FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

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JORNAL DIZ QUE A BR-122, NO NORTE DE MG, É A PIOR ESTRADA DE MINAS

Reportagem do jornal O Tempo, editado em Belo Horizonte, viajou pelo trecho e comprovou as falhas apontadas.

http://www.otempo.com.br/noticias/ultimas/?IdNoticia=151626,OTE&IdCanal=1

Publicado no Jornal OTEMPO em 20/09/2010

NORTE DE MINAS (por Raphael Ramos) – Em posições opostas no mapa geográfico, dois conjuntos de rodovias que ligam Minas Gerais aos Estados da Bahia e de São Paulo também encontram-se em situações bem divergentes quando o assunto é a qualidade de suas estradas. A constatação é da Pesquisa CNT Rodovias 2010, realizada pela Confederação Nacional dos Transportes.
De um lado está o grupo de vias entre Uberaba, no Triângulo Mineiro, e a capital paulista. Do outro, o caminho entre Curvelo, na região Central do Estado, e a cidade de Ibotirama (BA). Enquanto o primeiro aparece entre os cinco melhores do Brasil, o segundo figura apenas na 100ª colocação do ranking que classificou, por ordem de qualidade, as 109 ligações rodoviárias do país.
Ao percorrer os 562 km das BRs 135 e 122 até a divisa com a Bahia, a reportagem de O TEMPO constatou os problemas que colocam o trecho numa das piores colocações da lista. E as dificuldades não são exclusividade dos motoristas que passam pelas duas estradas. Elas são compartilhadas pelos moradores das cidades cortadas pelas vias, pessoas que se veem permanentemente expostas ao risco de acidentes e à perda de tempo e, até, de dinheiro.
Na BR-135, a boa pavimentação não ameniza a total falta de placas de sinalização e faixas de orientação, por exemplo, ao longo dos cerca de 25 km que ligam as cidades de Joaquim Felício e Buenópolis.
PERIGO. Ao passar pela cidade de Montes Claros e entrar na BR-122, já na região Norte do Estado, os problemas persistem e alguns outros se somam ao triste quadro. Os acostamentos são praticamente inexistentes ao longo da estrada e as placas, bastante raras. Além disso, as poucas encontradas estão, muitas vezes, escondidas pela vegetação, que chega a invadir a pista.
PESQUISA. Para elaborar o ranking nacional, a CNT avaliou três critérios: sinalização, pavimentação das vias e geometria (pista dupla ou simples, acostamentos e faixas adicionais, entre outros).
ARMADILHAS NA BR-122
Três dias de viagem. Esse seria o tempo estimado para o percurso de 1.400 km realizado pelo caminhoneiro Eudinei da Silva, 26, entre Cristópolis, no Oeste da Bahia, e Sete Lagoas, na região Central de Minas. No entanto, ele precisou de mais 24 horas de prazo para entregar as 18 t de carvão que transportava, após seu caminhão passar por um buraco na BR-122 e ter dois dos pneus furados.
Situações como essa têm sido uma constante para os cerca de 5.000 motoristas que trafegam diariamente pela rodovia, principal ligação entre a região Oeste da Bahia e os Estados de Minas Gerais, São Paulo e Paraná. Sem opção, eles acabam se tornando vítimas das péssimas condições da estrada, fiscalizada e gerida pela Polícia Militar Rodoviária (PMRv).
Segundo Vander Francisco Costa, conselheiro da Confederação Nacional de Transportes (CNT) e presidente da Federação das Empresas de Transportes de Carga de Minas Gerais (Fetcemg), um caminhoneiro gasta, em média, R$ 2 por quilômetro percorrido. Esse valor, porém, aumenta em cerca de 30% nos percursos em mau estado de conservação.
A princípio, o investimento pode parecer pequeno. Mas, segundo estimativa da Fetcemg, um caminhoneiro roda cerca de 9.000 km por mês em Minas. “ Os principais prejuízos são com combustível e manutenção de peças, além de pneus, que se desgastam mais rapidamente”, explica Costa.
Carlos da Silva Santos, 32, costuma fazer duas viagens por semana entre a Bahia e Minas. Ele acredita, porém, que, se a BR-122-estivesse em melhores condições, poderia realizar o mesmo trajeto três vezes, aumentando em 50% a renda de R$ 1.200 mensais.
Em todos os seus 259 km de extensão, a BR-122 é composta por uma pista única, com faixas nos dois sentidos. De acordo com o subtenente Joel Freitas, comandante do 1º Pelotão da Polícia Militar Rodoviária (PMRv) de Montes Claros, no Norte de Minas, esta situação deixa vulneráveis aos acidentes os motoristas que trafegam pela estrada. "O ideal é que a rodovia tenha pista dupla e seja dividida por um canteiro central. Isso dá mais segurança nas ultrapassagens e evita colisões frontais", explica.
Apesar da constatação, dados da PMRv apontam redução no número de acidentes e vítimas na BR-122. Entre janeiro e agosto deste ano, aconteceram 39 acidentes, que deixaram 63 feridos e seis mortos. No mesmo período do ano passado, foram 56 batidas, com 239 feridos e 13 mortos.
VENDA E CONSERTO DE PNEUS EM ALTA
Se, para muitos, as más condições das estradas são sinônimo de prejuízo, há quem lucre com a situação. Sentado em um caixote em frente à borracharia da pequena Vila Santa, último povoado antes da divisa com a Bahia, Arlindo Pereira de Oliveira, 56, espera atento por novos clientes com pneus estragados.
Ele conta que chega a faturar até R$ 100 em um dia de trabalho. "É claro que, às vezes, não ganho nada",brinca. É com a renda obtida na borracharia que ele sustenta a mulher e os quatro filhos. "Sou o único num raio de 15 km. É bom porque ganho mais",afirma, sem esconder o sorriso.
De acordo com Carlos Soares Santos, 36, gerente de uma das principais borracharias de Janaúba, no Norte de Minas, a loja atende, em média, quatro clientes por dia, a maioria vítima dos buracos. A cidade fica a cerca de 170 km da divisa com a Bahia, onde o trecho da BR-122 está em pior situação. “ Não torço para que aconteçam coisas ruins às pessoas, mas isso aumenta nossas vendas",afirma. Segundo ele, o lucro com a venda e os consertos de pneus correspondem a cerca de 20 % do faturamento. (Publicado no Jornal O TEMPO em 20/09/2010).

Comentários

Danilo disse…
Com está a situação da BR 122 atualmente? depois que o governo de Minas assumiu essa rodovia federal simplesmente a abandonou..

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