FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

Imagem
FUNORTE JANAÚBA... Somos referência... FUNORTE JANAÚBA (38)38213427 (38) 998776968 Endereço: rua Rodolfo Soares de Oliveira, 234, Vila São Vicente, Janaúba/MG.

AGROPECUÁRIA

PRODUTORES PRESSIONARÃO O GOVERNO A RESPEITAR O SETOR RURAL

Foto Oliveira Júnior




Produtores rurais expuseram ao autor da CPI os danos causados pela indústria das multas.

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Os produtores rurais de Janaúba reuniram nessa sexta-feira, dia 18, com o deputado estadual Paulo Guedes (PT), autor da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que apura as diversas multas na área ambiental que até podem inviabilizar os empreendimentos agropecuários no Norte de Minas. Os agricultores anunciaram o fortalecimento da mobilização contra as ações do IEF – Instituto Estadual de Florestas – no que diz à transformação da mata seca do Norte de Minas em mata atlântica.
O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba, Huarrison Antunes Cangussu, disse que a classe pede por respeito e condições para produzir. “Não podemos comemorar a falência dos produtores mineiros”, declarou Huarrison Antunes ao mencionar trecho da correspondência que será encaminhada a todos os sindicatos ruralistas do Estado numa alusão à posição da Faemg – Federação da Agricultura do Estado de Minas Gerais – em apoiar a nova lei florestal do estado. Ele destacou o empenho das lideranças rurais e políticas da região em favor da produção agrícola.

Foto Oliveira Júnior


Em reunião em Janaúba, produtores traçam metas de enfrentamento à proibição de se produzir em área de mata seca do Norte de Minas que, pela legislação, é incorporada à mata atlântica situada muito distante do sertão mineiro.

O deputado Paulo Guedes lamentou a pressão governamental sobre alguns deputados para não assinarem, e até retirarem a assinatura, o documento que institui a CPI. Ele explica que há dois anos vem questionando na Assembléia Legislativa sobre a imposição da Secretaria Estadual de Meio Ambiente contra os produtores rurais do Norte de Minas. “O Norte de Minas tem 56% de cobertura vegetal, enquanto que outras regiões, caso do Triângulo Mineiro detém apenas 4% de cobertura vegetal e, mesmo assim, só os produtores do Norte do Estado é que são penalizados”, declarou o deputado que nasceu em área próxima do Projeto Jaíba.
Ao defender que o Norte de Minas não é pobre, o produtor rural Júlio César Diniz conclamou a união dos produtores e das lideranças políticas e empresariais no sentido de que as ações regionais sejam fortalecidas e com isso superar a situação adversa. “Temos que nos organizar com firmeza”, disse Júlio Diniz. Quem também apóia a unificação das lideranças do Norte de Minas é o vice-presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba, José Aparecido Mendes, ao destacar a importância do Projeto Jaíba, instituído para 100 mil hectares irrigados e que, atualmente, possui 200 mil hectares de reserva.

Foto Oliveira Júnior




Lideranças políticas, ruralistas e dos segmentos da sociedade se unem contra o que tratam se abuso por parte do comando do IEF.

O prefeito de Janaúba, José Benedito Nunes Neto (PT), enalteceu a mobilização dos produtores rurais quanto à necessidade de terem condições para produzir alimentos e reafirmou que fará gestão junto aos prefeitos da região da Serra Geral e do Norte de Minas no sentido de aderirem ao movimento S.O.S Norte de Minas. “Também faremos a interlocução com o Governo Lula para revogar a legislação federal que trata da incorporação da mata seca do Norte de Minas na mata atlântica”, citou o prefeito.
O deputado Paulo Guedes explica que, apesar da existência da legislação federal, é o secretário estadual de Meio Ambiente, José Carlos Carvalho, quem é o mentor pela ação altamente rigorosa sem dialogar com o produtor. “Temos que ter coragem para enfrentar o governo estadual”, disse Guedes perante produtores reunidos na sede do Sindicato Rural de Janaúba. Os produtores preparam um manifesto por ocasião da visita vice-governador Antônio Augusto Anastasia (PSDB) ao Norte de Minas na quinta-feira, dia 24, na abertura do Dia de Campo sobre Agroenergia, na Epamig, na cidade de Nova Porteirinha.
Nesta segunda-feira, dia 21, produtores de Jaíba e região estarão em Montes Claros, onde, na Sociedade Rural, participarão de reunião do Movimento S.O.S. Norte de Minas no sentido de sensibilizar os outros cinco deputados estaduais do Norte a assinarem a CPI da Indústria das Multas. Na quarta-feira, dia 23, às 15h, haverá reunião da Comissão de Política de Agronegócios e Agroindustrial, na Assembléia Legislativa, em Belo Horizonte, para debater sobre a mata seca do Norte de Minas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE FATAL NA BR-251 ENTRE CARRETA E VAN QUE TRANSPORTAVA PACIENTES DE JANAÚBA; SAMU E BOMBEIROS INFORMAM QUE 3 PESSOAS MORRERAM

PROFESSORA DA PREFEITURA DE JANAÚBA MORRE EM ACIDENTE NA MG-401: PROFESSORA ÂNGELA ESTAVA NUMA MOTO ENTRE JANAÚBA E VERDELÂNDIA

AVIÃO CAI NO SUL DE MINAS E DEIXA 7 MORTOS, ENTRE ELES O EMPRESÁRIO JANAUBENSE MARCÍLIO SILVEIRA, FILHO DO JANAUBENSE TONY EQUIPAMENTOS

CORPO DA SERVIDORA CARMEN MADALENA, DA CODEVASF, É SEPULTADO EM JANAÚBA EM CLIMA DE COMOÇÃO; SERVIDORA ELIANE MONÇÃO, VÍTIMA DESSE ACIDENTE, RECEBE ALTA E DEVE CHEGAR À JANAÚBA NESTA SEXTA-FEIRA

RIO GORUTUBA NA COMUNIDADE DE CATUNI, EM FRANCISCO SÁ-MG, NESTE SÁBADO, DIA 02 DE MARÇO DE 2024

DOIS MOTORISTAS E O DONO DO ÔNIBUS MORRERAM COM A COLISÃO EM CAMINHÃO NA BR-122, ENTRE JANAÚBA E CAPITÃO ENÉAS: ELES VIAJAVAM DE PINDAÍ-BA PARA SÃO PAULO; MOTORISTA DO CAMINHÃO QUE IA PARA JAÍBA ESTÁ INTERNADO EM HOSPITAL

ACIDENTE FATAL NA MG-401 EM JANAÚBA: TRÊS PESSOAS MORRERAM E UMA FICOU FERIDA EM COLISÃO QUE ENVOLVEU TRÊS CAMINHÕES

WAGUIM DA GÁS NORTE PARTIU ETERNAMENTE QUANDO PRATICAVA O QUE GOSTAVA DE FAZER: APROVEITAR A VIDA, VIAJAR PELO BRASIL E PILOTAR MOTOCICLETA

ACIDENTE NA BR-122: UMA MULHER MORREU E 3 PESSOAS FICARAM FERIDAS EM BATIDA DE CARRO COM CAMINHÃO

ACIDENTE FATAL EM JANAÚBA ENVOLVENDO VÍTIMA QUE ESTAVA NUMA BICICLETA E UM ÔNIBUS