FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

Imagem
FUNORTE JANAÚBA... Somos referência... FUNORTE JANAÚBA (38)38213427 (38) 998776968 Endereço: rua Rodolfo Soares de Oliveira, 234, Vila São Vicente, Janaúba/MG.

MORRE A PRODUTORA RURAL DONA NAIR, ESPOSA DE “SEU LERO”

Foto Oliveira Júnior

Nair Antunes de Souza.

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) –, A produtora rural janaubense Nair Antunes de Souza, a dona Nair de “seu” Lero, faleceu na manhã de terça-feira, dia 8 de fevereiro, em Montes Claros. Aos 93 anos de idade, dona Nair não resistiu ao agravamento do estado de saúde.
Em 14 de junho de 2008, Dona Nair foi homenageada pela rádio Onda Norte 103,9 FM, através do programa “Onda Reconhece”, quando então foi relatada a história dessa produtora rural que nasceu em Monte Azul em 6 de dezembro de 1917. Filha de Guilherme Custódio Jorges e Rita Antunes de Souza, Dona Nair veio para Janaúba há 55 anos.

Foto Oliveira Júnior

Dona Nair Souza, que faleceu no dia 8, em entrevista à Valdomiro Brito, no dia 14 de junho de 2008, para o programa “Onda Reconhece”, da Onda Norte FM.

Ela veio para cá incentivada pelo esposo Aureliano Alves de Souza, o “seu Lero”, com quem foi casada por seis décadas. “Seu Lero” faleceu há 15 anos. Dessa união com “seu Lero”, Dona Nair teve cinco filhos: Maria de Lourdes (leia-se Lourdes Aviamentos), já falecida, Valdir, Aquiles, Jandir e Jurandi.
A trajetória da vida de Dona Nair coincide com a história de surgimento e crescimento das comunidades do Norte de Minas, mais precisamente da região da Serra Geral de Minas. Ao lado esposo “seu Lero” e dos filhos, Nair dedicava-se à vida no campo. A família é apaixonada pelo setor rural. Eles sempre acreditaram no valor que a agropecuária proporciona à economia e também ao desenvolvimento social.

Foto Oliveira Júnior

Dona Nair com o filho Jurandir.

Dona Nair não escondia a paixão pela agropecuária, principalmente pela criação de gado. Dona Nair e “seu Lero” participaram do grupo de líderes que criaram o Sindicato Rural de Janaúba, o parque de exposições e na organização das exposições agropecuárias de Janaúba.
A criação de gado indubrasil era a “menina dos olhos” do casal, que com esses animais participou de várias exposições em Janaúba, Montes Claros, Uberaba e em outras localidades. E o resultado era as incontáveis premiações que recebia diante da qualidade dos animais que criava e mostrava pelo Brasil afora.

Foto Oliveira Júnior

Via telefone, dona Nair participou ao vivo do programa Onda Reconhece.

O investimento na criação de gado indubrasil rendeu a dona Nair e família a atenção de criadores internacionais. Fazendeiros da Finlândia elogiaram a maneira com que a família de dona Nair e de “seu Lero” dedicava na criação de animais. Houve até uma negociação de gado indubrasil da propriedade dos janaubenses com fazendeiros da Finlândia. Isso valorizou direto e indiretamente a agropecuária de Janaúba e de Minas Gerais.

Foto Oliveira Júnior

Dona Nair entre os radialistas Vanessa Ozéias e Valdomiro Brito, ambos da rádio Onda Norte FM.

Quanto à cidade de Janaúba, a janaubense dona Nair disse que gostava de tudo, menos da violência. Gorutubana de vivência, dona Nair Souza pouco se envolvia em política partidária, mas em seu semblante era notado que ela defendia um governo, seja municipal, estadual ou nacional, que dê mais atenção ao desenvolvimento das comunidades com valorização na educação, saúde e na agropecuária, principalmente na produção de alimentos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE FATAL NA BR-251 ENTRE CARRETA E VAN QUE TRANSPORTAVA PACIENTES DE JANAÚBA; SAMU E BOMBEIROS INFORMAM QUE 3 PESSOAS MORRERAM

PROFESSORA DA PREFEITURA DE JANAÚBA MORRE EM ACIDENTE NA MG-401: PROFESSORA ÂNGELA ESTAVA NUMA MOTO ENTRE JANAÚBA E VERDELÂNDIA

AVIÃO CAI NO SUL DE MINAS E DEIXA 7 MORTOS, ENTRE ELES O EMPRESÁRIO JANAUBENSE MARCÍLIO SILVEIRA, FILHO DO JANAUBENSE TONY EQUIPAMENTOS

CORPO DA SERVIDORA CARMEN MADALENA, DA CODEVASF, É SEPULTADO EM JANAÚBA EM CLIMA DE COMOÇÃO; SERVIDORA ELIANE MONÇÃO, VÍTIMA DESSE ACIDENTE, RECEBE ALTA E DEVE CHEGAR À JANAÚBA NESTA SEXTA-FEIRA

RIO GORUTUBA NA COMUNIDADE DE CATUNI, EM FRANCISCO SÁ-MG, NESTE SÁBADO, DIA 02 DE MARÇO DE 2024

DOIS MOTORISTAS E O DONO DO ÔNIBUS MORRERAM COM A COLISÃO EM CAMINHÃO NA BR-122, ENTRE JANAÚBA E CAPITÃO ENÉAS: ELES VIAJAVAM DE PINDAÍ-BA PARA SÃO PAULO; MOTORISTA DO CAMINHÃO QUE IA PARA JAÍBA ESTÁ INTERNADO EM HOSPITAL

ACIDENTE FATAL NA MG-401 EM JANAÚBA: TRÊS PESSOAS MORRERAM E UMA FICOU FERIDA EM COLISÃO QUE ENVOLVEU TRÊS CAMINHÕES

WAGUIM DA GÁS NORTE PARTIU ETERNAMENTE QUANDO PRATICAVA O QUE GOSTAVA DE FAZER: APROVEITAR A VIDA, VIAJAR PELO BRASIL E PILOTAR MOTOCICLETA

ACIDENTE NA BR-122: UMA MULHER MORREU E 3 PESSOAS FICARAM FERIDAS EM BATIDA DE CARRO COM CAMINHÃO

ACIDENTE FATAL EM JANAÚBA ENVOLVENDO VÍTIMA QUE ESTAVA NUMA BICICLETA E UM ÔNIBUS