FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

Imagem
FUNORTE JANAÚBA... Somos referência... FUNORTE JANAÚBA (38)38213427 (38) 998776968 Endereço: rua Rodolfo Soares de Oliveira, 234, Vila São Vicente, Janaúba/MG.

PREFEITO PASSA A SER ELEITOR EM MUNICÍPIO VIZINHO ONDE PRETENDE SER CANDIDATO A PREFEITO

Foto Oliveira Júnior

Governador Antônio Anastasia e o prefeito de Matias Cardoso, João Cordoval, o João Pescador.


MANGA (por Luís Cláudio Guedes) – O assunto quase passa em brancas nuvens. O prefeito de Matias Cardoso, João Cordoval, o João Pescador (PT), deu um passo concreto na anunciada estratégia de continuar na política quando concluir o segundo mandato à frente do município barranqueiro, no final do próximo ano.
Pescador transferiu o seu domicílio eleitoral para a vizinha cidade de Manga e parece resolvido a levar a sério a hipótese de participar, em algum nível de inserção no petismo local, da sucessão do atual prefeito, Joaquim Oliveira (PPS).
Ao longo do último ano, e antes de pular o córrego de vez, João Pescador tomou outra providência que indica o seu desejo de se inserir no cotidiano dos manguenses: comprou uma casa na cidade e virou arroz de festa em todos os acontecimentos do município. Ninguém leva muito a sério a possibilidade de Cordoval disputar mesmo a prefeitura de Manga, entre outros motivos porque o PT local, controlado pelo deputado estadual Paulo Guedes, já tem projeto eleitoral mais ou menos definido.
Além disso, há ainda o fato da Justiça Eleitoral ter colocado na mira os chamados ‘prefeitos itinerantes’ – aquela turma que, a exemplo de Cordoval, planeja mudar de domicílio eleitoral com o objetivo de burlar a determinação constitucional que limita a possibilidade de reeleição há apenas um mandato.
Sinais trocados
Em abril deste ano, o plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou jurisprudência da Corte no sentido de que só é possível uma reeleição subsequente para o cargo de prefeito, mesmo sendo em municípios diversos. Os ministros negaram, por maioria, recurso de Janainna Pinto Marques, eleita prefeita de Luzilândia (PI) em 2008 que, junto com o vice Alberto Jorge de Carvalho, foram cassados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí.
Janainna Pinto Marques exerceu dois mandatos consecutivos no cargo de prefeito do município piauiense de Joca Marques, em 1996 e 2000, e foi eleita e reeleita ao mesmo cargo no município de Luzilândia, em 2004 e 2008.
Mas nem mesmo o TSE se entende sobre a matéria. No início deste mês, a Corte decidiu que o prefeito de Florianópolis (SC), Dario Berger (PMDB-SC), não pode ser considerado prefeito itinerante e, por isso, não mereceu ter seu mandato cassado. Para a coligação adversária, que pediu a cassação de Berger, ele estaria exercendo o quarto mandato consecutivo, pois foi eleito e reeleito em São José, município da região metropolitana de Florianópolis, respectivamente nos anos de 1996 e 2000. E, ao final de seu segundo mandato em São José, em 2003, transferiu o domicílio eleitoral para Florianópolis, onde foi eleito em 2004 e reeleito em 2008. Berger permanece firme no cargo.
Cordoval volta a lançar a rede, a exemplo do que fez em Matias Cardoso há pouco mais de uma década, quando era um anônimo visitante esporádico da cidade recém-emancipada de Manga. O agora prefeito comprou uma casa na cidade, local em que reunia na beira do ‘Velho Chico’ convidados e amigos trazidos de Belo Horizonte, onde morava então, para pescarias no rio. Suas festas ficaram famosas na pequena cidade, por oferecer pratos típicos e bebida farta.
Foi assim, em relato mal resumido, que ele conseguiu ‘fisgar’ dois mandatos de prefeito em Matias Cardoso. 

Comentários

Unknown disse…
Esse Cordoval, é o maior Cara de Pau...
Tudo bem que temos o Direito de Escolher o Voto, más isso não garante que está fazendo isso por bons olhos...

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE FATAL NA BR-251 ENTRE CARRETA E VAN QUE TRANSPORTAVA PACIENTES DE JANAÚBA; SAMU E BOMBEIROS INFORMAM QUE 3 PESSOAS MORRERAM

PROFESSORA DA PREFEITURA DE JANAÚBA MORRE EM ACIDENTE NA MG-401: PROFESSORA ÂNGELA ESTAVA NUMA MOTO ENTRE JANAÚBA E VERDELÂNDIA

AVIÃO CAI NO SUL DE MINAS E DEIXA 7 MORTOS, ENTRE ELES O EMPRESÁRIO JANAUBENSE MARCÍLIO SILVEIRA, FILHO DO JANAUBENSE TONY EQUIPAMENTOS

CORPO DA SERVIDORA CARMEN MADALENA, DA CODEVASF, É SEPULTADO EM JANAÚBA EM CLIMA DE COMOÇÃO; SERVIDORA ELIANE MONÇÃO, VÍTIMA DESSE ACIDENTE, RECEBE ALTA E DEVE CHEGAR À JANAÚBA NESTA SEXTA-FEIRA

RIO GORUTUBA NA COMUNIDADE DE CATUNI, EM FRANCISCO SÁ-MG, NESTE SÁBADO, DIA 02 DE MARÇO DE 2024

DOIS MOTORISTAS E O DONO DO ÔNIBUS MORRERAM COM A COLISÃO EM CAMINHÃO NA BR-122, ENTRE JANAÚBA E CAPITÃO ENÉAS: ELES VIAJAVAM DE PINDAÍ-BA PARA SÃO PAULO; MOTORISTA DO CAMINHÃO QUE IA PARA JAÍBA ESTÁ INTERNADO EM HOSPITAL

ACIDENTE FATAL NA MG-401 EM JANAÚBA: TRÊS PESSOAS MORRERAM E UMA FICOU FERIDA EM COLISÃO QUE ENVOLVEU TRÊS CAMINHÕES

WAGUIM DA GÁS NORTE PARTIU ETERNAMENTE QUANDO PRATICAVA O QUE GOSTAVA DE FAZER: APROVEITAR A VIDA, VIAJAR PELO BRASIL E PILOTAR MOTOCICLETA

ACIDENTE NA BR-122: UMA MULHER MORREU E 3 PESSOAS FICARAM FERIDAS EM BATIDA DE CARRO COM CAMINHÃO

ACIDENTE FATAL EM JANAÚBA ENVOLVENDO VÍTIMA QUE ESTAVA NUMA BICICLETA E UM ÔNIBUS