JANAÚBA - MINAS GERAIS

SITE COM NOTÍCIAS DE JANAÚBA E DOS DEMAIS MUNICÍPIOS DA REGIÃO DA SERRA GERAL, NO NORTE DE MINAS.

DATA

PESQUISAR

Carregando...

OFERTA DE EMPREGO - TÉCNICO EM INFORMÁTICA - JANAÚBA/MG

OFERTA DE EMPREGO - TÉCNICO EM INFORMÁTICA - JANAÚBA/MG

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

CIDADE

NA PRAIA DO COPO SUJO, DUCHAS PARA REFRESCAR OS FOLIÕES


Foto Paulo & Galego


Os foliões em Janaúba refrescavam ora no rio Gorutuba ora nas duchas espalhadas pela praia Copo Sujo.


JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Á noite no circuito do Janaxé e durante o dia nas praias do rio Gorutuba e às margens do lago da barragem Bico da Pedra. Desta forma os foliões aproveitaram o carnaval em Janaúba, cidade que recebeu turistas de várias regiões de Minas e de outros estados. Os diversos pontos turísticos fascinam os visitantes que fazem de tudo para desfrutar da situação sem perder a folia.
A praia Copo Sujo, no perímetro urbano desta cidade, foi dominada pelos janaubenses, gorutubanos e visitantes.

CIDADE

EM JANAÚBA, FOLIÕES CAEM NO “REBOLATION”

Foto Paulo & Galego




No circuito do Janaxé, os foliões seguem o ritmo do “rebolation”.



JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Os janaubenses escolheram o hit do carnaval deste ano. Trata-se do “Rebolation”, que é um estilo de dança proveniente das raves e possui como característica a dança movimentando os braços e as pernas de forma solta, pelo solo, onde o dançarino parece deslizar na superfície. Em cada canto da cidade, principalmente no circuito do Janaxé, o repertório incluiu essa música que contagia os foliões.

Foto Paulo & Galego




Circuito do carnaval de Janaúba foi “invadido” pelos foliões de Janaúba e de várias cidades mineiras e de outros Estados.




Para Geraldo Martins Júnior, coordenador do bloco Vira-Virou, o diferencial do carnaval de Janaúba é porque “aqui quem comanda a festa é o folião. Nós seguimos o que eles determinam e diante disso fazemos de tudo para agradar os janaubenses e visitantes desde o primeiro ao último minuto da folia”, citou.
O bloco Vira-Virou foi composto de mais de dois mil foliões que durante o dia concentravam-se no QG (Quartel General), situado em frente ao circuito do Janaxé. Á noite, a turma do Vira-Virou invadiu os espaços da avenida de maneira a promover a integração e alegria das pessoas.

CIDADE

SIMPLES E IRREVERENTES, FOLIÕES PULAM O CARNAVAL EM JANAÚBA

Foto Oliveira Júnior





Alegria e diversão com o bloco da prevenção (Saúde), pelas ruas de Janaúba na sexta-feira de carnaval.



Foto Paulo & Galego




“Ei, você aí...olha para nós...pois é carnaval”.




JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Cinco noites e quatro dias. Esse foi o período em que os visitantes e os moradores desta cidade aproveitaram para prestigiar e usufruir do carnaval em Janaúba.
Foto Paulo & Galego





“Aqui na avenida, no Janaxé, tudo legal. Estamos numa boa”.




Desde o início da noite de sexta-feira, dia 12, até o amanhecer de quarta-feira, dia 17, a cidade e os arredores do município foram contagiados pela folia.

Foto Paulo & Galego






Nos camarotes, a alegria e a simpatia da foliã durante o Janaxé.






As praias do rio Gorutuba, principalmente a do Copo Sujo e da Ilha de Caiçara, e os empreendimentos de lazer e turismo do lago da barragem Bico da Pedra, foram tomados pelos foliões, sejam janaubenses ou turistas.

Foto Paulo & Galego




Para combater o calor, foliões, entre crianças e adultos, pulam no rio Gorutuba, na praia Copo Sujo.





A retomada das atividades do Automóvel Clube proporcionou o diferencial no carnaval desta cidade, inclusive com a volta da folia para as crianças.

Foto Paulo & Galego





A foliã, sentada, recepciona as sete “beldades” no salão do Automóvel Clube.







E a avenida Beira-Rio, no circuito do carnaval, foi literalmente invadida pelo bloco Vira-Virou e pelo público que curtiu o Janaxé, o carnaval promovido pela Prefeitura de Janaúba através da Harma Publicidade, PromoElton e HBS Produções.
Foto Paulo & Galego



“Tô que tô...isso aqui é o Janaxé...venha para cá”.




Foto Paulo & Galego




Com a cadeira de rodas, o bancário Barroca se juntou aos foliões no Janaxé.




CIDADE

EM JANAÚBA, CARNAVAL É UM EVENTO SECULAR PARA TODOS

Foto Paulo & Galego


Ao lado do deputado Virgílio Guimarães e de foliões, prefeito José Benedito prestigia o Janaxé, o carnaval de Janaúba.


JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Na concepção do prefeito José Benedito Nunes Neto (PT), o carnaval em Janaúba possibilita vantagem para todos os setores. Desde o folião em si que usufrui de infra-estrutura, até o comércio. Os hotéis ficaram lotados, da mesma forma aconteceu com as pousadas situadas nos arredores da barragem Bico da Pedra.

Foto Paulo & Galego

Prefeito José Benedito, deputados Paulo Guedes e Virgílio Guimarães e o chefe de gabinete da prefeitura de Janaúba, Vanilson Almeida, no Janaxé 2010.



Lojistas e comerciantes de bares e restaurantes também tiveram vantagem com a realização do Janaxé, o carnaval de Janaúba. Numa breve análise, o presidente da Associação Comercial de Janaúba (Acijan), Avelino José Miguel, ressalta que as festividades carnavalescas proporcionam uma melhor rentabilidade no comércio local e gera empregos temporários.

Foto Paulo & Galego



Luiz Henrique Santiago, do Idene; vice-prefeito Valério Dias e o deputado Humberto Souto, no Janaxé 2010.



“Apesar de ser uma festa secular, o carnaval em Janaúba ganhou impulso econômico e turístico há 21 anos e, diante disso, entendemos ser necessário esse investimento nesse evento que, de forma direta ou indiretamente, traz ganhos para o município e concede lazer e diversão para o povo”, diz José Benedito, que é evangélico e primeiro gorutubano a governar o município onde nasceu.

CIDADE

PREFEITURA ORIENTOU OS FOLIÕES SOBRE DENGUE E DST

Foto Oliveira Júnior




Abertura do carnaval em Janaúba foi com o desfile do Bloco da Saúde.




JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – O carnaval em Janaúba foi aberto na sexta-feira à noite com o desfile do Bloco da Saúde em que os profissionais da secretaria municipal de Saúde foram às ruas mobilizar os foliões quanto à prevenção. Acompanhado da banda Swingaê em trio elétrico, o bloco da Saúde desenvolveu essa ação através do projeto de prevenção das DST/Aids que consistiu na distribuição de preservativos e panfletos com orientações básicas para pular o carnaval com tranqüilidade, principalmente ao fato de que bebida alcoólica e direção de veículo não combinam.

Foto Oliveira Júnior




O repórter Denis Delano, da InterTV/Globo, entrevista a secretária da Saúde, Elizabeth Stheling, na abertura do carnaval de Janaúba.




A secretária de Saúde de Janaúba, Elizabeth Cristina Stheling, ressalta que o desfile fundamentou-se no princípio do binômio diversão e prevenção. “Além de orientarmos os foliões proporcionamos também a alegria para o povo que se juntou aos profissionais de todos os setores da área de Saúde e foi atrás do trio elétrico”, comentou a secretária que também ressaltou a importância do desfile como forma de clamar a população para o combate à dengue que, neste início de ano, tem registrado índices elevados de focos do mosquito transmissor da doença.

AGROPECUÁRIA

SECA PREJUDICA PECUÁRIA E AGRICULTURA NO NORTE DE MINAS

Produção de carne, leite, feijão e milho cai, segundo Emater

MONTES CLAROS (por Girleno Alencar) – O Norte de Minas registrou queda na produção de carne (36%), leite (35%), feijão (43%) e milho (38%), por causa do veranico, que começou em dezembro e continua neste mês. Os dados são de um relatório da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), divulgado nessa sexta-feira, dia 19 de fevereiro de 2010, em Montes Claros. O evento, realizado no auditório do Conselho Regional de Engenheiros e Arquitetos (Crea), contou com a presença do novo presidente da Emater, Antônio Lima Bandeira. Foi sua primeira visita à região depois que tomou posse no cargo, no dia 6.
Bandeira, que é natural de Manga, no Norte de Minas, afirmou que várias medidas serão adotadas para ajudar o produtor rural, por meio de projetos desenvolvidos pela Emater. De acordo com o relatório agroclimatológico, o período chuvoso, no Norte de Minas, começou em outubro. Os melhores indicadores ocorreram na microrregião de Montes Claros, com 799,3 milímetros; seguida por São Francisco (684,6), Januária (585,3), Janaúba (476,5) e Salinas (401,4), com a média de 589,4 milímetros em toda a região.
O superintendente regional da Emater, Ricardo Demichelli, alega que os índices pluviométricos começaram bem e chegaram a ser aceitáveis, mas a chuva parou mais cedo. Por isso, ele está preocupado com a falta de pastagens para o rebanho da região. Antônio Bandeira afirma que “os trabalhos são realizados a longo prazo, e não de forma imediatista, pois a estiagem é uma situação comum no Norte de Minas”. Segundo ele, há várias ações, com enfoque na educação ambiental e de convivência com a seca. “É impossível acabar com a estiagem, pois não existe solução para o fenômeno climático”, alega o presidente da Emater – a reunião com os técnicos do órgão teve esse foco.
A Emater prepara um relatório completo sobre a situação na região, para ser entregue, no dia 26, ao Comitê Gestor de Convivência com a Seca. O 55º Batalhão do Exército informou que continua realizando a Operação Pipa no Norte de Minas, que começou em 2007, com recursos do Ministério da Integração Nacional. Atualmente, 102 caminhões-pipa atendem 34 municípios, fornecendo água para 65.800 pessoas no Norte de Minas. Desde 2007, o serviço tem sido executado de forma ininterrupta na região.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

