FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

Imagem
FUNORTE JANAÚBA... Somos referência... FUNORTE JANAÚBA (38)38213427 (38) 998776968 Endereço: rua Rodolfo Soares de Oliveira, 234, Vila São Vicente, Janaúba/MG.

GOVERNO LIBERA UNIVERSIDADE FEDERAL PARA JANAÚBA ATENDENDO AO MOVIMENTO CRIADO EM 2008. PRIMEIRO VESTIBULAR PODERÁ SER EM AGOSTO DE 2012

Foto crédito Paulo & Galego


O então ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, ouvia a reivindicação dos produtores Fátima Leite e Idalino Cardoso em prol da universidade federal em Janaúba e apoio aos produtores rurais da região da Serra Geral de Minas.


JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – A presidente da República, Dilma Rousseff, assinou nesta terça-feira, dia 16 de agosto, a autorização pela implantação de faculdades federais no município de Janaúba. O anúncio é da empresária e produtora rural janaubense Maria de Fátima Leite, que coordenou há mais de três anos o movimento em favor da criação de instituição de Ensino Superior público federal neste município.
         Segundo Fátima Leite, a proposta do governo federal é implantar em Janaúba o núcleo da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri. No dia 5 de janeiro de 2008, Fátima Leite iniciou a campanha pró-universidade federal na região de Janaúba. A mobilização teve como finalidade recolher assinaturas de estudantes e moradores dos municípios que compõe a região da Serra Geral de Minas. (Publicado no site do jornal O Norte no dia 08 de janeiro de 2008, acessível pelo seguinte endereço eletrônico http://www.onorte.net/noticias.php?id=12562)
       
Foto Oliveira Júnior 05/01/2008

Campanha pela coleta de assinaturas em prol da universidade pública federal começou no dia 5 de janeiro de 2008 com apoio da Prefeitura de Janaúba, gestão do prefeito Ivonei Abade Brito, e coordenada por Fátima Leite, do laticínio Leitejan.

  “Para mim é uma grande alegria em ter contribuído para que as nossas comunidades sejam atendidas pelas ações governamentais. A universidade pública federal em Janaúba trará uma grande motivação para as famílias, pois os filhos deixaram de ir embora para outros centros urbanos”, declarou Fátima Leite que, ao lado do marido, o produtor rural e empresário do ramo de laticínio, Idalino Cardoso, incorporou desde o início ao programa Fome Zero Leite pela Vida, ação social do governo federal em parceria com o governo do estado.


Carta que Fátima Leite enviou ao presidente Lula, em junho de 2009, solicitando a Universidade Federal para a região de Janaúba.
         O anúncio da produtora rural Fátima Leite foi confirmado pelo prefeito de Janaúba, José Benedito Nunes Neto, que seguiu nessa segunda-feira, dia 15, para Brasília-DF, onde, pretende, nesta terça-feira, assinar a documentação com relação à criação do núcleo da Universidade Federal do Norte de Minas e do Vale do Jequitinhonha, em Janaúba.
         Quanto aos cursos a serem instalados vai depender de uma análise da universidade e das comunidades da região de Janaúba.O primeiro vestibular das faculdades federais de Janaúba está previsto para agosto de 2012.

Comentários

Maria Candida disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Maria Candida disse…
Fico feliz em saber que Janaúba está avançando no que diz respeito a educação,conquistando uma Universidade Federal. E gostaria de ressaltar que o apoio do prefeito José Benedito Nunes Neto foi de suma importância para que o nosso município fosse atendido pelas ações governamentais.

Maria Candida
Maria Candida disse…
Fico feliz em saber que Janaúba está avançando no que diz respeito a educação, conquistando uma Universidade Federal. E gostaria de ressaltar que o apoio do prefeito José Benedito Nunes Neto foi de suma importância para que o nosso município fosse atendido pelas ações governamentais.

Maria Candida
Eliane Mendes disse…
Não podemos esquecer que essa conquista teve inicio em 2008. Porém se a gestão atual não tivesse empenhado e buscado juntamente aos órgãos competentes a implementação da Universidade Federal teria sido apenas mais um projeto esquecido e arquivado como muitos políticos fazem.
Continue assim Prefeito, buscando o avanço e a melhoria de vida dos cidadãos de Janaúba independentemente de quem o idealizou.

Eliane Mendes
Eliane Mendes disse…
Não podemos esquecer que essa conquista teve inicio em 2008. Porém se a gestão atual não tivesse empenhado e buscado juntamente aos órgãos competentes a implementação da Universidade Federal teria sido apenas mais um projeto esquecido e arquivado como muitos políticos fazem.
Continue assim Prefeito, buscando o avanço e a melhoria de vida dos cidadãos de Janaúba independentemente de quem o idealizou.

Eliane Mendes
Ana Cristina disse…
Como cidadã, fico feliz em ver que os governantes se uniram para que a nossa cidade fosse presenteada com uma Faculdade Federal. É assim que tem que ser todos trabalhando para o melhor de Janaúba. Parabenizo ainda o atual prefeito José Benedito Nunes Neto pelo apoio e pelo esforço em está sempre buscando melhorias para o nosso município.

