FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

Imagem
FUNORTE JANAÚBA... Somos referência... FUNORTE JANAÚBA (38)38213427 (38) 998776968 Endereço: rua Rodolfo Soares de Oliveira, 234, Vila São Vicente, Janaúba/MG.

CIDADE

MORADORES UNIRÃO À PREFEITURA NO COMBATE À DENGUE

Foto Oliveira Júnior

Além do mutirão, prefeitura de Nova Porteirinha promove a educação comunitária para evitar os focos da dengue.

NOVA PORTEIRINHA (por Oliveira Júnior) – Amanhã, terça-feira, dia 23, acontecerá um mutirão na cidade de Nova Porteirinha em que os moradores irão se unir à prefeitura na campanha de combate à dengue. A ação comunitária terá início às 7h30 e mobilizará todas as secretarias municipais e também a Câmara de Vereadores.
A secretária municipal de Saúde, Maria das Graças Silva Vieira, explica que além de terrenos baldios, as ruas e praças deverão ser percorridas nesta terça-feira pelo mutirão contra a dengue. O objetivo é conscientizar os moradores.
A concentração dos funcionários da secretaria de Saúde, servidores de outras pastas e voluntários será na praça Esterlino Alves, em frente ao Terminal Rodoviário de Passageiros. De lá, as equipes partirão para visitar residências e conscientizar sobre os perigos da dengue.
Serão recolhidos todo o tipo de material que possa servir de criadouro do mosquito da dengue. Onde há acúmulo de água serão tirados elementos como garrafas, pneus, entre outros. A secretária destacou, no entanto, que o mutirão tem como objetivo conscientizar, e não recolher lixo das pessoas. “É um programa de prevenção contra a dengue e não de recolhimento de lixo”, citou Maria das Graças ao acrescentar que “não adianta fazer uma limpeza a agora e depois que chover deixar como está. Tem que limpar sempre”, alertou.
O QUE É DENGUE?
A dengue é uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus da família Flaviridae e é transmitida através do mosquito Aedes aegypti. Atualmente, a dengue é considerada um dos principais problemas de saúde pública de todo o mundo.
MODO DE TRANSMISSÃO
A dengue é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectados com o vírus transmissor da doença. A transmissão nos mosquitos ocorre quando ele suga o sangue de uma pessoa já infectada com o vírus da dengue. Nos seres humanos, o vírus permanece em incubação durante um período que pode durar de 3 a 15 dias. Só após esta etapa, é que os sintomas podem ser percebidos.
É importante destacar que não há transmissão através do contato direto de um doente ou de suas secreções com uma pessoa sadia. O vírus também não é transmitido através da água ou alimento.
PREVENÇÃO
A ação mais simples para se prevenir a dengue é evitar o nascimento do mosquito, já que não existem vacinas ou medicamentos que combatam a contaminação. Para isso, é preciso eliminar os lugares que eles escolhem para a reprodução. A regra básica é não deixar a água, mesmo quando limpa, parada em qualquer tipo de recipiente.
SINTOMAS
Os primeiros sintomas da dengue são: febre súbita e alta, dores de cabeça, musculares, nos ossos e articulações, manchas vermelhas na pele, cansaço, vômitos, náuseas, falta de apetite, diarréia e dores atrás dos olhos. Ao perceber os sintomas, deve-se procurar imediatamente um médico ou uma unidade de saúde mais próxima.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE FATAL NA BR-251 ENTRE CARRETA E VAN QUE TRANSPORTAVA PACIENTES DE JANAÚBA; SAMU E BOMBEIROS INFORMAM QUE 3 PESSOAS MORRERAM

PROFESSORA DA PREFEITURA DE JANAÚBA MORRE EM ACIDENTE NA MG-401: PROFESSORA ÂNGELA ESTAVA NUMA MOTO ENTRE JANAÚBA E VERDELÂNDIA

AVIÃO CAI NO SUL DE MINAS E DEIXA 7 MORTOS, ENTRE ELES O EMPRESÁRIO JANAUBENSE MARCÍLIO SILVEIRA, FILHO DO JANAUBENSE TONY EQUIPAMENTOS

CORPO DA SERVIDORA CARMEN MADALENA, DA CODEVASF, É SEPULTADO EM JANAÚBA EM CLIMA DE COMOÇÃO; SERVIDORA ELIANE MONÇÃO, VÍTIMA DESSE ACIDENTE, RECEBE ALTA E DEVE CHEGAR À JANAÚBA NESTA SEXTA-FEIRA

RIO GORUTUBA NA COMUNIDADE DE CATUNI, EM FRANCISCO SÁ-MG, NESTE SÁBADO, DIA 02 DE MARÇO DE 2024

DOIS MOTORISTAS E O DONO DO ÔNIBUS MORRERAM COM A COLISÃO EM CAMINHÃO NA BR-122, ENTRE JANAÚBA E CAPITÃO ENÉAS: ELES VIAJAVAM DE PINDAÍ-BA PARA SÃO PAULO; MOTORISTA DO CAMINHÃO QUE IA PARA JAÍBA ESTÁ INTERNADO EM HOSPITAL

ACIDENTE FATAL NA MG-401 EM JANAÚBA: TRÊS PESSOAS MORRERAM E UMA FICOU FERIDA EM COLISÃO QUE ENVOLVEU TRÊS CAMINHÕES

WAGUIM DA GÁS NORTE PARTIU ETERNAMENTE QUANDO PRATICAVA O QUE GOSTAVA DE FAZER: APROVEITAR A VIDA, VIAJAR PELO BRASIL E PILOTAR MOTOCICLETA

ACIDENTE NA BR-122: UMA MULHER MORREU E 3 PESSOAS FICARAM FERIDAS EM BATIDA DE CARRO COM CAMINHÃO

ACIDENTE FATAL EM JANAÚBA ENVOLVENDO VÍTIMA QUE ESTAVA NUMA BICICLETA E UM ÔNIBUS