FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

Imagem
FUNORTE JANAÚBA... Somos referência... FUNORTE JANAÚBA (38)38213427 (38) 998776968 Endereço: rua Rodolfo Soares de Oliveira, 234, Vila São Vicente, Janaúba/MG.

NÚNCIO APOSTÓLICO DO BRASIL CHEGA HOJE A JANAÚBA

Foto Divulgação

Dom Lorenzo Baldisseri, Núncio Apostólico do Brasil.

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Logo mais às 17h deste sábado, dia 16 de outubro, o Núncio Apostólico do Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri, desembarcará no aeroporto de Janaúba. Ele vem participar dos atos comemorativos ao 10º aniversário da Diocese de Janaúba.
LÍDER DO PAPA EM JANAÚBA
Religiosos, prefeitos, vereadores e outras lideranças da região da Serra Geral de Minas estarão reunidos neste sábado, dia 16, por ocasião da visita do Núncio Apostólico Dom Lorenzo Baldisseri à Diocese de Janaúba, que completou 10 anos de instalação na terça-feira, dia 12. Representante do Papa Bento XVI no Brasil, o Núncio Dom Lorenzo aterrissará no aeroporto de Janaúba às 17h e será recepcionado pelo Bispo Dom José Ronaldo Ribeiro e pelo prefeito José Benedito Nunes Neto (PT), membro da Igreja Batista.
ENSINO RELIGIOSO E ABORTO
Dom Lorenzo vem tratar do acordo da Santa Sé com o Estado Brasileiro, realizado há muito tempo, e que aborda temas polêmicos, caso do Ensino Religioso confessional, relacionamento homossexual e do aborto, que tem ganhado grande dimensão nos debates na campanha eleitoral para a presidência da República. De acordo com o Bispo Dom Ronaldo, foi o Núncio Dom Lorenzo quem mediou esse acordo e o encontro entre o presidente Lula e o Papa Bento XVI para tratar justamente do acordo da Santa Sé com o Estado Brasi.
HOMENAGEM PÓSTUMA
Além de questões diplomáticas, o representante do Vaticano no Brasil fará o lançamento do projeto de construção da Catedral de Janaúba e inaugurar, na praça da Matriz o busto do Bispo Dom José Mauro Pereira Bastos, primeiro bispo de Janaúba que faleceu em 14 de setembro de 2006, em acidente na BR-381.
VISITA PÕE FIM À DENÚNCIA
A presença do Núncio Dom Lorenzo Baldisseri reforça também a tese de permanência do Bispo Dom Ronaldo na Diocese de Janaúba, pois no início deste ano um grupo de religiosos teria enviado correspondência ao Núncio propondo a transferência de Dom Ronaldo, diante do comportamento anormal de um jovem – cometeu delitos (furtos) – mantido pelo bispo. Esse adolescente pertence a um projeto de ressocialização de jovens de alto risco social idealizado por José Ronaldo na época que era padre em Sobradinho, no Distrito Federal. Antes de viajar para o Vaticano, no semestre passado, Dom Ronaldo teria dito que se encontrava tranqüilo e a sua missão é servir aos ensinamentos da igreja católica, comandada pelo Vaticano.
QUEM É O NÚNCIO DOM LORENZO
O atual Núncio Apostólico do Brasil, desde 2002, é o Arcebispo Titular Núncio Dom Lorenzo Baldisseri , nomeado núncio para o Brasil pelo falecido Papa João Paulo II.
Foi arcebispo titular de Diocleziana, nasceu em 29 de setembro de 1940 na cidade de Burga, Itália. Foi ordenado sacerdote em 29 de junho de 1963 e ordenado bispo em 7 de março de 1992. É laureado em direito canônico. Começou sua carreira diplomática como secretário da Nunciatura Apostólica da Guatemala, Japão, Brasil, Paraguai, França e Zimbabwe. É poliglota: fala italiano, inglês, português, francês e espanhol.
Em janeiro de 1991 é encarregado de uma missão especial no Haiti e logo depois sendo nomeado núncio apostólico do Haiti. Depois foi núncio no Paraguai( 1995-1999)e na Índia e Nepal (1999-2000) e finalmente nomeado núncio do Brasil em 2002.
O QUE É UM NÚNCIO APOSTÓLICO?
É um bispo titular(de uma diocese que não existe mais) , onde excerce a função de embaixador (diplomata) do menor país do mundo o Estado da cidade do Vaticano. Ele representa o Vaticano no país em que reside. Sendo o elo do Vaticano (Estado Soberano), do Vaticano (Santa Sé Apostólica, Sede da Religião Católica) com o país em que reside e para toda Igreja Católica constituída no país em que foi nomeado núncio.
O núncio é a autoridade que encaminha os processos burocraticos de todas as dioceses do país . Toda nomeação de bispo e Arcebispo chega primeiro nas mãos do núncio apostólico. Quando o Papa e a Santa Sé em si quer comunicar algo para os fiéis de um determinado país ele recorre ao núncio para repassar a informação. O Papa também manda o núncio o representa-lo e a Santa Sé em ordenações episcopais, tomadas de posse espiscopais, inaugurações de seminários , faculdades de teologia etc.
A NUNCIATURA
A nunciatura se instala na capital federal do país. Só que não adota o nome de "Embaixada" e sim de "Nunciatura". Nunciatura Apostólica que é a embaixada do Vaticano nos países. O nome expressa a diferença entre a Nunciatura e as outras embaixadas. São duas as atuações da Nunciatura: uma é representar o Papa diante do governo e outra é estreitar as relações entre a Igreja Católica e a Igreja local.