POLÍCIA

JOVEM É ASSASSINADO COM TIRO NA CABEÇA

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Um adolescente teve fim trágico na Quarta-Feira de Cinzas, nesta cidade. Luciano Ferreira da Luz, 20 anos, foi encontrado morto com perfuração na cabeça. O crime ocorreu na rua Genésio Cangussu, bairro Rio Novo, em Janaúba, na noite de quarta-feira, dia 17.
De acordo com a Polícia Militar, Luciano Luz teria sido atingido por disparos de revólver. Testemunhas informaram à PM que momento antes do homicídio, Luz fora visto em companhia de um rapaz armado perambulando pelas vias públicas do referido bairro. A polícia apura se o comparsa tem envolvimento com a morte de Luciano Luz ou se ele assassinado por outra pessoa.

POLÍCIA

JOVEM É ASSASSINADO COM TIRO NA CABEÇA

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Um adolescente teve fim trágico na Quarta-Feira de Cinzas, nesta cidade. Luciano Ferreira da Luz, 20 anos, foi encontrado morto com perfuração na cabeça. O crime ocorreu na rua Genésio Cangussu, bairro Rio Novo, em Janaúba, na noite de quarta-feira, dia 17.
De acordo com a Polícia Militar, Luciano Luz teria sido atingido por disparos de revólver. Testemunhas informaram à PM que momento antes do homicídio, Luz fora visto em companhia de um rapaz armado perambulando pelas vias públicas do referido bairro. A polícia apura se o comparsa tem envolvimento com a morte de Luciano Luz ou se ele assassinado por outra pessoa.

POLÍCIA

FINGE SER DA PM E TENTA PRENDER BOMBEIROS

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – O carnaval terminou mais cedo para o folião Ronilson Martins da Silva, 24 anos, morador na rua Fortaleza, bairro Esplanada, nesta cidade. Ele foi preso por falsidade ideológica. Ronilson Martins tentou-se passar por policial militar.
Por volta de cinco horas da madrugada de segunda-feira, dia 15, ele foi preso no circuito do carnaval de Janaúba. Se dizendo ser policial militar, Ronilson ameaçou prender dois rapazes, sem imaginava que tratavam de dois policiais do 3º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Janaúba.
Os bombeiros se identificaram, sendo um sargento e um soldado, e ao mesmo tempo pediram a identificação policial de Ronilson. Este não confirmou ser da PM e ainda desacatou e xingou os bombeiros.
Diante da recusa e da mentira do rapaz, os bombeiros deram lhe voz de prisão.
O falso policial saiu correndo, mas foi alcançado pelos bombeiros e outros policiais militares. Ronilson Martins da Silva foi preso. Ele é reincidente nesse caso de falsidade ideológica, pois já se passou por soldado da PM, em outras situações.

POLÍCIA

ASSASSINATO EM NOVA PORTEIRINHA E TENTATIVA DE HOMICÍDIO EM JANAÚBA

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – O final de semana prolongado teve um homicídio e uma tentativa de assassinato no Vale do Gorutuba. Os dois crimes foram no domingo de carnaval, mas, segundo a Polícia Militar, os casos não tiveram nenhum relacionamento com a folia. Uma pessoa foi presa por envolvimento num desses crimes e outra se encontra foragida.
Na madrugada de domingo, dia 14, o lavrador Antônio Cosme dos Reis, 35 anos, foi assassinado por três golpes de faca. O também lavrador Israel Cosme Batista, 43 anos, é acusado da autoria desse homicídio que ocorreu na Colonização Três, município de Nova Porteirinha.
Antônio e Israel encontravam se num bar onde faziam uso de bebida alcoólica. Houve desentendimento entre ambos. Antônio saiu do bar e foi numa casa onde acontecia festividade familiar. Conforme a PM, Israel seguiu o lavrador e no quintal da casa ele o matou.
Com uma faca, Israel desferiu três golpes fatais em Antônio que foi atingido no braço esquerdo, na clavícula e no peito, próximo ao coração. Antônio morreu. Israel fugiu.
E na noite de domingo, dia 14, Joel Pereira dos Santos foi gravemente ferido por disparos de revólver efetuados por uma pessoa conhecida pelo apelido de “Tim Leleu”. Isso ocorreu por volta de 19h, na rua Grão Mogol, bairro Padre Eustáquio, em Janaúba. Joel foi encontrado no chão com quatro perfurações pelo corpo, sendo duas no abdômen, uma no tórax e outra no ante-braço esquerdo. “Tim Leleu” foi reconhecido por testemunhas. Ele foi conduzido para a delegacia.

