou na última eleição, a vice-prefeita Marilza esteve acompanhada do secretário municipal de Agricultura, o ex-vereador Aélcio José dos Santos. TROCA DE COMANDO O janaubense Hélio dos Anjos trocou o comando técnico do Vila Nova-GO pelo Sport de Recife. Hélio ficou um mês e meio no time goiano, onde, em 7 jogos, teve 4 vitórias, dois empates e uma derrota. E, no dia 8 de fevereiro, assumiu a comissã

RAPAZ É ROUBADO EM 250 REAIS AO SER ENGANADO POR DOIS GOLPISTAS QUE LHE PAGARIAM 150 REAIS COM A VENDA DE UM RELÓGIO POR QUASE TRÊS MIL REAIS

PORTEIRINHA (por Oliveira Júnior) – Um morador de 26 anos da cidade de Porteirinha foi vítima do golpe da venda do relógio. Iludido por uma comissão de R$ 150, esse morador “emprestou” R$ 250 para dois homens que lhe aplicaram o golpe. O fato aconteceu no dia 11 de fevereiro. O morador estava sentado na praça São Joaquim, no centro da cidade de Porteirinha. Um homem na faixa etária de 50 anos e socialmente bem vestido se aproximou do morador e peguntou sobre venda de saca de milho. Em seguida apareceu outro homem, também com roupas sociais, oferecendo a venda de um relógio por R$ 2.800. Os ladrões aplicaram o golpe no morador. Um dos bandidos manifestou interesse em comprar o relógio do comparsa, mas para isso precisaria contar com a ajuda do ingênuo morador, que não desconfiou de nada. Iludido pela comissão de R$ 150 reais, o morador até emprestou R$ 250 reais para um dos golpistas “comprar” o relógio. Pouco tempo depois que o “vendedor” e o “comprador” do relógio afastaram-se da praç

COMEÇA AMANHÃ A DECISÃO DO CAMPEONATO REGIONAL DE FUTEBOL DE MATO VERDE

MATO VERDE (por Oliveira Júnior) – Neste final de semana acontecerá a primeira partida da decisão do campeonato de futebol regional de Mato Verde. A decisão do título será entre o Ferroviário de Mato Verde e o REC de Santo Antônio do Retiro. A final será disputada em dois jogos. O primeiro será amanhã, domingo, dia 20 de fevereiro, às 17h no estádio municipal de Mato Verde, local onde também haverá a segunda e decisiva partida. Ferroviário de Mato Verde e o REC de Santo Antônio do Retiro são os finalistas do campeonato regional de futebol promovido pela Prefeitura de Mato Verde.

ASSALTANTES JOGAM MADEIRA NA ESTRADA DO TIRA FOGO, EM JANAÚBA, PARA ROUBAREM CELULAR E MOTOCICLETA

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Tanto a Polícia Militar quanto a Polícia Civil de Janaúba intensificaram na quinta-feira, dia 17 de fevereiro, as investigações para identificar e localizar dois assaltantes que roubaram uma motocicleta, na tarde de quarta-feira, dia 16 de fevereiro, na estrada de acesso ao povoado de Tira-Fogo, município de Janaúba. Levantamentos iniciais por parte da PM apontam que os ladrões jogaram um pedaço de madeira na estrada, fazendo com que os motoristas e motoqueiros parassem. Na tarde de quarta-feira, os assaltantes abordaram um produtor rural na estrada que dá acesso à comunidade de Tira-Fogo. Os ladrões estavam com o revólver com o qual intimidou a vítima. Eles jogaram o produtor no chão e roubaram lhes um telefone celular e a motocicleta YBR, cor azul, placa HEY-8205. A Polícia Militar localizou, quinta-feira, dia 17, essa motocicleta na cidade de Jaíba. O veículo estava abandonado numa via pública de Jaíba.

PARA NÃO SER MULTADO POR CARTEIRA VENCIDA, MOTORISTA TENTA SUBORNAR POLICIAIS EM ESPINOSA COM 50 REAIS

ESPINOSA (por Oliveira Júnior) – Um homem de 70 anos foi preso pela Polícia Rodoviária Estadual, na BR-122, em Espinosa. A prisão aconteceu no dia 12 de fevereiro porque o homem tentou subornar os policiais. Ele ofereceu R$ 50 aos policiais para não multá-lo por portar carteira de habilitação com validade vencida. Durante blitz na BR-122, na divisa dos estados Minas Gerais e Bahia, os patrulheiros rodoviários, soldado Poluciano e soldado Euclésio, pararam um automóvel Corcel, com placa da Bahia. O motorista, um homem de 70 anos, apresentou a carteira de habilitação vencida em novembro de 2003, ou seja,essa carteira de motorista perdeu a validade há sete anos. Ao ser avisado que seria multado, o motorista retirou da carteira R$ 50 e ofereceu aos militares. Diante daquela situação de suborno, os policiais rodoviários de Minas Gerais prenderam o motorista, que foi levado para a Delegacia de Polícia de Espinosa.