Ana Cristina
Eliane Mendes disse…
Que maravilha! Parabéns ao nosso Prefeito Jose Benedito Nunes que esteve com a Presidente Dilma ontem dia 16/08 assinando toda a documentação e que se empenhou ao Maximo para a concretização deste sonho.
Ieda Soares
Anderson Rocha disse…
feliz por Janaúba e unaí receberem tal benefício , será um grande beneficio para a região,
ótimo para os estudantes não terem de buscar oportunidade de estudo em outros locais. Li em outro Blogguer que estão querendo trazer para o novo campi da universidade, cursos na área de agrárias, só queria saber qual o intuito de trazer mais cursos para esta área uma vez que possui a unimontes, a UFMG, o IFNMG que já abastecem a região de profissionais neste setor. Deveriam investir em área de tecnlogia e cursos de engenharia que em nenhuma dessas instituições descritas possui. Temos que acabar com a ideia que a região so vive de agricultura.
Carlos Janauba disse…
Como sempre, mais uma notícia tendenciosa.Será que a unidde de Unai tambem é fruto do trabalho(?) da referida Sra? A mais de 20 anos se fala em Universidade Federal em Janauba. Como o pedido dela é de 2008, que tal chamarmos entao os verdadeiros precursores da ideia. Ah sim, um dia, sentado em um restaurante, falavamos,eu e um grupo de amigos sobre a necessidade de uma Universidade Federal aqui. Por favor, deem credito à minha ideia, tal fato se deu em 2001..Portanto, tambem mais antiga que a ideia da sra em questao. Tantos prefeitos passaram e nenhum teve credito junto ao governo federal.Pois se o peso da oposiçao atrapalha obras a nivel de Estado de Minas aqui só mesmo um Prefeito do partido da Presidente Dilma conseguiria tal feito.Parabéns Dr. Jose Benedito Nunes Neto. Deixe que os oportunistas se aproveitem do fácil acessso à midia.
OLIVEIRA JÚNIOR disse…
Caro Carlos Janaúba, não entendi o fato de você mencionar no comentário de que seja uma notícia tendenciosa. Sim, considero importante o empenho de Fátima Leite em, através de abaixo-assinado, mobilizar não somente a comunidade de Janaúba, mas quase a totalidade dos municípios da região da Serra Geral de Minas. Movimento esse iniciado muito antes do atual prefeito exercer a titularidade do executivo de Janaúba. A ação de Fátima foi além de Janaúba. Não entro no mérito da questão se o prefeito fez isso ou aquilo. Por isso, com relação à escola pública federal, decidi pelo texto, digamos, que não tenha vínculo político partidário.
O fato é que Janaúba "perdeu" o colégio agrícola (esse sim, solicitado há mais de 20 anos pelo prefeito Joaquim Maurício) e perdeu o Ifet - Escola técnica e de curso superior - a exemplo o que se tem em Januária e Pirapora.
Ah, no próximo dia 1º de setembro completarão 17 anos a criação do primeiro campus universitário de Janaúba: o campus da Unimontes.

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE FATAL NA BR-251 ENTRE CARRETA E VAN QUE TRANSPORTAVA PACIENTES DE JANAÚBA; SAMU E BOMBEIROS INFORMAM QUE 3 PESSOAS MORRERAM

PROFESSORA DA PREFEITURA DE JANAÚBA MORRE EM ACIDENTE NA MG-401: PROFESSORA ÂNGELA ESTAVA NUMA MOTO ENTRE JANAÚBA E VERDELÂNDIA

AVIÃO CAI NO SUL DE MINAS E DEIXA 7 MORTOS, ENTRE ELES O EMPRESÁRIO JANAUBENSE MARCÍLIO SILVEIRA, FILHO DO JANAUBENSE TONY EQUIPAMENTOS

CORPO DA SERVIDORA CARMEN MADALENA, DA CODEVASF, É SEPULTADO EM JANAÚBA EM CLIMA DE COMOÇÃO; SERVIDORA ELIANE MONÇÃO, VÍTIMA DESSE ACIDENTE, RECEBE ALTA E DEVE CHEGAR À JANAÚBA NESTA SEXTA-FEIRA

RIO GORUTUBA NA COMUNIDADE DE CATUNI, EM FRANCISCO SÁ-MG, NESTE SÁBADO, DIA 02 DE MARÇO DE 2024

DOIS MOTORISTAS E O DONO DO ÔNIBUS MORRERAM COM A COLISÃO EM CAMINHÃO NA BR-122, ENTRE JANAÚBA E CAPITÃO ENÉAS: ELES VIAJAVAM DE PINDAÍ-BA PARA SÃO PAULO; MOTORISTA DO CAMINHÃO QUE IA PARA JAÍBA ESTÁ INTERNADO EM HOSPITAL

ACIDENTE FATAL NA MG-401 EM JANAÚBA: TRÊS PESSOAS MORRERAM E UMA FICOU FERIDA EM COLISÃO QUE ENVOLVEU TRÊS CAMINHÕES

WAGUIM DA GÁS NORTE PARTIU ETERNAMENTE QUANDO PRATICAVA O QUE GOSTAVA DE FAZER: APROVEITAR A VIDA, VIAJAR PELO BRASIL E PILOTAR MOTOCICLETA

ACIDENTE NA BR-122: UMA MULHER MORREU E 3 PESSOAS FICARAM FERIDAS EM BATIDA DE CARRO COM CAMINHÃO

ACIDENTE FATAL EM JANAÚBA ENVOLVENDO VÍTIMA QUE ESTAVA NUMA BICICLETA E UM ÔNIBUS