FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

Imagem
FUNORTE JANAÚBA... Somos referência... FUNORTE JANAÚBA (38)38213427 (38) 998776968 Endereço: rua Rodolfo Soares de Oliveira, 234, Vila São Vicente, Janaúba/MG.

ANTES DE IR PARA O VATICANO, BISPO COMENTA SOBRE AS ACUSAÇÕES

Foto Oliveira Júnior


Bispo de Janaúba, Dom José Ronaldo Ribeiro.

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Apesar de preferir o silêncio quanto aos fatos comentados há dias na cidade e divulgados na semana passada por um recém lançado jornal que assimila a sua pessoa e a sua gestão na Diocese de Janaúba aos atos de um jovem que praticou delito, o Bispo Dom José Ronaldo Ribeiro se diz tranqüilo e que não cabe a ele julgar a referida acusação.
Na manhã de quinta-feira, dia 3, feriado de Corpus Christi, Dom Ronaldo recebeu a reportagem deste blog na residência episcopal quando então relatou sobre as ações da Diocese e também sobre a viagem ao Vaticano, que realiza nesta semana.
Indagado sobre os jovens que vieram de Brasília-DF com ele e que um deles estaria envolvido com crime de furto em Janaúba, e também com relação às finanças da Diocese entre a posse e a atualidade – período de quase três anos - o bispo disse que relatou esses fatos ao núncio apostólico, muito antes do envio de correspondência por um grupo de católicos. Ele também reuniu com o clero (padres) da Diocese local e prestou esclarecimento sobre o episódio.
Dom Ronaldo explicou que está com a consciência tranqüila e colocou a tesouraria da Diocese a disposição para quaisquer esclarecimentos. “Está lá todos os extratos bancários”, declarou o líder católico ao explicar que em quase três anos de atuação tem dado seqüência aos projetos formulados pela própria diocese, caso de investimentos no Seminário e nas obras do complexo onde estão instaladas a Mitra Diocesana e a paróquia do Sagrado Coração de Jesus, que provisoriamente é a catedral.
Preferindo não apontar nomes, o bispo acredita que os comentários surgidos na cidade são oriundos de algumas pessoas que agem de maneira orquestrada como forma de desestabilizar a sua gestão frente à igreja. “Estou em paz. Tenho dado o melhor de mim para a evangelização na Diocese”, respondeu o líder católico ao tranqüilizar os fiéis das diversas comunidades dos 24 municípios que compreendem a diocese.
Dom Ronaldo ressaltou que a sua nomeação para exercer a função de Bispo em Janaúba foi respaldada pelo Papa e pela cúpula da igreja católica no Brasil. “Eles me aceitaram por diversos fatores, sobretudo da maneira como eu sou, onde estou e de onde eu estou. Aceite livremente a missão de Bispo para comandar a Diocese de Janaúba e faço isso como o máximo de carinho e dedicação. Tenho trabalho aqui”, citou ao completar que veio para não ser outro bispo, e sim, ser o pastor do seu jeito e modo de trabalhar. Dom Ronaldo disse que reconhece o saudosismo por parte de alguns com relação ao bispo anterior, Dom José Mauro Pereira Bastos, já falecido e que foi o primeiro bispo da Diocese de Janaúba.
VISITA AO PAPA
Após a entrevista concedida a este blog, Dom José Ronaldo seguiu viagem para Brasília-DF, de onde partiria para Belo Horizonte e, junto com bispos de Minas, Espírito Santos, Rio de Janeiro e São Paulo depois embarcariam em avião com destino a Roma, na Itália. Essa ida ao Vaticano é uma tradição a cada cinco anos os responsáveis pelas dioceses apresentarem ao Papa um diagnóstico sócio-econômico e evangelizador das paróquias.
No dia 19 de junho, o bispo de Janaúba terá audiência com o Papa bento VI. Assim que retornar, Dom Ronaldo concluirá o projeto de lançamento da pedra fundamental da construção da sede da Diocese de Janaúba, a ser instalada na avenida Beira-Rio, bairro Santo Antônio. O ato será em outubro, quando da comemoração dos 10 anos de instalação da diocese.