POLÍCIA

EM JANAÚBA, LADRÕES FURTAM BÍBLIA, CERVEJA, PICOLÉ E CALCINHAS

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Entre as ocorrências registradas pelo 51º Batalhão de Polícia Militar, nesta cidade, no final de semana prolongado foi o arrombamento e furto numa padaria no domingo de carnaval. Isso aconteceu possivelmente na madrugada, na avenida Gentil Dias, bairro Rio Novo, em Janaúba.
A porta da padaria foi arrombada e nesse local foram furtados dois pacotes de cigarros, oito caixas de chicletes, um pacote de yogurte com 40 unidades e quinze pacotes de balas.
Por volta de 21h30 de sábado, dia 13, uma professora foi assaltada quando transitava pela rua Laurindo Francisco de Souza, bairro Saudade, em Janaúba. Dois indivíduos derrubaram a mulher no chão e roubaram a bolsa, na qual tinham R$ 6,00, um hinário, uma bíblia e os documentos pessoais da professora.
Um bar situado na rua Ubaldino de Assis, bairro Rio Novo, nesta cidade, foi arrombado. Nesse local os ladrões furtaram picolés, pacotes de salgados, duas caixas de cervejas em lata, vários refrigerantes em lata e diversas moedas.
Uma moradora da rua Leandro de Barros, bairro Rio Novo, teve uma surpresa nada agradável na tarde de segunda-feira, dia 15. Ela saiu e ao retornar deparou com a casa arrombada. O ladrão pulou o muro e depois abriu indevidamente a porta.
Conforme a PM, foram furtados cem reais, seis pares de sandálias femininas, várias camisas masculinas, roupas de mulher e ainda várias peças íntimas, entre calcinhas e sutiãs.

POLÍCIA

RAPAZ É PRESO COM REVÓLVER

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Na tarde de ontem, domingo, dia 21 de fevereiro, a Polícia Militar prendeu uma pessoa em Janaúba por porte de arma. Isso foi na rua Virgílio de Melo Franco, bairro Novo Paraíso.
Policiais militares encontraram um revólver com um rapaz identificado como sendo Leandro Rafael Rodrigues, que foi preso.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

BLOG

BLOG SERÁ ATUALIZADO ESTA SEMANA

Peço desculpas aos amigos leitores pela falta de atualização deste blog. Isso ocorreu devido a uma pane no sistema da máquina onde se encontra o banco de dados (textos e fotografias).
Mas, espero voltar a atualizar este blog ainda esta semana.

A todos, um bom dia.

Grato,
Oliveira Júnior

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

CIDADE

JANAÚBA, QUEM CONHECE AMA

Esse slogan utilizado pela Coordenadoria Municipal de Turismo na atual administração reflete o que diz Jussara Alves da Silva, em visita a Janaúba. Em e-mail encaminhado, neste mês, à Assessoria de Imprensa da Prefeitura local, Jussara manifesta o carinho por esta cidade. Eis o teor da mensagem de Jussara Alves da Silva: “Estive recentemente em Janaúba e já estou com saudades. Pretendo depois que me formar em Ciências Contábeis, morar nesta cidade maravilhosa de onde trago lindas recordações”.

SAÚDE

CAMPANHA DE COMBATE À DENGUE


SAÚDE

SAÚDE MOBILIZA A CIDADE CONTRA A DENGUE

Foto Oliveira Júnior

Profissionais da área de Saúde orientam população sobre o combate à dengue, em Janaúba.

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – A Secretaria Municipal de Saúde inicia nesta semana uma mobilização com ações educativas para o combate à dengue na cidade de Janaúba. Palestras, reuniões e visitas domiciliares serão realizadas para orientar a população no combate ao mosquito Aedes Aegypti. Os bairros São Gonçalo, Saudade, Gameleira, Novo Paraíso e Padre Eustáquio, além do centro, apresentam um elevado índice de infestação do mosquito transmissor.
A secretária municipal de Saúde, Elizabeth Stheling, explica que a intenção é conscientizar e mobilizar os moradores de todos os bairros da cidade para a importância da limpeza pública no município. "Conclamamos toda a população a participar desse trabalho, recebendo os nossos agentes comunitários de saúde quando forem visitar suas casas. É deles a missão de informar e esclarecer todas as dúvidas dos moradores sobre higiene, limpeza e saúde", ressaltou.
O coordenador municipal de Zoonose, Paulo Nei Ribeiro, lembra que o mosquito transmissor da dengue se desenvolve rapidamente em locais que contenham água parada e limpa, como calhas, vasos de plantas, potes de animais de estimação, pneus velhos, latas, garrafas, caixas d`água destampadas, piscinas não tratadas, dentre outros..
DÚVIDAS MAIS COMUNS SOBRE A DENGUE
A Dengue é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti infectado com o vírus da doença. Este mosquito costuma picar durante o dia, principalmente no início da manhã e no final da tarde.
Os sintomas da Dengue são: febre, dor no corpo e por trás dos olhos. Ocasionalmente dor nas juntas e manchas vermelhas na pele. Ao constatar qualquer um dos sintomas, procure imediatamente a unidade de saúde mais próxima e tome líquidos em abundância. Evite o uso de medicamentos à base de ácido acetil salicílico, como aspirina, AAS, melhoral, dentre outros.
Para mais informações sobre prevenção e combate à dengue, procure o setor municipal de zoonose, na avenida dos Inconfidentes, bairro São Gonçalo ou telefone para 3821-4335.