Comentários

Anônimo disse…
Só corrigindo: será recepcionado pelo Bispo Dom Ronaldo e pelo prefeito José Benedito Nunes Neto (PT), membro da Igreja Batista.
Gabriella disse…
Uma Correção, o aniversário da Diocese foi dia 15 de outubro e não dia 12(Dia de Nossa Senhora Aparecida).

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE FATAL NA BR-251 ENTRE CARRETA E VAN QUE TRANSPORTAVA PACIENTES DE JANAÚBA; SAMU E BOMBEIROS INFORMAM QUE 3 PESSOAS MORRERAM

PROFESSORA DA PREFEITURA DE JANAÚBA MORRE EM ACIDENTE NA MG-401: PROFESSORA ÂNGELA ESTAVA NUMA MOTO ENTRE JANAÚBA E VERDELÂNDIA

AVIÃO CAI NO SUL DE MINAS E DEIXA 7 MORTOS, ENTRE ELES O EMPRESÁRIO JANAUBENSE MARCÍLIO SILVEIRA, FILHO DO JANAUBENSE TONY EQUIPAMENTOS

CORPO DA SERVIDORA CARMEN MADALENA, DA CODEVASF, É SEPULTADO EM JANAÚBA EM CLIMA DE COMOÇÃO; SERVIDORA ELIANE MONÇÃO, VÍTIMA DESSE ACIDENTE, RECEBE ALTA E DEVE CHEGAR À JANAÚBA NESTA SEXTA-FEIRA

RIO GORUTUBA NA COMUNIDADE DE CATUNI, EM FRANCISCO SÁ-MG, NESTE SÁBADO, DIA 02 DE MARÇO DE 2024

DOIS MOTORISTAS E O DONO DO ÔNIBUS MORRERAM COM A COLISÃO EM CAMINHÃO NA BR-122, ENTRE JANAÚBA E CAPITÃO ENÉAS: ELES VIAJAVAM DE PINDAÍ-BA PARA SÃO PAULO; MOTORISTA DO CAMINHÃO QUE IA PARA JAÍBA ESTÁ INTERNADO EM HOSPITAL

ACIDENTE FATAL NA MG-401 EM JANAÚBA: TRÊS PESSOAS MORRERAM E UMA FICOU FERIDA EM COLISÃO QUE ENVOLVEU TRÊS CAMINHÕES

WAGUIM DA GÁS NORTE PARTIU ETERNAMENTE QUANDO PRATICAVA O QUE GOSTAVA DE FAZER: APROVEITAR A VIDA, VIAJAR PELO BRASIL E PILOTAR MOTOCICLETA

ACIDENTE NA BR-122: UMA MULHER MORREU E 3 PESSOAS FICARAM FERIDAS EM BATIDA DE CARRO COM CAMINHÃO

ACIDENTE FATAL EM JANAÚBA ENVOLVENDO VÍTIMA QUE ESTAVA NUMA BICICLETA E UM ÔNIBUS