Comentários

Anônimo disse…
Olá Oliveira Junior, tive a oportunidade de ler essa matéria sobre o atual bispo Jose Ronaldo. Ainda continuo triste e com o "pé-atras" com esse bispo. Enterrogo-me: Quais foram os benefícios que este bispo já trouxe ou realizou em nossa Diocese? É um bispo ausente na comunidade, infelizmente os fiéis católicos não podem dizer que temos um bom pastor, pois não temos. Este bispo não se envolve com a comunidade, os amigos deles só são aqueles jovens que se dizem "filhos do bispo", jovens estes que não atuam em nenhum movimento na igreja, mas que são sustentados pela igreja e ainda cometem delitos em nossa cidade, tirando a Paz dos próprios fiéis dentro da igreja. Será que o salário que o bispo Jose Ronaldo recebe mensalmente é o suficiente para manter ele e esses jovens? Hoje a nossa Diocese é motivo de chacota e gozações por causa deste bispo e sua falta de atitude. Hoje posso dizer em nome de muitos fiéis católicos que este bispo não tem mais credibilidade em nossa igreja, não é digno de merecer o nosso respeito, pois ele não nos da o respeito. Ele Celebrou a missa de Pentescostes na catedral de Janaúba e lá vimos a verdadeira insatisfação do povo para com este Bispo, eu vi com os meus próprios olhos, pessoas levantando e saindo de dento da igreja, pessoas que estavam chegando para participar da celebração, nem se quer adentraram na igreja, esperava-mos um parecer dele sobre todo esse trantorno que estamos vivendo em nossa diocese e ele simplesmente presidiu a missa com aquela homília sem preparação. Eu e muitos outros fiéis gostariamos que ele desse um satisfação para o povo na igreja e não no rádio, porque ele não precisa dar satisfação a fiéis de outras religiões que ouvem o rádio. E aí ele vai insistir em ficar na nossa Diocese? Vai permanecer com esse jovens deliquentes aqui em Janaúba? Vai ficar sempre calado? Ele vai deixar que o numero de fiéis permaneça caindo por causa dele? Não queriamos que ele fosse como o Saudoso Dom Mauro, mas que que ele fosse pelo ao menos um bom Pastor, um bom administrador, um bom Sacerdote enfim, que ele tivesse atitudes de bispo.
Oliveira Junior obrigado pelo espaço concedido.
Grato,
Ramon Alexandre Araújo
(Leigo participativo na Igreja Católica em janaúba)
Anônimo disse…
Concordo plenamente com o parecer do amigo Ramon Alexandre. È uma vergonha para nós católicos receber o como nosso "pastor" esse que se diz ser ele (o bispo), mas é como tá na Bíblia a LOBOS que vem disfarçados de ovelhas.
Luan disse…
Bom Dia Oliveira Junior e leitores.

A Paz de Cristo e o Amor de Maria esteja sempre convosco amados.

Me senti também chamado a me expressar sobre este assunto e colocar minha opinião referente ao mesmo.
Expresso-me inicialmente sobre a infalibilidade da Igreja Católica Apostólica Romana, através dos Bispos do mundo inteiro unidos ao Papa e também dos poderes e dogmas concedidos por Deus aos nossos Sacerdotes Doutores da Igreja, assim como está expresso no Catecismo da Igreja Católica do número 85 ao número 100.
Devemos fidelidade a Igreja, devemos também amor e respeito aos nossos sacerdotes, principalmente se tratando do nosso Bispo, que é o representante mais próximo do Papa que temos, pois independentemente da situação e das pessoas que o rodeiam os Poderes concedidos por Deus são irrevogáveis e dependemos da Igreja e de nossos Sacerdotes (e não “pastores” como foi dito em comentário anterior) para estarmos na doutrina da Fé e para estarmos um dia na Graça de Jesus.
Pessoas que desrespeitam a presença de Sacerdotes e Doutores da Igreja se retiram da presença do Corpo e Sangue do Próprio Cristo Jesus por causa de caprichos e pensamentos errôneos de como acham que deveria ser a atuação do Bispo, de como deveria ser seu trabalho e como deve se preparar para uma Celebração, é uma atitude vergonhosa, pois não temos direito algum de achar nada e sim respeitar e obedecer, essa atitude de nós vangloriarmos diante do Corpo de Cristo e pensar que o Sacerdote está errado pode ter consequências muito ruins para a comunidade, não temos direito de nos colocar como “sabe tudo” e colocar em crise fiéis que apenas querem através do sacerdócio santo Comungar o Corpo e Sangue de Jesus, não temos direito de discutir e de achar que pensamos que sabemos o que é melhor para a Igreja, pois ninguém tem essa capacidade, por tanto coloquem-se nos seus devidos lugares e apenas aceitem com amor, carinho, fé e devoção o que o Santo Papa através da Santa Igreja Católica nos propõem a viver mesmo que para isso tenhamos que perder até a vida.
Sejamos assim como nosso Bispo, Pastor e Sacerdote Dom José Ronaldo, fieis a Igreja, fieis as ordens do Papa mesmo que no sofrimento, mesmo que na calunia e mesmo que todos não queiram, sejamos fieis e amemos a Igreja e a nossa Fé.
Acredito dentro do meu coração que as pessoas que se afastaram da Igreja por causa de seu Sacerdote nunca foram Católicos verdadeiramente e nunca tiveram verdadeiramente o Amor que Cristo tem pela Igreja em seus corações, pois se tivessem não teriam abandonado a Igreja, mas sim se aproximado cada vez mais e acreditado que dentro da Igreja sim estão protegidos de todos os males, pois é ali que está seus DEUS Criador, Salvador e Santificador e além disso tudo está um sucessor dos Apóstolos de Cristo, que é e são todos os Bispos. Pena que o nosso terá que ir e seguir sua missão, que Deus continue o abençoando.