POLÍCIA

DELEGACIA DA MULHER DE JANAÚBA GANHA MOTOCICLETA

Equipamentos para o reforço de 41 delegacias da mulher de 41 municípios mineiros serão entregues às 15h desta quarta-feira, dia 3 de fevereiro, inclusive para a delegacia da mulher da Comarca de Janaúba.
A solenidade de repasse de veículos e equipamentos será na Acadepol – Academia de Polícia Civil, em Belo Horizonte.
A iniciativa faz parte das ações do pacto de enfrentamento à violência contra a mulher. O recurso para a aquisição dos equipamentos e veículos é do governo federal com parceria do governo de Minas.
A Delegacia da Mulher de Janaúba receberá uma motocicleta para auxiliar os trabalhos de proteção às mulheres dos municípios de Janaúba, Nova Porteirinha e Verdelândia, que fazem parte da Comarca de Janaúba.

CONCURSO PÚBLICO

EMBRAPA ABRE PRAZO DE INSCRIÇÕES PARA 697 OPORTUNIDADES

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) abriu nesta semana o prazo de inscrições. A seleção oferece 697 oportunidades de níveis fundamental, médio e superior, além de cadastro reserva.
As inscrições pela internet devem ser feitas até 18 de fevereiro de 2010, pelo site www.institutocetro.org.br. Quem não tem acesso à rede mundial de computadores pode se cadastrar em uma das agências dos Correios indicadas no edital de abertura, que abrangem todo o país.
A taxa de participação varia de R$ 30 a R$ 110. O período de pedido de isenção de taxa é de 15 a 18 de fevereiro.
A data da prova oral está marcada para os dias 8 e 9 de maio.
Há chances para os cargos de pesquisador classes A e B, analista classes A e B e assistente classes A, B e C. É importante lembrar que cada cargo oferece oportunidades em diversas áreas de atuação, divididas, por sua vez, em subáreas.
A remuneração inicial varia de R$ 1.088,97 a R$ 7.419,90.

POLÍCIA

PM ENCONTRA OITO QUILOS DE MACONHA EM JANUÁRIA

JANUÁRIA – Na tarde de segunda-feira, (01/02/2010)B policiais militares do 30º Batalhão de PM em Januária, depois de uma denúncia anônima, conseguiram localizar e apreender oito quilos de maconha num bairro localizado na parte alta da cidade.
Segundo a PM, por volta das 15h, denúncia dava conta de que a droga estava guardada e vedada dentro de um balde de plástico enterrado em lote. Policiais militares foram até o local e conseguiram encontrar a erva.
Segundo a PM, no câmbio negro das drogas, a quantidade apreendida está avaliada em aproximadamente R$ 10 mil. Há informações de um morador de Januária de que a denúncia possivelmente partiu de rivais do tráfico na cidade, com intenção de prejudicar traficantes inimigos.
De acordo com a PM, denúncias como esta mostram a confiança nos serviços prestados pelo 30º batalhão. A população está reagindo e mostrando sua indignação com a invasão das drogas, denunciando crimes, tráficos e traficantes.

EDUCAÇÃO

SHOW DE TALENTOS NAS FACULDADES PITÁGORAS

MONTES CLAROS (por Melissa Mendes) – Para receber os acadêmicos, as Faculdades Integradas Pitágoras – FIP/MOC prepararam para esta primeira semana uma programação especial com o intuito de evitar trotes e promover a confraternização entre calouros e veteranos.
Os eventos fazem parte do calendário de comemoração dos 10 anos das FIP/MOC. Amanhã, quinta-feira (04/02/2010) e sexta-feira (dia 5) acontecerá o “Show de Talentos”, onde todos os acadêmicos e ex-alunos da instituição podem participar do show que será dividido por categorias: bandas, grupos de danças, som e apresentação individual.
As inscrições podem ser feitas pelo email: marketing@fip-moc.edu.br. Todas as informações estão disponíveis no endereço eletrônico: www.fip-moc.edu.br.
Amanhã, quinta-feira (04/02/2010) começa a Exposição Literária a partir das 8h. Os interessados em participar da mostra devem enviar seus trabalhos para o email do Marketing das FIP/MOC para serem impressos. No mesmo dia serão exibidos curtas-metragens e apresentação teatral. Além de oficina de produção de curta metragem com o professor de Moda do curso de Design, Alípio Magalhães Gomes.
Já na sexta-feira, dia 5, estão previstos shows a partir das 18 h, onde acadêmicos e ex-alunos das Faculdades Integradas Pitágoras irão mostrar seus talentos.
Todas as apresentações do “Show de Talentos” serão filmadas e farão parte do Programa República editado pelos alunos do curso de Publicidade e Propaganda.
Para a Diretora Executiva das Faculdades Integradas Pitágoras, professora Maria de Fátima Turano, é necessário estar sempre inovando e recepcionando bem o aluno que escolheu a FIP como instituição de ensino.
A intenção dessas atividades com os acadêmicos, segundo a Diretora Executiva, é promover uma confraternização e entrosamento onde o veterano mostra ao novato suas possibilidades e perspectivas na instituição.
“ É também, um momento de todos os cursos se apresentarem evidenciando a dimensão das Faculdades Integradas Pitágoras que está completando 10 anos de existência”, ressalta a professora Maria de Fátima Turano.