RAPAZES DE PORTEIRINHA USAM REVÓLVER FURTADO NA BOLÍVIA PARA TENTAR ASSALTAR CAMINHONEIRO NA BR-122

PORTEIRINHA (por Oliveira Júnior) – Dois rapazes, um de 24 anos e outro de 28 anos, foram presos pela Polícia Militar de Porteirinha sob acusação de tentativa de assalto na BR-122, trecho entre Porteirinha e Janaúba. Isso aconteceu na noite do dia 11 de fevereiro. Os rapazes usaram um revólver furtado na Bolívia para tentar assaltar um caminhoneiro. O motorista foi baleado num dos braços ao reagir ao assalto. Ele jogou o caminhão em cima da motocicleta onde se encontravam os ladrões. Os assaltantes caíram e ficaram feridos. A moto teve amassamento. Os assaltantes estavam com um revólver furtado de um boliviano da cidade de Potosí, na Bolívia. A PM prendeu Divaldo Pires Costa, 28 anos, e Alberto Lourenço da Silva, 24 anos. O detalhe é que no momento que a equipe da PM de Porteirinha deslocava para a rodovia para atender a denúncia de tentativa de assalto e de homicídio ao caminhoneiro, os policiais encontraram dois rapazes feridos e empurrando a moto. Conversaram com eles, mas não imagi

COM 11 FACADAS, FILHO MATA O EX-PARCEIRO DA AMANTE DO PAI

MANGA – Na madrugada de sábado, dia 12 de fevereiro, aconteceu um homicídio na cidade de Manga. Para defender a família, um jovem de 19 anos é acusado de matar Cirso Braga de Oliveira, o Paraná, 45 anos, com 11 golpes de faca. Esse crime aconteceu na avenida Cássio Pessoa, bairro Nova Brasília, em Manga, aqui no Norte de Minas. A Polícia Militar prendeu Ulisses Fábio Silva Pereira, conhecido como Pingo, 19 anos. De acordo com a PM, o jovem confessou o crime. Cirso Braga ameaçava a família de Pingo. O motivo do assassinato pode ter sido motivado por ciúmes. O pai de Pingo namora a ex-companheira de Cirso Braga de Oliveira.

CARRO CAPOTA E DEIXA UM BEBÊ E DUAS PESSOAS FERIDAS, NA BR-122, ENTRE JANAÚBA E CAPITÃO ENÉAS

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Um bebê de um ano e duas pessoas ficaram feridos em acidente na BR-122, trecho entre Capitão Enéas e Janaúba, na tarde de quarta-feira, dia 16 de fevereiro. De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual, as vítimas estavam num carro, que capotou na rodovia. A família é da cidade mineira de Mariana e se encontrava a passeio pelo Norte de Minas. As vítimas estavam no automóvel Tempra. O motorista perdeu o controle e diante disso o carro saiu da pista e capotou. Em conseqüência desse acidente, as vítimas, dentre elas um bebê de um ano, tiveram ferimentos leves.

CÂMARA DE NOVA PORTEIRINHA CONCEDE MOÇÃO HONROSA AO ASILO DE JANAÚBA

Imagem
Foto Paulo & Galego Vereadora Maria Antônia Lima entrega aos diretores e às hospedes do asilo a moção honrosa . NOVA PORTEIRINHA (por Oliveira Júnior) – Em dezembro passado, a Câmara deste município entregou ao Asilo São Vicente de Paulo, de Janaúba, a moção honrosa. Essa atitude honrosa ao asilo foi concedida por indicação da vereadora Maria Antônia Lima Rodrigues pelos relevantes serviços que a instituição tem prestado à comunidade de Nova Porteirinha. Instituição filantrópica sem fins lucrativos, o Asilo São Vicente de Paulo, de Janaúba, pertence à Sociedade de São Vicente de Paulo. O asilo foi fundado em 7 de junho de 1987 tendo como primeiro presidente o confrade Antônio Rodrigues Nascimento, o Toninho Vicentino, ex-vereador por Janaúba. Inicialmente, o asilo de Janaúba recebeu o nome de Lar Irmã Piedad e depois foi transformado em asilo São Vicente de Paulo. Dividido em dois pavimentos com 34 quartos, o asilo tem capacidade para acolher 70 pessoas. Até então, esse asilo j