FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

Imagem
FUNORTE JANAÚBA... Somos referência... FUNORTE JANAÚBA (38)38213427 (38) 998776968 Endereço: rua Rodolfo Soares de Oliveira, 234, Vila São Vicente, Janaúba/MG.

EXPANSÃO DA UNIVERSIDADE DE DIAMANTINA GERA POLÊMICA NO ESTADO

Deputado Luiz Henrique: “Torço para que os campi se instalem no Jequitinhonha e Mucuri, mas que a instituição possa se expandir para outros locais de Minas também”.

DIAMANTINA – O que seria, em princípio, uma boa notícia para a educação em Minas Gerais tem provocado polêmica no Estado. É que o Ministério da Educação irá expandir o campus da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), mas para localidades consideradas distantes de onde está instalada. Com o objetivo de debater o assunto, deputados e a comunidade interessada se reuniram em uma audiência pública promovida pelas comissões de Defesa do Consumidor e do Contribuinte e de Educação, Ciência, Tecnologia e Informática da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O encontro foi ontem, quinta-feira, dia 24 de novembro, nesta cidade.
A ideia do Governo Federal, anunciada pela presidenta Dilma Rousseff em 16 de agosto, é construir novos campi em Unaí (Noroeste), próximo da divisa com o Distrito Federal, e Janaúba (Norte). Dessa forma, a região dos vales se mobiliza para tentar reverter o atual quadro e levar o investimento para a construção dos novos espaços universitários em cidades da região.
O deputado Délio Malheiros (PV), autor do requerimento para a audiência, disse que o Conselho Universitário da UFVJM já aprovou a instalação dos campi nas cidades indicadas pelo Governo Federal, porém acredita ser necessário questionar a decisão. “Vamos lutar para trazer os campi para os vales. Não faz sentido privilegiar outros locais do Estado em detrimento de onde a universidade foi implantada”, salientou.
A presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), de Almenara, e membro do movimento “A UFVJM é Nossa!”, Zinelma Calheiros, disse estar “indignada” com o que está acontecendo. “Desde 2005, reivindicamos um campus em Almenara. Na época da criação da universidade, ficou acertado que teríamos direito a novos campi”, disse. Para ela, a ida da UFVJM para a cidade representaria não apenas um ganho cultural e educacional, mas, também, um incremento econômico para o município.
A opinião é compartilhada pela secretária de Saúde de Itaobim, Maflávia Ferreira. Ela reivindica, também, uma expansão da universidade para o médio e o baixo Jequitinhonha, “regiões não assistidas por ensino superior gratuito”. Ela afirmou que um estudo feito em Itaobim indica que o município é estratégico para receber uma extensão da UFVJM. “É alto o fluxo de veículos e pessoas que passam dentro da cidade. Além disso, toda nossa região conta com cerca de 120 mil jovens entre 15 e 21 anos”, afirmou.
O prefeito de Diamantina, Geraldo da Silva Macedo, disse que, “com a união de todos”, haverá “força o suficiente para se alcançar a vitória” nessa questão. “Se perdemos os novos campi, daqui a pouco, a sede em Diamantina acabará mudando de local também”, criticou. O deputado Luiz Henrique (PSDB) acredita ser necessário que a universidade atenda, primeiramente, a região. “Torço para que os campi se instalem no Jequitinhonha e Mucuri, mas que a instituição possa se expandir para outros locais de Minas também”.
O deputado Célio Moreira (PSDB) disse entender a necessidade do Norte de Minas em ter uma universidade, mas salientou que seja feito um esforço para que a região tenha a sua própria faculdade. “Sobre os novos campi, vamos brigar para que se instalem nas regiões próximas a Diamantina”, ressaltou.
A Faculdade Federal de Odontologia de Diamantina (Fafeod) foi federalizada em 17 de dezembro de 1960. Em 2002, transformou-se em Faculdades Federais Integradas de Diamantina (Fafeid). Porém, no ano de 2005, foram elevadas à condição de Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Atualmente, a instituição dispõe, no total, de 32 cursos de graduação. (Fonte: Ascom/Almg)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE FATAL NA BR-251 ENTRE CARRETA E VAN QUE TRANSPORTAVA PACIENTES DE JANAÚBA; SAMU E BOMBEIROS INFORMAM QUE 3 PESSOAS MORRERAM

PROFESSORA DA PREFEITURA DE JANAÚBA MORRE EM ACIDENTE NA MG-401: PROFESSORA ÂNGELA ESTAVA NUMA MOTO ENTRE JANAÚBA E VERDELÂNDIA

AVIÃO CAI NO SUL DE MINAS E DEIXA 7 MORTOS, ENTRE ELES O EMPRESÁRIO JANAUBENSE MARCÍLIO SILVEIRA, FILHO DO JANAUBENSE TONY EQUIPAMENTOS

CORPO DA SERVIDORA CARMEN MADALENA, DA CODEVASF, É SEPULTADO EM JANAÚBA EM CLIMA DE COMOÇÃO; SERVIDORA ELIANE MONÇÃO, VÍTIMA DESSE ACIDENTE, RECEBE ALTA E DEVE CHEGAR À JANAÚBA NESTA SEXTA-FEIRA

RIO GORUTUBA NA COMUNIDADE DE CATUNI, EM FRANCISCO SÁ-MG, NESTE SÁBADO, DIA 02 DE MARÇO DE 2024

DOIS MOTORISTAS E O DONO DO ÔNIBUS MORRERAM COM A COLISÃO EM CAMINHÃO NA BR-122, ENTRE JANAÚBA E CAPITÃO ENÉAS: ELES VIAJAVAM DE PINDAÍ-BA PARA SÃO PAULO; MOTORISTA DO CAMINHÃO QUE IA PARA JAÍBA ESTÁ INTERNADO EM HOSPITAL

ACIDENTE FATAL NA MG-401 EM JANAÚBA: TRÊS PESSOAS MORRERAM E UMA FICOU FERIDA EM COLISÃO QUE ENVOLVEU TRÊS CAMINHÕES

WAGUIM DA GÁS NORTE PARTIU ETERNAMENTE QUANDO PRATICAVA O QUE GOSTAVA DE FAZER: APROVEITAR A VIDA, VIAJAR PELO BRASIL E PILOTAR MOTOCICLETA

ACIDENTE NA BR-122: UMA MULHER MORREU E 3 PESSOAS FICARAM FERIDAS EM BATIDA DE CARRO COM CAMINHÃO

ACIDENTE FATAL EM JANAÚBA ENVOLVENDO VÍTIMA QUE ESTAVA NUMA BICICLETA E UM ÔNIBUS