EDUCAÇÃO

RODADA COM GOLEADA NO FUTEBOL SOÇAITE DO CAIÇARA

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – O campeonato de futebol soçaite do Caiçara Clube teve prosseguimento ontem, terça-feira, dia 2, com três partidas. O destaque foi a goleada que a Autonorte aplicou em cima do Janaxé por 12 a 3.
Guilherme Cleyton fez três gols, Gilberto Santos dois, Ronaldo Alves também dois, Ademir Henrique marcou dois gols para a Autonorte que ainda teve um gol de Ronaldo Fernandes, outro de Reinaldo e um gol contra de Vinícius. O próprio Vinícius marcou um gol em favor do Janaxé que ainda descontou através de Fagner Oliveira e Edvânio Mendes.
Com gols de Meilton Pereira e Adão Lataliza, a Cerâmica Gorutuba derrotou a Mecânica Avenida por 2 a 1. Fabrício Luciano marcou para a mecânica.
Já no duelo das locadoras de carro, Ronaldinho Veículos levou a melhor, pois venceu Janaúba Veículos por 3 a 1.
Meilton Pereira, Ivan Rodrigues e Cícero Ernesto, fizeram para Ronaldinho Veículos. Franklin Cangussu marcou para a Janaúba Veículos.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

POLÍCIA

CARRO CAPOTA E MATA GOLEIRO CAMPEÃO AMADOR DE JANAÚBA

PORTEIRINHA (por Oliveira Júnior) – O comerciário e ex-jogador de futebol Emílio Ribeiro Santiago, o Mirim, morreu em acidente na estrada entre as cidades de Porteirinha e Serranópolis de Minas, na tarde de domingo, dia 31 de janeiro. O veículo, um Monza, na qual Mirim se encontrava, saiu da pista e capotou. Em conseqüência desse acidente, o comerciário faleceu.
Emílio Ribeiro morava na cidade de Porteirinha, mas trabalhava em Janaúba no comércio de madeira. Mirim, como era mais conhecido, se notabilizou em Janaúba quando, nos anos 90, atuou pelo futebol amador.
Ele era goleiro do Olaria do bairro Cerâmica, onde a sua família mora. Foi campeão amador pelo Olaria – time pelo qual a mãe Venância tem adoração – em 1991 e 92. Mais adiante, Mirim deixou a função de goleiro para atuar no ataque da equipe. Com essa decisão, Mirim fez surgir outra revelação futebolística da família Ribeiro Santiago.
Antônio Ribeiro Santiago Filho, o Toninho, assumiu a camisa número 1 do Olaria no lugar do irmão Mirim, que então virou atacante e atuou por outras equipes. A carreira profissional fez com que os irmãos Mirim e Toninho abandonassem o futebol amador. Toninho é policial militar (Sargento Santiago do Batalhão de Janaúba) e Mirim trabalhava numa rede de empresa de material de construção em Janaúba.
O sepultamento de Mirim foi no final da tarde desta segunda-feira, dia 1º de fevereiro, no cemitério Antônio de Deus, bairro São Lucas, em Janaúba. O cortejo fúnebre passou pelo centro da cidade, bairros Padre Eustáquio e Veredas, principalmente em frente ao estádio do Tupizão, onde Mirim jogou por muito tempo. O caixão com o corpo do ex-goleiro Mirim foi transportado em cima do caminhão do 3º Pelotão de Corpo de Bombeiros com jogadores e dirigentes do Olaria ao lado. Familiares, amigos e torcedores de Mirim acompanharam o cortejo fúnebre em motocicletas, bicicletas e carros.

SAÚDE

SAÚDE ESTADUAL PREMIA VIVA VIDA DA REGIÃO DE JANAÚBA

Foto Divulgação

Secretária de Saúde de Janaúba, Elizabeth Stheling, secretário estadual de Saúde, Marcus Pestana, Ênio Leão e o prefeito José Benedito Nunes: Prêmio Ênio Leão.