Voltemos a Casa do Pai!!!

Agradeço espaço e peço perdão se caso ofendi alguém, mas minha vontade de defender a nossa Fé, a nossa Igreja e nossos Sacerdotes falou mais alto.

Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!

Luan Deivison
Pastoral da Juventude

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE FATAL NA BR-251 ENTRE CARRETA E VAN QUE TRANSPORTAVA PACIENTES DE JANAÚBA; SAMU E BOMBEIROS INFORMAM QUE 3 PESSOAS MORRERAM

PROFESSORA DA PREFEITURA DE JANAÚBA MORRE EM ACIDENTE NA MG-401: PROFESSORA ÂNGELA ESTAVA NUMA MOTO ENTRE JANAÚBA E VERDELÂNDIA

AVIÃO CAI NO SUL DE MINAS E DEIXA 7 MORTOS, ENTRE ELES O EMPRESÁRIO JANAUBENSE MARCÍLIO SILVEIRA, FILHO DO JANAUBENSE TONY EQUIPAMENTOS

CORPO DA SERVIDORA CARMEN MADALENA, DA CODEVASF, É SEPULTADO EM JANAÚBA EM CLIMA DE COMOÇÃO; SERVIDORA ELIANE MONÇÃO, VÍTIMA DESSE ACIDENTE, RECEBE ALTA E DEVE CHEGAR À JANAÚBA NESTA SEXTA-FEIRA

RIO GORUTUBA NA COMUNIDADE DE CATUNI, EM FRANCISCO SÁ-MG, NESTE SÁBADO, DIA 02 DE MARÇO DE 2024

DOIS MOTORISTAS E O DONO DO ÔNIBUS MORRERAM COM A COLISÃO EM CAMINHÃO NA BR-122, ENTRE JANAÚBA E CAPITÃO ENÉAS: ELES VIAJAVAM DE PINDAÍ-BA PARA SÃO PAULO; MOTORISTA DO CAMINHÃO QUE IA PARA JAÍBA ESTÁ INTERNADO EM HOSPITAL

ACIDENTE FATAL NA MG-401 EM JANAÚBA: TRÊS PESSOAS MORRERAM E UMA FICOU FERIDA EM COLISÃO QUE ENVOLVEU TRÊS CAMINHÕES

WAGUIM DA GÁS NORTE PARTIU ETERNAMENTE QUANDO PRATICAVA O QUE GOSTAVA DE FAZER: APROVEITAR A VIDA, VIAJAR PELO BRASIL E PILOTAR MOTOCICLETA

TRÁGICO ACIDENTE NA BR-122 CAUSA A MORTE DA EMPRESÁRIA DULCE COSTA LOPO, DA PALIJAN DE JANAÚBA: CARRO CAPOTOU PERTO DE CAPITÃO ENÉAS

ACIDENTE NA BR-122: UMA MULHER MORREU E 3 PESSOAS FICARAM FERIDAS EM BATIDA DE CARRO COM CAMINHÃO