FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

Imagem
FUNORTE JANAÚBA... Somos referência... FUNORTE JANAÚBA (38)38213427 (38) 998776968 Endereço: rua Rodolfo Soares de Oliveira, 234, Vila São Vicente, Janaúba/MG.

SARGENTO CONTESTA INFORMAÇÃO DESTE BLOG, DE JORNAIS E RÁDIOS DE JANAÚBA SOBRE CRIMES E BOLETINS DE OCORRÊNCIA DA PM


JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – O Sargento Elton de Freitas Menezes, do 51º Batalhão da Polícia Militar de Janaúba, contestou informação sobre a quantidade de crimes e de ocorrências policiais registradas em Janaúba pela própria PM. A informação foi divulgada por este blog (www.oliveirajunior2.blogspot.com), pelos jornais da Serra Geral e Folha do Norte e pelas rádios Onda Norte 103,9 FM e Gorutubana 1380 AM, todos de Janaúba.
         A informação foi repassada pelo jornalista Oliveira Júnior baseada no número de ocorrência que o mesmo registrou a uma equipe da Polícia Militar, às 21h30 de quinta-feira, dia 16 de junho, por ocasião de um assalto em que foi vítima o filho do jornalista. “O boletim de ocorrência de número 6.000 (6 mil) me foi passado por um policial que estava no carro da PM após consulta ao Copom (Centro de Operações da PM) do 51º Batalhão da Polícia Militar referente à quantidade de atendimento registrado pela PM do dia 1º de janeiro até essa data (16) deste ano”, explicou o jornalista.
         No programa “Ronda Policial”, apresentado nesta terça-feira, dia 21 de junho, o policial classificou a divulgação como “falta de conhecimento de causa” por parte do autor da matéria (jornalista Oliveira Júnior). O próprio policial embaraçou ao informar a quantidade de boletim de ocorrência nesta terça-feira, dia 21, às 10h15. Ora ele dizia que são 6.098 boletins, ora informava 6.078 ocorrências.
         O sargento teria dito que no próximo programa policial, no final desta semana, divulgaria a estatística de boletins de ocorrências da PM. Aliás, em novembro de 2010, o jornalista Oliveira Júnior teria solicitado da assessoria de comunicação do 51º Batalhão da PM dados sobre a quantidade e a tipificação de boletins de ocorrências em Janaúba, mas até o presente momento (dia 21 de junho de 2011) a solicitação não teria sido atendida. “Salvo um dado que foi enviado para o meu e-mail, em abril deste ano, por ocasião de solicitação de jornalista do jornal Hoje em Dia”, explicou o jornalista Oliveira Júnior, que no próximo domingo, dia 26, completará 25 anos de atuação em rádios e em jornais de Janaúba e do Norte de Minas, e ele, inclusive, foi um dos orientadores da implantação do programa da PM de Janaúba em rádio na cidade de Nova Porteirinha.
         O policial locutor citou no programa de rádio que do total de boletins de ocorrências registradas pela Polícia Militar, 40% são referentes a crimes. Ou seja, dos 6 mil boletins de ocorrências entre 1º de janeiro e 16 de junho, 2,4 mil seriam ocorrências de crimes.
O QUE FOI DIVULGADO PELO JORNALISTA
         ...“De janeiro até essa quinta-feira, dia 16, a Polícia Militar já registrou em Janaúba seis mil ocorrências de furto, roubo, assalto, homicídio, tentativa de assassinato, brigas, ameaças e acidentes. Isso quer dizer que a cada duas horas acontecem três crimes em Janaúba ou então uma ocorrência policial para cada grupo de cinco moradores de Janaúba”.
...“A cada duas horas pelo menos três pessoas em Janaúba sejam vítimas de furto, roubo, acidente, briga, homicídio, tentativa de assassinato ou ameaça. Essa dedução é desta coluna (Fatos & Pautas) baseada na quantidade de ocorrências registradas pelo 51º Batalhão da Polícia Militar de Janaúba, entre o dia 1º de janeiro e até às 21h30 dessa quinta-feira, dia 16 de junho, quando houve o registro do boletim de ocorrência de número 6 mil, média de 36 boletins diariamente. Se continuar nesse ritmo, no final deste ano a PM registrará mais de 13 mil ocorrências em Janaúba, média de uma ocorrência para cada grupo de cinco moradores”.
O QUE É O B.O.
Boletim de ocorrência, também conhecido pela sigla "B.O.", é o documento utilizado pelos órgãos da Polícia Civil e pelas Polícias Militares, além dos Bombeiros e da Guarda Municipal para o registro da notícia do crime no Brasil
O boletim de ocorrência (BO) é, sem dúvida, o documento mais importante produzido pela Polícia Militar. As informações nele contidas são de suma importância, podendo ser cruciais no desfecho de um processo judicial, visto terem sido colhidas ou observadas ainda no calor dos acontecimentos. O B.O. é também um precioso meio de resguardo da legalidade em que se pautou a ação ou operação policial. Ocorrência policial, por sua vez, é todo fato que, de qualquer forma, afete ou possa afetar a ordem pública e que exija a intervenção policial por meio de ações ou operações.
O QUE É CRIME
Crime, em termos jurídicos, é toda conduta típica, antijuridíca - ou ilícita - e culpável, praticada por um ser humano. Em um sentido vulgar, crime é um ato que viola uma norma moral.
Num sentido formal, crime é uma violação da lei penal incriminadora. No conceito material, crime é uma ação ou omissão que se proíbe e se procura evitar, ameaçando-a com pena, porque constitui ofensa (dano ou perigo) a um bem jurídico individual ou coletivo.

Comentários

Mahrahia disse…
O Sargento Eltom está certo em não saber nada sobre a criminalidade, pois todos os cidadão de Janaúba sabem que a Polícia dorme (literalmente) depois das 21:00, isto é fato comprovado, Oliveira pergunte qualquer morador se estão vendo viaturas depois deste horário???

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE FATAL NA BR-251 ENTRE CARRETA E VAN QUE TRANSPORTAVA PACIENTES DE JANAÚBA; SAMU E BOMBEIROS INFORMAM QUE 3 PESSOAS MORRERAM

PROFESSORA DA PREFEITURA DE JANAÚBA MORRE EM ACIDENTE NA MG-401: PROFESSORA ÂNGELA ESTAVA NUMA MOTO ENTRE JANAÚBA E VERDELÂNDIA

AVIÃO CAI NO SUL DE MINAS E DEIXA 7 MORTOS, ENTRE ELES O EMPRESÁRIO JANAUBENSE MARCÍLIO SILVEIRA, FILHO DO JANAUBENSE TONY EQUIPAMENTOS

CORPO DA SERVIDORA CARMEN MADALENA, DA CODEVASF, É SEPULTADO EM JANAÚBA EM CLIMA DE COMOÇÃO; SERVIDORA ELIANE MONÇÃO, VÍTIMA DESSE ACIDENTE, RECEBE ALTA E DEVE CHEGAR À JANAÚBA NESTA SEXTA-FEIRA

RIO GORUTUBA NA COMUNIDADE DE CATUNI, EM FRANCISCO SÁ-MG, NESTE SÁBADO, DIA 02 DE MARÇO DE 2024

DOIS MOTORISTAS E O DONO DO ÔNIBUS MORRERAM COM A COLISÃO EM CAMINHÃO NA BR-122, ENTRE JANAÚBA E CAPITÃO ENÉAS: ELES VIAJAVAM DE PINDAÍ-BA PARA SÃO PAULO; MOTORISTA DO CAMINHÃO QUE IA PARA JAÍBA ESTÁ INTERNADO EM HOSPITAL

ACIDENTE FATAL NA MG-401 EM JANAÚBA: TRÊS PESSOAS MORRERAM E UMA FICOU FERIDA EM COLISÃO QUE ENVOLVEU TRÊS CAMINHÕES

WAGUIM DA GÁS NORTE PARTIU ETERNAMENTE QUANDO PRATICAVA O QUE GOSTAVA DE FAZER: APROVEITAR A VIDA, VIAJAR PELO BRASIL E PILOTAR MOTOCICLETA

ACIDENTE NA BR-122: UMA MULHER MORREU E 3 PESSOAS FICARAM FERIDAS EM BATIDA DE CARRO COM CAMINHÃO

ACIDENTE FATAL EM JANAÚBA ENVOLVENDO VÍTIMA QUE ESTAVA NUMA BICICLETA E UM ÔNIBUS