A Secretaria de Estado da Saúde premiou o programa Viva Vida da região de Janaúba. A solenidade de entrega do Prêmio Ênio Leão - edição 2009 aconteceu no mês passado, no Espaço Hellium, em Belo Horizonte. Na ocasião, o secretário estadual de Saúde, Marcus Pestana, repassou ao prefeito de Janaúba, José Benedito Nunes Neto, as considerações do governo estadual quanto ao desempenho da região da Serra Geral de Minas no programa.
O Prêmio Ênnio Leão reconhece os resultados das ações da qualidade nas microrregiões que possuem centros Viva Vida. Em 2009, a avaliação foi realizada por meio de um ranking que avalia o desempenho dos municípios, não apenas em relação à taxa de mortalidade infantil, razão de morte materna e cobertura vacinal, como também em relação ao percentual de gestantes com sete ou mais consultas de pré-natal e controle do monitoramento de doenças diarréicas agudas.
A microrregião de Lavras ficou em 1º lugar. A região da Serra Geral de Minas, formada pelos pólos de saúde microrregionais de Janaúba e Monte Azul, ficou com o 2º lugar e, diante disso, recebeu a premiação no valor de R$ 300 mil. A região de Janaúba se destacou pelo elevado percentual de cumprimento do contrato pactuado do centro Viva Vida e pelo alto número de itens contemplados na avaliação da atenção hospitalar dos centros obstétricos no instrumento de avaliação inicial da qualidade pela Metodologia da ONA – Organização Nacional de Acreditação.
Na solenidade de reconhecimento estiveram representando a região da Serra Geral de Minas o prefeito de Janaúba, José Benedito Nunes Neto; os secretários municipais de Saúde Elizabeth Cristina Stheling (de Janaúba) e Daniel Douglas Custódio Araújo (de Monte Azul); a coordenadora do centro Viva Vida, Maria Gorete de Carvalho; o coordenador da Atenção Primária, Álvaro César Fonseca; e o gerente administrativo da Fundajan (Fundação de Assistência Social e hospitalar de Janaúba), Francisco Lacerda Filho.
Com os títulos “Costurando e Educando a Rede Viva Vida” e “Amigas da Amamentação”, a região de Janaúba apostou em investir na mobilização e educação nos municípios que compõem os pólos microrregionais de saúde, bem como na aquisição de veículos e materiais permanentes para melhoria no atendimento.
A Prefeitura de Janaúba, através da administração José Benedito Nunes, priorizou as ações eficazes na área da saúde e o retorno disso foi que permitiu, num ano tão difícil, a premiação pelos resultados das ações de qualidade beneficiando toda a região.

EDUCAÇÃO

PREFEITURA REFORMA ESCOLAS E CRECHES DE NOVA PORTEIRINHA

Foto Paulo & Galego:

Simone Almeida, Secretária de Educação de Nova Porteirinha.

NOVA PORTEIRINHA (por Oliveira Júnior) – As aulas na rede municipal de Ensino de Nova Porteirinha terão início na terça-feira, dia 2. O prefeito Wilmar Soares determinou durante as férias escolares a preparação das escolas e dos Cemeis – Centro Municipal de Educação Infantil – para receber os alunos para o ano letivo de 2010. Foi instituída a reforma, pintura e limpeza nas escolas.
A Secretária Municipal de Educação, Simone Almeida, ressalta que essa melhoria nas estruturas interna e externa das escolas proporcionará comodidade e conforto à comunidade escolar e, diante disso, despertará a motivação dos alunos para a nova temporada de aprendizagem.
Simone Almeida enalteceu o compromisso da administração do prefeito Wilmar Soares pela ampliação da capacidade de atendimento nas escolas municipais, avanço na qualidade da alimentação escolar e oferta de cursos de qualificação profissional. A secretária também elogiou o empenho dos profissionais da Educação na prestação do serviço, sobretudo, na capacitação dos estudantes concedendo lhes condições para aprimorarem os conhecimentos.

POLÍCIA

POLÍCIA APURA ASSALTO QUE OCORREU EM MATO VERDE

MATO VERDE (por Oliveira Júnior) – Agentes da Polícia Civil de Mato Verde iniciaram nessa segunda-feira, dia 1º de fevereiro, o assalto que ocorreu num sítio, neste município. O fato se deu na manhã de sábado, dia 30 de janeiro, conforme registros realizados pela Polícia Militar.
Um indivíduo armado com revólver invadiu a propriedade rural e ameaçou os agricultores. Antes de fugir, o ladrão roubou um telefone celular e uma espingarda calibre 32.


POLÍCIA

ASSALTANTES ROUBAM MOTOCICLETA DE ENTREGADOR

NOVA PORTEIRINHA (por Oliveira Júnior) – A Polícia Militar constatou um assalto que aconteceu em estrada deste município. Isso foi na tarde de sábado, dia 30, entre o povoado de Juazeiro e a cidade de Nova Porteirinha. Os bandidos levaram a motocicleta de 150 cilindradas.
Por volta de 15h50 o entregador de um supermercado da cidade de Janaúba transitava pela estrada quando foi interceptado por dois indivíduos com os rostos cobertos por pano e simulando que estariam armados.
Diante da situação de criminalidade, o funcionário do supermercado parou e acatou as ordens dos assaltantes. Ele desceu da motocicleta e afastou do veículo. Os ladrões fugiram na moto roubada.

