FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

Imagem
FUNORTE JANAÚBA... Somos referência... FUNORTE JANAÚBA (38)38213427 (38) 998776968 Endereço: rua Rodolfo Soares de Oliveira, 234, Vila São Vicente, Janaúba/MG.

DIG É O RESPONSÁVEL PELA CONSERVAÇÃO DE ESTRADAS EM NOVA PORTEIRINHA

NOVA PORTEIRINHA (por Oliveira Júnior) – Cabe ao Distrito de Irrigação do Gorutuba (DIG) a atribuição pela conservação das estradas do município de Nova Porteirinha, onde está concentrado um dos maiores projetos de irrigação de Minas Gerais: o Perímetro Irrigado do Gorutuba, controlado pelo DIG. Isso é assegurado pelo convênio ratificado com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
Na tarde dessa quinta-feira, dia 13, o gerente executivo do DIG, Ricardo Carreiro Neto, reafirmou a este blog (oliveirajunior2.blogspot.com), ao Jornal da Serra Geral e ao Jornalismo da rádio Onda Norte 103,9 FM que a manutenção das estradas vicinais neste município é de responsabilidade do distrito que também é o controlador da manutenção dos canais do projeto.
O prefeito Wilmar Soares disse que a administração pública municipal tenta realizar a conservação das estradas municipais, no entanto, é esbarrada no impedimento proporcionado pelo convênio entre a Codevasf e o DIG. Moradores e produtores rurais queixam da situação atual das estradas e pedem o mais rápido possível a solução para a conservação dessas vias.
O gerente do DIG, Ricardo Carreiro, cita que a recuperação das estradas do município de Nova Porteirinha depende de dois aspectos: recurso financeiro e a estiagem. Segundo ele, com o período chuvoso fica difícil realizar o serviço. Ele até exemplificou que nessa semana o distrito executava a recuperação da estrada para a comunidade de Matinha, mas teve que suspender o trabalho por causa da precipitação pluviométrica.
Carreiro explica que entre 2009 e 2010 o governo federal, por intermédio da Codevasf, liberou R$ 400 mil para que o DIG realizasse a recuperação e a conservação das estradas deste município. O distrito ainda completou com R$ 100 mil. Mas, para a imediata melhoria dessas vias não tem previsão de recurso federal, pois seria necessário elaborar um plano de metas do projeto. O gerente executivo do DIG disse que a execução de recuperação e conservação das estradas poderá acontecer tão logo passe o período das chuvas.


Boletim de ocorrência sobre o impedimento da Prefeitura de Nova Porteirinha conservar as estradas do município.

O entrave proporcionado pelo convênio entre o DIG e a Codevasf virou até caso de polícia. No dia 28 de outubro do ano passado a Prefeitura de Nova Porteirinha teria iniciado o serviço de conservação da estrada que liga a BR-122 até a comunidade da Colonização Paraguaçu, no entanto, foi impedida de continuar o trabalho. Representante do distrito teria registrado ocorrência junto à Polícia Militar sobre esse fato.


No B.O. da Polícia Militar é afirmado que a recuperação das estradas de Nova Porteirinha é de responsabilidade do DIG.

No boletim de ocorrência consta que a equipe da PM esteve na estrada, no trecho próximo à comunidade de Furado de Oliveira, onde, conforme o solicitante “a manutenção da referida estrada é de responsabilidade do Distrito de Irrigação do Perímetro Gorutuba (DIG), conforme convênio ratificado com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf)”. O histórico do B.O. da PM consta ainda que “nesta data (28/10/2010) uma patrol de propriedade da Prefeitura Municipal de Nova Porteirinha começou a realizar a manutenção da estrada sem autorização de quem de direito danificando-a. No local, constatamos que a patrol realizou a manutenção de 02 (dois) quilômetros de estrada”.
Diante desse impasse, a diretoria do DIG poderá convocar o conselho administrativo do distrito para analisar a situação e até firmar a parceria com a prefeitura no que diz respeito à conservação das estradas do município, até então, conforme o convênio com a Codevasf , de responsabilidade do DIG.

Comentários

Anônimo disse…
esta história é mais velha do que meu avô que nasceu em 1911 , o fato é que em nova Porteirinha ninguém faz nada , temos dois orgão administrativos prefeitura e dig com apoio da codevasf. deveriamos ser exemplo de organização más o que ocorre é que ambos com desculpas esfarrapadas criam atritos a fim de não fazer nada e a população fica na mão sem saber quem é que resolve é um absurdo.
ale.engenharia disse…
Anônimo, como essa história é mais velha que seu avô se nem a cidade de Nova Porteirinha nem o Perímetro de Irrigação Gorutuba tem este tempo de existência? É preciso criticar tendo-se um mínimo de coerência e inteligência. O que deve-se fazer para que aconteça o desenvolvimento urbano e rural de nova Porteirinha? O caminho é traçar soluções e alternativas para isso e não somente ficar em um posto somente para criticar tudo. Se houve interesse e união de todos, ou da sociedade civil organizada, para cobrar e exigir os resultados exequíveis, certamente este seria um grande polo de desenvolvimento. Infelizmente não é!

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE FATAL NA BR-251 ENTRE CARRETA E VAN QUE TRANSPORTAVA PACIENTES DE JANAÚBA; SAMU E BOMBEIROS INFORMAM QUE 3 PESSOAS MORRERAM

PROFESSORA DA PREFEITURA DE JANAÚBA MORRE EM ACIDENTE NA MG-401: PROFESSORA ÂNGELA ESTAVA NUMA MOTO ENTRE JANAÚBA E VERDELÂNDIA

AVIÃO CAI NO SUL DE MINAS E DEIXA 7 MORTOS, ENTRE ELES O EMPRESÁRIO JANAUBENSE MARCÍLIO SILVEIRA, FILHO DO JANAUBENSE TONY EQUIPAMENTOS

CORPO DA SERVIDORA CARMEN MADALENA, DA CODEVASF, É SEPULTADO EM JANAÚBA EM CLIMA DE COMOÇÃO; SERVIDORA ELIANE MONÇÃO, VÍTIMA DESSE ACIDENTE, RECEBE ALTA E DEVE CHEGAR À JANAÚBA NESTA SEXTA-FEIRA

RIO GORUTUBA NA COMUNIDADE DE CATUNI, EM FRANCISCO SÁ-MG, NESTE SÁBADO, DIA 02 DE MARÇO DE 2024

DOIS MOTORISTAS E O DONO DO ÔNIBUS MORRERAM COM A COLISÃO EM CAMINHÃO NA BR-122, ENTRE JANAÚBA E CAPITÃO ENÉAS: ELES VIAJAVAM DE PINDAÍ-BA PARA SÃO PAULO; MOTORISTA DO CAMINHÃO QUE IA PARA JAÍBA ESTÁ INTERNADO EM HOSPITAL

ACIDENTE FATAL NA MG-401 EM JANAÚBA: TRÊS PESSOAS MORRERAM E UMA FICOU FERIDA EM COLISÃO QUE ENVOLVEU TRÊS CAMINHÕES

WAGUIM DA GÁS NORTE PARTIU ETERNAMENTE QUANDO PRATICAVA O QUE GOSTAVA DE FAZER: APROVEITAR A VIDA, VIAJAR PELO BRASIL E PILOTAR MOTOCICLETA

TRÁGICO ACIDENTE NA BR-122 CAUSA A MORTE DA EMPRESÁRIA DULCE COSTA LOPO, DA PALIJAN DE JANAÚBA: CARRO CAPOTOU PERTO DE CAPITÃO ENÉAS

ACIDENTE NA BR-122: UMA MULHER MORREU E 3 PESSOAS FICARAM FERIDAS EM BATIDA DE CARRO COM CAMINHÃO