CONCURSO PÚBLICO

PREFEITURA DEFINE PRAZO DE INSCRIÇÃO PARA 2.478 VAGAS

MONTES CLAROS – De 15 a 30 de março estarão abertas as inscrições para o concurso da área de educação da Prefeitura de Montes Claros, parte do processo que desencadeará na realização do maior certame público da história do município. Será o primeiro de uma série de quatro editais que irão disponibilizar, ao todo, 2.478 vagas. As provas ocorrerão dia 16 de maio. São 963 vagas, em 22 cargos diferentes.
Em seguida, entre 1º e 30 de abril, poderão ser feitas as inscrições para preenchimento de 524 vagas na área da Saúde, em 52 cargos. As provas serão dia 20 de junho. O terceiro edital, que engloba 841 vagas, em 64 cargos técnicos e administrativos, em vários setores da Prefeitura, receberá inscrições entre 1° e 31 de maio, com a realização das provas marcada para 18 de julho. As inscrições para o concurso da Guarda Municipal serão entre 1° e 30 de junho. As provas serão dia 15 de agosto, para preenchimento de 150 vagas.
As inscrições poderão ser feitas no site www.cotec.unimontes.br, assim como a impressão do boleto para pagamento da taxa. Os doadores de sangue terão direito à isenção da taxa, de acordo com a Lei Municipal número 3.888, de 2007.
A secretária municipal de Administração, Martha Pompeu Padoani destaca que o elevado número de cargos foi responsável pela demora na divulgação dos editais do concurso. “São 139 cargos diferentes, o que se traduz em um programa de curso para cada cargo e uma prova diferente”, explicou a secretária. “O edital é a lei do concurso. Infelizmente, gera expectativa nos interessados, mas exige um aprofundamento e uma verificação maior”, afirmou, referindo-se ao cuidado que envolve a confecção de um edital de concurso.

POLÍCIA

LADRÃO ARROMBOU CASA E FURTOU DINHEIRO, TÊNIS E CALCINHAS

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Dinheiro e várias peças íntimas, entre elas calcinhas. Essa foi a preferência de um ladrão que agiu numa casa no bairro Saudade, na cidade de Janaúba, no início da madrugada de domingo, 31. Ele aproveitou a ausência dos moradores, arrombou a porta e entrou na casa onde escolheu o quis levar.
Conforme ocorrência registrada pelo Sargento Emerson Paz dos Santos, da Polícia Militar, o ladrão furtou R$ 100,00, dois pares de tênis, um par de sapatos, duas calças femininas, uma calça masculina, uma prancha para alisar cabelos, uma mochila e várias peças íntimas, caso de sutiãs e calcinhas.
Possivelmente na madrugada de sábado, 30, ocorreu arrombamento e furto numa oficina mecânica localizada na rua Formiga, bairro Algodões, em Janaúba. O ladrão arrombou o portão, destruiu os cadeados e furtou uma lixadeira avaliada em R$ 900,00 e aproximadamente 10 metros de fio de cobre.

POLÍCIA

PÁRA, ATENDE AO TELEFONE É AGREDIDO E ASSALTADO

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Um mecânico de 42 anos foi assaltado quando transitava pela avenida Edílson Brandão (Beira-Rio), em Janaúba, por volta de 13h de sábado, dia 30 de janeiro. A vítima estava numa bicicleta e parou para atender uma ligação no telefone celular. Nisso um grupo de seis pessoas aproximou do mecânico e o agrediu.
O mecânico foi obrigado a deitar no chão e com isso recebeu chutes e depois arrastado para a margem do rio. Os assaltantes roubaram R$ 185,00, o telefone celular e a bicicleta do mecânico.
MAIS ASSALTOS
Por volta de 4 horas da madrugada uma advogada foi assaltada na avenida Brasil, centro de Janaúba. Ela retornava para casa e teve que parar na via pública devido a defeito mecânico no veículo. A advogada foi surpreendida por um indivíduo armado com revólver que roubou R$ 100,00 da vítima.
Às 22h22 de sábado, dia 30, um estudante de 20 anos foi roubado quando transitava pela rua São Pedro, bairro São Gonçalo. Um indivíduo com revólver rendeu o estudante e tomou lhe a carteira com os documentos.

60º LEILÃO COLONIAL 26 de abril 2014

60º LEILÃO COLONIAL 26 de abril 2014
Pela TV CANAL RURAL

VÍDEO REALIZAÇÕES DO SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS DE JANAÚBA

VÍDEO REALIZAÇÕES DO SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS DE JANAÚBA
Veja as melhorias realizadas no parque de exposições Waldir Nunes da Silva, em Janaúba, promovidas pela diretoria do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba no período de 2010 a 2012 e de 2013 a 2015. Vídeo produzido pela Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG.